Qual a importância de ter uma rotina diária de cuidados com a pele do rosto?

cuidados com a pele

Escrito por

Equipe La Cutanée

Ao longo do tempo, as mulheres ficam expostas a diversos fatores que podem interferir em sua beleza natural: sol, poluição, oleosidade, acne e frio — tudo isso deixa vestígios. Mas e se você pudesse ter total confiança mesmo naqueles dias sem qualquer maquiagem? Pois saiba que isso é possível para todas: basta ter uma rotina de cuidados com a pele do rosto.

Afinal, essa região do corpo está sempre exposta aos danos provocados por fatores externos, como sol e poluição. Além, é claro, das interferências internas, como hormônios e alimentação. 

Por estar sempre exposto e sofrer impactos diariamente, é preciso que o cuidado com o rosto se torne um hábito diário. Pensando nisso, separamos algumas dicas que levam poucos minutos e podem facilmente entrar para a sua rotina.

O que fazer?

Limpar

Não tem escapatória: o topo da lista de cuidados com a pele do rosto é a limpeza! Essa etapa é fundamental para remover o suor, as células mortas e a sujeira que se acumulam naturalmente ao longo do dia.

Uma pele limpa diminui as chances de encarar problemas como acne e oleosidade. Para completar, a limpeza é essencial para permitir que o rosto receba adequadamente todos os produtos aplicados em seu cuidado diário. 

Esfoliar

Para remover vestígios de maquiagens e cremes e estimular a renovação das células, aposte em uma boa esfoliação a cada 15 dias. 

Tonificar

Os tônicos faciais podem ser utilizados diariamente. Entre suas funções, se destacam: manter a umidade da pele equilibrada, aumentar o tônus muscular e reduzir a dilatação dos poros.

Hidratar

Máscaras hidratantes, como as feitas de argila, são ideais para manter a pele sempre jovem e bonita. Além disso, a hidratação adequada da pele ameniza o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Protetor solar

Lembrar do protetor solar ao viajar para a praia é fácil, mas não é o suficiente para proteger o rosto. Acrescente esse item na sua rotina diária de cuidados, mesmo nos dias nublados e no inverno ou quando você pensa que terá pouca exposição ao sol. Essa etapa é fundamental para evitar danos — de pequenas manchas à câncer de pele.

O que evitar?

Cigarro

Ressecamento e rugas são consequências diretas do tabagismo. Por isso, se você é fumante, a beleza da sua pele é mais um motivo para deixar de lado esse hábito.

Sedentarismo

A falta de exercícios físicos pode levar à obesidade, problemas cardíacos e, claro, danos à pele do rosto. Então não perca tempo: tire a poeira do tênis e comece uma rotina de atividades para fugir do sedentarismo.

Dormir com maquiagem

Maquiagens de qualidade são produzidas para não danificar a pele e, em alguns produtos, é possível ainda encontrar fatores de proteção, como proteção solar. No entanto, mesmo os melhores cosméticos não devem permanecer no rosto por muitas horas e, especialmente, na hora do sono. 

Dormir pouco

A quantidade e principalmente a qualidade do sono também influenciam diretamente na beleza do rosto. Dormir bem evita não apenas olheiras, mas também diminui o aparecimento de rugas e marcas de expressão. 

O que comer?

Para finalizar sua rotina de cuidados com a pele do rosto, não se esqueça que tudo aquilo que você come pode fazer bem ou mal para todo o seu organismo. Pensando nisso, monte um cardápio que inclua muitos produtos naturais e orgânicos, além de beber cerca de dois litros de água diariamente.

Agora que você já sabe como cuidar melhor da pele do seu rosto, compartilhe essas etapas nas redes sociais e troque dicas com as amigas!

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.