Médicos e cientistas seguem em busca de novos princípios ativos que possam trazer cada vez mais vantagens para a saúde das pessoas, minimizando os malefícios da passagem do tempo. Nesse contexto, foram descobertos os benefícios da combinação do ácido hialurônico mais vitamina C.

Essas duas substâncias poderosas, quando combinadas, têm uma atuação complementar que vem chamando a atenção de dermatologistas e seus clientes.

Ficou interessado em aprender um pouco mais sobre esse tema? Então, continue a leitura.

Como essas substâncias funcionam?

Como explicamos acima, tanto a vitamina C quanto o ácido hialurônico são potentes substâncias que, quando combinadas, trazem diversos benefícios para a pele. Mas é comum ter dúvidas sobre o funcionamento delas.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre cada um e como devem ser aplicadas.

Vitamina C

Praticamente todo mundo já ouviu falar sobre a Vitamina C e as suas propriedades para melhorar a resistência imunológica e curar mais rápido gripes e resfriados. No entanto, o que muita gente não sabe é que ela também é um poderoso um antioxidante, que pode proporcionar diversos benefícios para a nossa pele.

Essa substância pode ser considerada uma das queridinhas pelos especialistas. Isso porque, além de prevenir o envelhecimento precoce, ela dá viço, promove firmeza e elasticidade, protege e ilumina a pele. Outro benefício é que ela pode ser encontrada tanto em dermocosmético quanto em alimento.

A utilização da Vitamina C na derme se dá pela aplicação da substância concentrada. Ela pode ser aplicada todos os dias, após a sua rotina de cuidados com a pele, e à noite, promovendo a renovação celular. Outra dica para utilização é misturá-la ao seu protetor solar, pois a vitamina auxilia na proteção contra os raios solares e contra as impurezas diárias.

Mas um ponto de ser observado: jamais passe qualquer fruta cítrica ou alimentos ricos em vitamina C na pele, especialmente laranja e limão. Por conta da acidez, eles podem danificar a derme e, com exposição solar, causam manchas e queimaduras. A vitamina C encontrada em dermocosméticos é sintetizada e desenvolvida especialmente para cuidados com a pele.

Ácido hialurônico

Já o ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo e que tem algumas ações importantes, como manter as fibras elásticas e aumentar a produção de colágeno, deixando a pele mais resistente, prevenindo o surgimento de rugas e flacidez.

A principal característica do ácido é a retenção de água, atuando como lubrificante, deixando a derme saudável e hidratada. Além disso, ele está presente nas articulações e cartilagens da pele, proporcionando maior elasticidade.

Após algum tempo, nosso organismo diminui a produção de algumas substâncias, entre elas, o ácido hialurônico, fazendo com que a sua reposição seja tão importante.

Essa substância pode ser obtida de duas formas: sintetizada em dermocosméticos ou aplicada em procedimentos clínicos. Os cosméticos podem ser cremes, hidratantes e anti-aging. Sua aplicação nesse formato é bem simples: espalhar o produto, durante os cuidados com a pele, e à noite, antes de dormir.

Em procedimentos clínicos, o ácido é usado para preencher espaços como rugas, bolsas e linhas de expressão. Ele se fixa entre as células proporcionando mais hidratação e deixando a pele mais esticada e lisa. A diminuição da sua produção acontece a partir dos 25 anos. Por isso, nessa idade a substância já pode entrar para sua rotina.

A partir de todas as características apresentadas acima, podemos perceber que o ácido hialurônico e a vitamina C são essenciais para os cuidados e prevenção do envelhecimento da derme. Ou seja, a combinação das duas traz inúmeros benefícios para a saúde da pele!

Quais são os benefícios do ácido hialurônico e da vitamina C?

Entenda quais os efeitos da junção dessas duas substâncias na saúde e aparência da nossa pele.

Diminuem as rugas

Não é difícil imaginar que um dos benefícios de combinar ácido hialurônico e vitamina C é retardar o surgimento de rugas e o envelhecimento precoce. Produtos que contenham essas substâncias podem ter uma ação muito importante, por exemplo, em relação à produção de colágeno, estimulando-a naturalmente no organismo.  

A vitamina C tem a capacidade de iluminar, conferir mais vigor, proteger e promover firmeza, elasticidade e maior sustentação das camadas da pele. Não é à toa que esse é um dos ativos mais utilizados e recomendados pelos dermatologistas, pois as suas vantagens são inúmeras, e seus efeitos adversos bem diminutos.

Deixam a pele hidratada

Outro dos benefícios de combinar ácido hialurônico e vitamina C é o aumento na hidratação da pele, algo que é bastante desejado pela maioria das pessoas. O ácido, por sua vez, preenche os espaços entre as células, enquanto a vitamina C eleva o colágeno, deixando a cútis muito mais bonita.

Ao inserir um ou mais produtos que contenham esses dois princípios ativos em sua rotina de beleza, por meio de dermocosméticos adequados, como máscaras, cremes, protetores solares e hidratantes, você pode ter resultados impressionantes!

Reparam os danos do sol

Mesmo que você tenha se exposto excessivamente aos raios do sol ou não tenha dado muita atenção para sua cútis no passado, a combinação entre o ácido hialurônico e a vitamina C pode ser muito positiva para o seu organismo.

Além disso, eles criam uma camada protetora que auxilia na prevenção de danos causados pela poluição e agentes externos. Por isso, você não deve abrir mão de um produto que combine esses dois ativos nos seus cuidados diários com a pele.

O que deve ser observado ao comprar?

Dermocosméticos reparadores com ácido hialurônico e a vitamina C podem ser aliados poderosos na prevenção de danos cutâneos mais severos e podem agir na redução das linhas de expressão mais finas e dos sinais de idade mais comuns, melhorando muitas características, como a textura e a elasticidade.

Na hora de comprar dermocosméticos, um ponto que deve ser observado é a marca do produto. É obrigação da empresa cumprir com todas as promessas oferecidas nos rótulos e, infelizmente, nem sempre isso acontece.

Nesse caso, por exemplo, o produto deve auxiliar na diminuição de problemas de pele como rugas, manchas e linhas de expressão. Por isso, é importante optar por marcas reconhecidas e tradicionais no mercado.

É recomendada a visita a um especialista ao menos uma vez por ano para descartar qualquer problema de saúde. Por isso, lembre-se de procurar um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agendar a sua consulta.

Entendeu como a combinação entre o ácido hialurônico mais vitamina C pode ser excelente para saúde e beleza da sua pele? Se quiser conhecer mais sobre os produtos com essa combinação e para que servem, acesse nossa loja online!