Antioxidantes para o rosto: o que são e como funcionam?

antioxidantes

Escrito por

Equipe La Cutanée

Não faltam motivos para que você cuide muito bem da sua própria saúde e aparência nos dias de hoje, em busca do bem estar e qualidade de vida. Diante desse contexto, entender o que são e como funcionam os antioxidantes para o rosto pode ser muito importante.

Os radicais livres são os principais vilões do envelhecimento. São substâncias nocivas que podem danificar a pele e sua estrutura. Os antioxidantes, felizmente, podem inibir a ação dessas substâncias, evitando o envelhecimento precoce. Quer saber como? Continue a leitura! 

O que são antioxidantes para o rosto?

Um antioxidante é uma substância que neutraliza a ação dos radicais livres, que são prejudiciais para o organismo quando ocorrem em excesso. Essas moléculas reativas são produzidas durante diversos processos intracelulares, lesionando as células sadias da pele. 

Você já deve ter ouvido falar que os antioxidantes estão presentes em alguns alimentos , mas o fato é que atualmente eles também podem ser adicionados aos dermocosméticos. Alguns exemplos são: Vitamina C, Vitamina E e Niacinamida . Vale ressaltar que nosso corpo produz antioxidantes naturalmente, porém a produção diminuir com a idade. 

É essencial conhecer a importância desses ativos para cuidar da pele do rosto, pois essa é uma das áreas que é mais prejudicada pela poluição, excesso de radiação solar e outros hábitos nocivos que acabam minando a saúde da pele.

Quais são os benefícios?

Combatem os sinais de envelhecimento

Um dos grandes benefícios dos antioxidantes para o rosto é que eles ajudam a combater os sinais do envelhecimento. Os radicais livres, quando em excesso, destroem o nosso colágeno natural, que é uma substância fundamental para promover a firmeza e sustentação da pele e, consequentemente, para que a pele fique com viço, sem flacidez e sem rugas.

Um dermocosmético que contenha antioxidantes em sua formulação ajudará não apenas a corrigir esse problema quando ele já estiver instalado, como também a prevenir os novos sinais da idade.

Protegem contra raios solares

Outra ação muito importante dos antioxidantes é que eles potencializam a proteção contra os efeitos do sol e o fotoenvelhecimento. Isso é essencial em um país tropical como o Brasil, no qual a incidência de raios ultravioleta é elevada e pode causar sérios e irreversíveis danos para a pele do rosto. 

É ideal apostar em um antioxidante de uso tópico associado a um filtro solar de alta proteção.

Reduzem a ação nociva da poluição

Não é nenhuma novidade,  que a poluição pode ser muito nociva para a saúde em geral e para a saúde da pele. Entretanto, pouca gente sabe que os antioxidantes para o rosto podem ser muito úteis nesse tipo de situação.

O antioxidante neutraliza substâncias nocivas, tornando a pele mais protegida e saudável, diminuindo os impactos que as impurezas e algumas substâncias, como os radicais livres, poderiam trazer para a cútis.

Como você pôde ver, contar com dermocosméticos que tenham antioxidantes para o rosto é uma atitude essencial para que você proteja essa área tão importante e delicada do corpo.

Vale lembrar que é essencial uma avaliação periódica com um médico dermatologista!

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Então continue a visita no blog e leia também o artigo sobre melhores produtos para a limpeza de pele!

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.