Entenda quais são os efeitos do sol na pele

efeitos do sol na pele

Escrito por

Equipe La Cutanée

Especialmente em um país tropical como o Brasil, que tem altas temperaturas e muitos dias de céu limpo por ano, estar em locais abertos, como praias, piscinas e parques, é uma verdadeira tentação. No entanto, a título de prevenção, é muito importante saber quais são os efeitos do sol na pele, especialmente em longo prazo.

Embora os raios solares tenham a capacidade de apresentar excelentes benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas quando a exposição é feita com moderação, eles também podem ser nocivos quando em excesso. Confira o conteúdo que preparamos a seguir e aprenda mais sobre esse tema.

Efeitos nocivos do sol na pele

Queimaduras

Quando pensamos nos efeitos nocivos do sol na pele, especialmente em um país tropical como o nosso, não podemos deixar de falar nas queimaduras. Elas são um risco constante para as pessoas, especialmente por conta dos efeitos da radiação ultravioleta, que é mais presente entre as 10 horas da manhã e as 4 da tarde.

Elas podem ser de primeiro grau e causar apenas vermelhidão e ardência, passando pelo segundo, com mais dor e inchaços, e chegando até o perigoso terceiro grau, com a formação de bolhas e atingindo camadas mais profundas. Muitas vezes, elas podem deixar marcas para toda a vida.

Câncer de pele

O câncer de pele é um dos tipos de tumores mais comuns em todo o planeta e, como se isso não bastasse, ele pode ser extremamente agressivo e até mesmo fatal. A sua origem está nos raios ultravioletas e na radiação que eles emitem em nossa pele, causando alterações nocivas no DNA de nossas células.

O carcinoma de células basais é o de maior incidência e ocorre na epiderme, ou seja, é o mais superficial. Já o carcinoma de células escamosas é aquele que atinge a derme, sendo um pouco mais profundo. Por fim, há o melanoma, que alcança os melanócitos e tende a ser mais letal, embora seja menos frequente que os outros.

Doenças cutâneas

As doenças cutâneas também estão entre os efeitos do sol na pele, e esse tipo de problema pode ser tão comum quanto variado. A ceratose actínia, por exemplo, é uma patologia caracterizada por lesões espessas e descamativas, mais comuns em rosto, braços e couro cabeludo. É preciso atenção, pois essas lesões são pré-cancerígenas.

A miliária solar não apresenta grande gravidade clínica, mas pode ser esteticamente incômoda. Trata-se daquelas pequenas bolinhas vermelhas que aparecem nas áreas que foram expostas aos raios solares, sem proteção. As manchas são outro problema que não chega a ser uma enfermidade, mas também pode incomodar bastante.

Cuidados com a exposição solar

Para não sofrer esses efeitos da exposição solar, é importante ter alguns cuidados diários:

  • evitar o sol entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde;

  • usar sempre o filtro solar para proteger a pele, mesmo com o dia nublado;

  • usar óculos escuros de boa procedência e qualidade para proteger os olhos;

  • Ingerir bastante líquido para evitar a desidratação.

Como você pode ver, existem diversos efeitos do sol na pele e a radiação ultravioleta pode ser uma verdadeira inimiga da sua saúde, sobretudo se você não tiver moderação. Caso perceba alguma alteração na sua pele ou tenha alguma dúvida, não deixe de buscar orientações com um dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Agora que você já conhece esses efeitos, provavelmente está interessado em ficar protegido, não é mesmo? Então, entre em contato conosco e confira os benefícios do nosso filtro solar em pó.

 

 

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.