Quem sofre com manchas no rosto sabe que esse problema pode causar incômodos e até autoestima baixa. Alguns cuidados com a pele podem ajudar na prevenção e no tratamento desse transtorno, deixando a pele lisa e saudável novamente.
Mas é comum que as pessoas não saibam o que fazer para isso acontecer. Pensando nisso, criamos este post para explicar um pouco mais sobre as manchas e como tratá-las. Confira!
Quais os tipos de manchas?
As manchas no rosto podem aparecer em qualquer idade, sendo mais comuns a partir dos 30 anos, quando o corpo começa a diminuir a produção de colágeno e outros nutrientes. Elas podem ser causadas por diversos motivos, mas uma coisa é certa: a exposição ao sol piora o problema. A seguir, listamos os principais tipos de manchas e suas causas:
- manchas senis ou melanoses: são escuras e arredondadas e aparecem após anos de exposição excessiva ao sol;
- sardas ou efélides: manifestam-se em crianças e peles mais jovens após exposição solar, geralmente são claras e avermelhadas;
- melasmas: aparecem principalmente em maçãs do rosto, testa e buço e podem ser causadas por uso de pílulas, exposição aos raios solares e gravidez;
- manchas pós-acne: surgem após a inflamação acneica, começam vermelhas e depois ficam marrons.
Como tratá-las?
Independentemente do tipo de problema ou doença, a prevenção é sempre o melhor remédio. Mas quando ainda assim as manchas aparecem, existem alguns tratamentos que ajudam a clarear e removê-las. A seguir, indicamos algumas medidas preventivas e para tratar esse transtorno.
Aplicar protetor solar
Como explicamos acima, uma das principais causas de manchas é a exposição excessiva ao sol. Para que isso não aconteça, o ideal é utilizar protetor solar diariamente e reaplicá-lo ao longo do dia.
Atualmente, já existem produtos específicos para cada tipo de pele. Por isso, não existe desculpa para não adicionar esse cosmético à sua rotina. Outro ponto importante é aplicar hidratante no rosto todos os dias, pois ele ajuda a manter a pele saudável, prevenindo manchas.
Usar produtos com função de clareamento
Já faz um tempo que o mercado de cosméticos vem investindo em produtos para cuidar da pele mais profundamente, também conhecidos como dermocosméticos. Sendo assim, já é possível encontrar nas farmácias e perfumarias itens com função de clareamento de manchas. Eles contêm ingredientes específicos em sua fórmula, que incentivam a renovação celular, como o ácido hialurônico e a vitamina C.
Fazer acompanhamento com médico dermatologista
Uma das melhores maneiras de cuidar da pele é fazer acompanhamento com um especialista — neste caso, o dermatologista. Ele pode te ajudar a prevenir problemas de pele, além de indicar os melhores produtos para a sua.
É o dermatologista também que diagnosticará suas manchas de pele e prescreverá um tratamento mais adequado, seja ele com cosméticos ou intervenções estéticas, como laser e luz pulsada.
É importante atentar-se que receitas caseiras não são indicadas para o tratamento de manchas na pele. Além de, muitas vezes, não funcionarem, são perigosas e podem piorar o problema e danificar ainda mais a pele. Caso perceba alguma alteração ou algum incômodo na derme, procure um médico imediatamente.
Viu como não é muito difícil cuidar da pele e tratar manchas no rosto? São poucos os pontos de atenção que podem ajudar a prevenir esse problema! Então, aproveite para comentar aqui o que você achou das nossas dicas e quais os cuidados você tem com a sua pele!