Poros dilatados: confira 4 truques para disfarçar

poros dilatados

Escrito por

Equipe La Cutanée

A pele do rosto é, muitas vezes, considerada o nosso cartão de apresentação e, por isso, estamos constantemente procurando cuidados e tratamentos para deixá-la cada vez mais rejuvenescida e bonita. Mas alguns problemas podem incomodar, como é o caso dos poros dilatados.

Quem nunca sofreu com esses furinhos, não é mesmo? Eles estão relacionados ao acúmulo de impurezas e sujeiras, o que faz com que os poros se dilatem para se adequar à quantidade. O que muitas pessoas não sabem é que existem alguns truques que podem ajudar a disfarçá-los. Confira quais são eles!

Quais os cuidados necessários?

É comum pessoas que têm poros dilatados apresentarem pele oleosa, mas nem sempre essa é a causa dos furinhos indesejáveis. Predisposição genética, exposição excessiva ao sol e hormônios são mais alguns fatores que podem ajudar a desenvolver os poros dilatados.

O ideal é seguir alguns cuidados com a pele para que a situação não piore ao longo do dia. Manter uma rotina padrão de limpeza e hidratação pode ajudar a diminuir os poros. Para isso, comece lavando o rosto com um sabonete e aplique um tônico logo em seguida. Espere secar e passe um hidratante seguido de um protetor solar — lembrando que todos os produtos devem ser específicos para o seu tipo de pele.

Durante a noite é recomendado seguir com os cuidados. Sendo assim, faça o mesmo passo a passo recomendado para o dia, mas, nesse momento, não há necessidade de aplicar protetor solar. Outra dica é não lavar o rosto mais de duas vezes ao dia, pois isso remove a hidratação natural e faz com que seu organismo produza mais oleosidade.

Como disfarçar?

Quem convive com poros dilatados no dia a dia sabe que nem sempre é fácil ignorar os furinhos, mas existem algumas maneiras de disfarçar e torná-los praticamente imperceptíveis. Veja!

1. Faça do primer seu aliado

A função principal do primer é preparar a pele para receber a maquiagem, especialmente a base. Alguns tipos, como os siliconados, têm como missão extra tampar os poros. Já o gel, ao ser aplicado, preenche os furinhos deixando a pele lisa e bonita. Dessa forma, quando for comprar procure por produtos que tenham essa função na embalagem.

2. Não se esqueça do pó

A oleosidade faz com que os poros fiquem mais abertos e dilatados e seu brilho pode destacar o que queremos esconder. Por isso, durante a maquiagem, o ideal é apostar em produtos matte que têm fórmula oil free (livre de óleo), o que vai impedir a produção de óleos em vez de acentuá-los.

Ao finalizar a produção, o uso do pó compacto ou solto pode ser seu aliado. Ele ajuda a remover e segurar a oleosidade, além de preencher os furinhos.

3. Tome cuidado com o brilho

Como explicamos acima, brilho em excesso pode destacar os poros dilatados. Dessa maneira, é importante tomar cuidado na hora de aplicar iluminadores e blush cintilante. Evite sempre adicionar os produtos luminosos em locais em que os furinhos são mais evidentes, como no alto da maçã e ao lado do nariz.

4. Aposte em cremes e séruns

Atualmente, já existem cremes e séruns que têm como função preencher e disfarçar poros dilatados, por isso, faça deles seus aliados. Os cremes antirrugas e sinais são ótimos para esse tipo de aplicação, pois eles são fabricados para cobrir todos os tipos de imperfeições da pele, além de ajudar na hidratação e rejuvenescimento da derme.

Não se esqueça de remover a maquiagem completamente antes de dormir. Quando dormimos com esse tipo de produto, os poros podem entupir e, consequentemente, causar o aparecimento de cravos e espinhas. Caso queira ter ainda mais orientações para disfarçar poros dilatados, não deixe de procurar um dermatologista.

E aí, gostou de conhecer estes truques para disfarçar poros dilatados? Pretende colocar em prática? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos também vejam essas dicas!

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.