Conheça as principais causas do envelhecimento

causas do envelhecimento

Escrito por

Equipe La Cutanée

É fato que o tempo passa para todos e não há escapatória. A melhor forma para manter uma aparência jovial é compreender as causas do envelhecimento e manter hábitos saudáveis ao longo de toda a vida.

Dessa forma, é possível encarar a passagem das décadas com mais disposição e beleza. Pensando nisso, separamos os principais fatores relacionados ao envelhecimento da pele. Confira a seguir e saiba como se proteger!

Falta de hidratação

A base para uma pele saudável é a hidratação. Além de beber dois litros de água por dia, é importante utilizar hidratantes e máscaras nutritivas. Para escolher os produtos mais adequados, primeiro, você precisa identificar corretamente o seu tipo de pele.

Alimentação inadequada

O consumo em excesso de produtos industrializados ou com grande quantidade de açúcar, além de prejudicar a saúde e o bem-estar, é uma das principais causas do envelhecimento da pele. Para driblar esses problemas, é importante investir em alternativas saudáveis como frutas, verduras e legumes.

Sono de má qualidade

Não basta apenas dormir oito horas por noite se o sono não tiver qualidade. Acordar diversas vezes, dormir tarde demais, manter a televisão ou o computador ligados são fatores que atrapalham o descanso adequado do corpo, o que, consequentemente, prejudica a pele.

Sedentarismo

O sedentarismo é a porta de entrada para outros itens desta lista, como má alimentação, estresse e sono de má qualidade. A prática regular de exercícios físicos ajuda a proteger os músculos, melhorar a circulação e fortalecer a respiração. O resultado é uma pele com boa elasticidade e aparência saudável.

Estresse

Fatores emocionais afetam diretamente a saúde e a beleza da pele. E não é diferente com relação ao estresse. Além de impactar o sono e estimular a compulsão alimentar (em alguns casos), o estresse provoca o surgimento de rugas e linhas de expressão. Para fugir desse problema, procure sempre ter momentos de descanso e busque atividades que ajudem a relaxar, como meditação e ioga.

Fotoenvelhecimento

A exposição prolongada aos raios solares, e mesmo às luzes artificiais, pode trazer danos permanentes à pele. Para uma proteção eficaz, é preciso utilizar protetor solar todos os dias, mesmo em tempo nublado, e reaplicá-lo a cada quatro horas. Uma alternativa eficaz e prática é ter sempre na bolsa um filtro solar em pó compacto.

Tabagismo

Rugas, flacidez, falta de oxigenação, amarelamento e linhas de expressão. Todos esses problemas podem ter apenas uma origem: o cigarro. São 90 minutos de oxigenação reduzida a cada cigarro, fator que deixa a pele opaca e espessa. Mais uma motivação para abandonar esse hábito de uma vez por todas!

Agora que você já sabe quais são as principais causas do envelhecimento, basta se organizar e manter uma rotina de cuidados específicos com a pele.

Ah! E não deixe de conferir post de 10 dicas para combater o envelhecimento, segundo a dermatologista Cínthia Mendes!

 

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.