Mitos e verdades sobre a acne

acne

Escrito por

Equipe La Cutanée

Quem nunca passou por algum problema com espinhas ou cravos ao longo da vida? Durante a adolescência eles são muito comuns, e entre pessoas que apresentam pele oleosa, são ainda mais frequentes. Mas o que é verdade e o que são mitos sobre a acne?

Em meio a tantas informações, opiniões e orientações, é bom ficar atento, sobretudo se você quer resolver a situação para deixar a sua pele mais bonita e saudável.

A seguir nós relacionamos 4 questões, sobre as quais explicaremos se são verdades ou mitos sobre a acne.

Vem descobrir!

1. Não há idade para a acne: Verdade

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a acne pode ocorrer em qualquer idade, o que reforça a importância de se manter consultas periódicas ao dermatologista. Como estão as suas?

É fato que nas fases onde as glândulas sebáceas estão em maior atividade, como na adolescência e no início da idade adulta, o quadro tende a se agravar. No entanto, pessoas mais velhas e até mesmo crianças também podem ter acne.

2. Chocolate piora a acne: Mito

O chocolate por si só não representa uma ameaça a sua pele. O problema, na verdade, está no consumo de alimentos que possuem alto índice glicêmico, como muitos bombons, barras, balas e outras formas do doce, que são ricas em açúcar. As que apresentam elevado teor lácteo são as principais nesse sentido.

De acordo com os estudos, não há relação entre cacau e acne. Assim, quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, melhor, até porque esse ingrediente é rico em potentes antioxidantes chamados flavonoides.

3. Pele acneica necessita de produtos específicos: Verdade

Quem apresenta acne deve priorizar produtos específicos, capazes de minimizar o problema. Cada tipo de pele pede um tratamento especial e isso deve sempre ser respeitado, caso contrário, você pode piorar o quadro, provocando em mais marcas e desconfortos.

Mais uma vez, contar com a ajuda de um médico dermatologista de confiança é fundamental. Ele fornecerá orientações assertivas para manter uma rotina de higienização adequada, com sabonete, gel de limpeza e outros produtos próprios à pele acneica, inclusive para solucionar problemas pontuais.

4. Protetor solar aumenta a acne: Mito

Outro dos mitos sobre a acne é que os protetores agravam o quadro. Esse tipo de visão pode ter se mantido porque as versões mais antigas (em creme) tinham uma textura mais “pesada”, a qual obstruía os poros e provocava a oleosidade.

Mas, hoje em dia, os protetores solares estão mais leves e têm texturas bastante suaves e, inclusive, até específicas para peles oleosas. Além disso, algumas versões têm ativos seborreguladores, que ajudam a evitar ou minimizar as espinhas.

Essas são algumas verdades e mitos sobre a acne. Quer acompanhar mais novidades sobre o tema? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.