Saiba o que fazer para prevenir o fotoenvelhecimento da pele

fotoenvelhecimento

Escrito por

Equipe La Cutanée

Já é de comum conhecimento que o protetor solar é um produto indispensável nos cuidados com a pele, pois ele contém componentes que impedem os raios solares de danificarem a derme. Os raios UVA e UVB atuam na formação de radicais livres, que agem no organismo deixando a pele mais flácida e provocando o fotoenvelhecimento.

Como já comentado, o fotoenvelhecimento é o envelhecimento da derme causado pelo excesso de exposição ao sol, que emite radiação ultravioleta e infravermelha, e à luz azul. Esse problema causa rugas, manchas, pele seca e áspera, e ainda pode desenvolver um câncer de pele. Caso você perceba algum desses aspectos, sua pele pode estar sofrendo os efeitos nocivos do sol.

Pensando nisso, criamos este post com dicas para prevenir o fotoenvelhecimento da pele. Confira!

Use protetor solar

É muito comum que um conhecido ou familiar nos lembre da importância do uso do protetor solar. Ainda assim, muitas pessoas ignoram esse conselho e deixam de usá-lo.

Esse produto tem como objetivo proteger a pele dos raios UVA e UVB irradiados pelo sol, evitando o envelhecimento da pele, manchas e até o câncer de pele. Deve ser utilizado diariamente e reaplicado ao longo do dia. Caso você fique exposto diretamente ao sol, é indicado um produto com fator de proteção mais alto.

Evite exposição excessiva

Quem não gosta de passar o dia na praia, piscina ou cachoeira, tomando aquele sol e curtindo a água, não é mesmo? Mas a exposição solar em excesso pode causar diversos problemas para pele, como envelhecimento precoce e câncer.

Nessas situações, o ideal é abusar do protetor solar e optar por ficar embaixo de um guarda-sol ou barraca, evitando a exposição direta. Outra dica é não pegar sol entre 10 h e 16 h, período em que o sol está mais forte.

Consuma antioxidantes

O consumo de antioxidantes é uma ótima dica para quem quer prevenir o fotoenvelhecimento da pele. Esse tipo de substância contém componentes que ajudam o corpo a combater a formação de radicais livres, que favorecem o envelhecimento da pele.

Os antioxidantes podem ser encontrados em alimentos como tomate, acerola, laranja, couve, dentre outros. Seu consumo também pode ser feito por meio de suplementos produzidos especialmente para essa finalidade.

Use maquiagem com filtro solar

Nos dias de hoje, a maquiagem é considerada uma grande aliada para elevar a autoestima, seja para valorizar os traços ou apenas para esconder manchas. Mas a pessoa que usa esses produtos no dia a dia deve ficar atenta se o item contém filtro solar.

É muito comum que as pessoas se esqueçam de passar o protetor ou até mesmo achem que não é preciso utilizá-lo devido à maquiagem. Por isso, preste atenção se seu cosmético contém o ingrediente em sua fórmula. Assim, fica mais fácil se proteger no dia a dia.

Manter uma alimentação saudável, beber muita água e tomar cuidado com produtos de limpeza também são ações que colaboram para a prevenção do fotoenvelhecimento. Outra dica que pode ajudar é o uso de produtos específicos como hidratantes, rejuvenescedores, séruns e cremes antissinais.

E aí, o que achou das nossas dicas para prevenir o fotoenvelhecimento da pele? Entre em contato conosco para que possamos encontrar a melhor solução para você!

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.