Quais os efeitos dos raios solares na pele? Veja aqui!

efeito dos raios solares

Escrito por

Equipe La Cutanée

Quem não gosta de pegar uma cor e ficar com a pele bronzeada, especialmente no verão? Quem mora no Brasil já está acostumado com o calor e grande parte dos dias regados a sol, porém, o que muitas pessoas não sabem é que os raios solares podem trazer efeitos diretos para a pele.

A exposição solar em excesso pode trazer muitos males, ao mesmo tempo que moderadamente pode ser muito benéfica (além de necessária para a boa saúde). Pensando nisso, criamos este post para te explicar um pouco mais sobre os raios solares e seus efeitos na pele. Confira!

O que são os raios solares?

A luminosidade emitida pelo sol é constituída por ondas eletromagnéticas com vários comprimentos, este grupo de ondas recebe o nome de espectro luminoso. A luz que podemos enxergar é uma pequena parte do todo, e vai dos comprimentos de ondas vermelha até a violeta.

As ondas vermelhas são conhecidas como raios infravermelhos e as violetas como radiação ultravioleta, e eles não são visíveis ao olho humano. A radiação ultravioleta (ou UV) pode ser dividida em três tipos: UVA, UVB e UVC, que trazem benefícios e malefícios quanto a sua exposição.

Quais são os seus malefícios?

Independentemente do tipo, os raios solares podem trazer problemas por conta da exposição em excesso. Os raios infravermelhos, por exemplo, provocam sensação de calor e podem causar a desidratação da pele. Já os raios UVB são os que entram com menor frequência no planeta por conta da camada de ozônio.

Os raios UVA e UVB podem ser considerados os mais maléficos. O UVA é o principal responsável pelo bronzeamento, mas em excesso pode provocar o envelhecimento precoce, os raios quebram as proteínas de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade da derme.

O raio UVB pode atingir a camada mais profunda da pele, provocando queimaduras, manchas, o envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

Quais são os benefícios dos raios solares?

A luz solar é repleta de benefícios quando sua dose diária é equilibrada. O sol pode ser considerado indispensável à vida, é através dos raios solares que adquirimos vitamina D (responsável pela fixação do cálcio) para o organismo. Para isso, deve-se ficar 20 minutos ao sol diariamente, antes das 10 horas da manhã.

Ele também é considerado um ótimo tratamento para casos de depressão sazonal e ansiedade, por melhorar o humor e proporcionar sensação de bem-estar.

Prevenir-se é a melhor solução contra os males causados pela exposição aos raios solares. Para isso, é recomendado o uso de protetor solar todos os dias e o ideal é utilizar fatores de proteção acima de 50 FPS e reaplicá-lo ao longo do dia. Outra dica é evitar exposição entre 10 e 16 horas, horário em que a incidência é mais forte.

É importante lembrar que, caso perceba o aparecimento de manchas ou nódulos sob a pele, você deve procurar um médico dermatologista imediatamente.

E aí, o que achou de saber mais sobre os efeitos dos raios solares na pele? As informações foram válidas para você? Então, assine nossa newsletter e receba outras dicas como essas na sua caixa de entrada.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.