Tipos de pele: Características e cuidados necessários

tipos de pele

Escrito por

Equipe La Cutanée

Limpar, tonificar, hidratar, proteger e contar com uma alimentação equilibrada são cuidados básicos para cuidar da pele. Embora essas sejam recomendações gerais, é essencial atentar-se às especificidades dos diferentes tipos de pele, pois cada um exige soluções próprias, sobretudo, quando entram em cena dermocosméticos e outros produtos dedicados a esse que é o maior órgão do corpo humano.

Normal, seca, oleosa ou mista: qual dessas características representa a sua pele?

Tem dúvidas? Então, vem com a gente para entender melhor!

Pele normal

Este tipo de pele apresenta boa textura e elasticidade. Tem um brilho natural, poros mais fechados e oleosidade equilibrada. Portanto, é menos predisposto a desenvolver acne e manchas. Mas isso não significa que ele não precise de cuidados.

Uma rotina de limpeza, hidratação e fotoproteção é essencial. No inverno a atenção deve ser redobrada, uma vez que a pele normal tende a ficar mais oleosa ou ressecada.

Ou seja, não dá para abrir mão dos produtos adequados para o seu tratamento.

Pele seca

Este tipo de pele não conta com a produção necessária de óleo para manter sua hidratação natural. O resultado é um aspecto ressecado, opaco, com menor elasticidade e maior tendência a rugas e descamações.

Para cuidar da pele seca é preciso se valer de hidratantes ricos em óleos essenciais. Alguns ingredientes, como óleo de amêndoas, manteiga de karité e vitaminas E e A, são muito bem-vindos. Por outro lado, devem ser evitados produtos à base de álcool e ácidos, que retiram a oleosidade.

Pele oleosa

Poros dilatados, aspecto brilhante, textura mais espessa e maior tendência à acne. A pele oleosa é a mais comum entre os brasileiros. Este é o seu caso também?

Sabonetes específicos, com ingredientes como ácido salicílico e enxofre, devem ser utilizados na limpeza, a fim de eliminar o excesso de oleosidade.

Os tônicos que ajudam a fechar os poros são grandes aliados, bem como as maquiagens com efeito mate, que reduzem o brilho.

Com relação aos hidratantes e protetores solares, as melhores opções são os oil-free (livres de óleo).

Pele mista

A mista é a pele que apresenta maior oleosidade na região chamada zona T (engloba testa, nariz e queixo), enquanto nas demais partes do rosto é seca.

Devido a essas características, nem sempre é tão fácil encontrar os produtos ideais para tratá-la.

Pode-se aplicar o mesmo tônico adstringente para a pele oleosa apenas na zona T. Já os hidratantes e protetores solares mais recomendados são os em gel e oil-free. Os esfoliantes, ao contrário de como precisa ser com a pele oleosa, devem ser evitados neste caso.

Será que este é o seu tipo? Conseguiu identificar, afinal, como é a sua pele?

Consulte o dermatologista para não ter erro! A partir daí você poderá tomar os cuidados certos e escolher os melhores dermocosméticos para deixar a sua pele sempre bonita e saudável.

Compartilhe o post nas redes sociais e indique para os amigos! Eles também podem ter dúvidas sobre o assunto 😉

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.