3 sinais de que você tem a pele sensível

pele sensivel

Escrito por

Equipe La Cutanée

Existem 4 tipos de pele, a seca, oleosa, normal e mista — cada uma com suas características e especificidades. Contudo, todas têm o manto hidrolipídico: película composta por água e óleos naturais que recobre o tecido, com a função de evitar que o corpo perca água, e impedir que o ambiente externo (poluição, produtos químicos e temperaturas ambientais) atinjam a derme, provocando irritações.

Quando essa proteção não está funcionando direito, a pele fica vulnerável e sensibilizada, o que pode causar irritações, alergias e incômodos ao longo do corpo. Pensando nisso, criamos este post para apresentar 3 sinais de pele sensível. Confira!

1. Manchas avermelhadas

Quem tem a pele do rosto sensível, pode apresentar vermelhidão em algumas regiões. Essas manchas podem vir acompanhadas de bolinhas e aspereza, e costuma acontecer após o banho ou exposição prolongada ao sol — sendo fundamental o uso do protetor solar diariamente.

Esse problema acontece porque as células estão danificadas e, por isso, não conseguem mais proteger o tecido, reagindo exageradamente ao ambiente externo e seus poluentes. Esse é um dos primeiros sinais de que alguma coisa está errada com a derme.

2. Sensação de queimação

Quem tem pele mais clara conhece muito bem a sensação de ardência e queimação após a exposição solar — e com pele sensível é a mesma coisa.

As manchas avermelhadas e a queimação costumam vir juntas, acompanhadas da sensação de pele repuxando, além das coceiras e calor excessivo. Essas intercorrências acontecem, geralmente, porque a pele está sendo afetada pela histamina, que é uma substância liberada quando a derme sensível reage ao meio ambiente.

3. Pele muito seca

Outro sintoma comum em peles sensíveis é a aparência de aspereza e secura da derme. Normalmente isso ocorre porque a pele está sugando a água para combater outros sinais de sensibilidade, o que pode provocar descamação.

A falta de ingestão de água no dia a dia pode ser um dos principais causadores da pele seca, portanto é imprescindível se manter hidratado. Além disso, é importante também usar hidratantes para esse tipo específico de derme, com ingredientes benéficos em sua fórmula, como o ácido hialurônico e vitamina C. 

Como tratar a pele sensível?

Os tratamentos para pele sensível dependem de análise médica. Para isso, a pessoa deve procurar um especialista — nesse caso, um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia — para que o profissional realize uma série de exames e indique um tratamento baseado na derme e problema do paciente.

Geralmente, são recomendados o uso de hidratantes, séruns, sabonetes e protetores solares específicos, feitos especialmente para peles sensíveis

O consumo de água diariamente, o uso de produtos para pele, como hidratantes, além de evitar dormir de maquiagem e usar itens que possam causar alergias são algumas dicas para ajudar a prevenir a pele sensível. Caso os sintomas descritos acima ou outro incômodo na pele apareçam, o ideal é procurar um especialista para que possa ser realizado o tratamento correto. 

Você sente outro tipo de incômodo ou ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Conte para a gente nos comentários!

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.