Pele com carência de vitaminas: como resolver isso?

Escrito por

Equipe La Cutanée

Pele com carência de vitaminas, é um problema que temos no decorrer de nossas vidas. É um processo natural a qual a nossa pele está sujeita, mas saiba que temos soluções disponíveis capazes de suprir essa carência.

Quando vamos envelhecendo, nossa pele sofre consequências devido a redução dos níveis de vitaminas antioxidantes que se concentram tanto nas camadas superficiais (epiderme) quanto nas mais profundas (derme). Parte dessa consequência, decorre dos maus hábitos como exposição excessiva ao sol, consumo de álcool, tabagismo, sedentarismo e alimentação inadequada que aceleraram a diminuição das vitaminas na pele. Sabemos que as vitaminas participam de diversas funções fisiológicas de regulação e manutenção da integridade da pele. Dentre essas funções podemos destacar as seguintes ações: antioxidante, hidratante, sustentação, renovação epidérmica, defesa entre outras.

Com o passar dos anos tanto o nosso organismo quanto a nossa pele, sofrem as consequências da redução de , e para combater isso, se faz necessário a suplementação dérmica por meio de produtos tópicos, além de cuidados básicos.

Dessa forma você evita o envelhecimento acelerado, e pode ter uma pele mais saudável e bonita. Muitas pessoas não sabem da importância que essas vitaminas antioxidantes têm na nossa pele, é exatamente por isso que em nosso artigo de hoje, vamos mostrar as principais funções de cada vitamina além de te indicar alguns métodos para que você mantenha uma pele muito saudável e bonita, deixando com que o tempo seja apenas um detalhe em sua vida.

Mas primeiramente, o que seriam vitaminas antioxidantes?

Vitaminas antioxidantes são substâncias capazes de neutralizar os radicais livres, sendo estes responsáveis em oxidar diversas estruturas intracelulares como por exemplo, o DNA celular, colágeno, elastina, entre outros eventos celulares importantes. Caso isso não seja neutralizado, os danos na pele poderão ser visíveis (ex. flaciez, rugas, manchas e etc) ou invisíveis a olho nú (danos ao DNA celular). Vitaminas antioxidantes podem inibir a oxidação celular, desta forma eliminando os radicais livres.

Principais vitaminas antioxidantes

Podemos encontrar vitaminas antioxidantes em alimentos, porém eles não chegam suficientemente na pele, sendo assim se faz necessário o uso de produtos tópicos.

Vitamina A (retinol): essa vitamina é uma substância extremamente poderosa para a nossa pele, que age diretamente na renovação celular, aumentando a síntese do colágeno/elastina e redução de manhas, ou seja, atua combatendo os sinais do envelhecimento da pele.

Vitamina C (ácido ascórbico): essa vitamina é um poderoso (1) antioxidante – capaz de neutralizar os radicais livres; (2) clareador – inibe a formação de melanina, pigmento responsável pela formação de manchas escuras na face, também conhecida por melasma;
(3) anti-inflamatório – ajuda bloquear a formação das principais substâncias pró-inflamatórias; (4) potencializa a ação protetor solar – estudos demonstram que o uso da vitamina C antes do filtro solar aumenta a fotoproteção e minimiza drasticamente os danos causados pelo sol;
(5) secativo: melhora a capacidade de regeneração da pele, agindo diretamente na proliferação e migração de fibroblastos (células responsáveis pela regeneração da pele) na área danificada.

– Vitamina B3: também conhecida como Niacinamida, promove a estabilização da função barreira cutânea; reduz a TEWL (é a perda de água da pele  para a atmosfera ), logo deixa a pele muito mais hidratada; estimula a renovação celular; ação clareadora e ação anti-acne/oleosidade.

– Vitamina B5: também conhecida como d-pantenol ou pantenol, possui funções importantes na integridade da pele, como: metabolismo celular; biossíntese de ácidos graxos, melhorando a funcionalidade do extrato córneo. Além de seu alto potencial hidratante; proteção da pele melhorando a barreira natural, Ação calmante entre outros benefícios.

– Vitamina E: também conhecida como tocoferol, possui ação um antioxidante que auxilia na prevenção aos danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento, prevenindo o câncer da pele. Atua na prevenção e redução de rugas, melhora da cicatrização, além de agir como um potente lubrificante e hidratante, recupera a elasticidade cutânea.

Outro fato importante a mencionar é que, quando associadas, a Vitamina C + a Vitamina E, atuam sinergicamente uma potencializando a ação da outra, além de melhorar a estabilidade da Vitamina C. Dessa forma, ao escolher um tratamento antioxidante dermocosmético com vitamina E, procure as associadas com vitamina C para uma ação ainda mais eficaz.

Conheça nossos produtos para a reposição de vitaminas tópicas

Nossos indicados de hoje, são: Revytra C 20 e Revytra V-Skin, dois produtos com ativos altamente concentrados, nanoencapsulados e eficácia clínica compravada, tudo isso para manter sua pele mais jovem e saudável por muito mais tempo.

O Revytra C 20: possui 20% de vitamina C nanoencapulada, associada as Vitaminas E e A, além de ácido hialurônico, ácido ferúlico e idebenona potenciais clareadores. Um poderoso antioxidante que que vai aumentar a síntese de colágeno e elastina, dando mais firmeza e elasticidade a pele. Atua na suavização de manchas, prevenindo rugas e diminuindo linhas de expressão.

Revytra V-Skin é um sérum facial inovador composto por vitaminas antioxidantes que agem sinergicamente promovendo uma renovação completa da pele. O blend de vitaminas do Revytra V- Skin atua na renovação da pele, clareamento de manchas, combate as rugas e oleosidade. Além combinação de vitaminas possui ainda um exclusivo ativo com ação antipoluição.

Lembrando que manter uma rotina de consultas ao dermatologista é extremamente importante para cuidar de uma pele.

Leitura recomendada: Retinol, a vitamina ideal para o pós verão

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.