Melasma tem cura? Tem tratamento

Escrito por

Equipe La Cutanée

Descubra se o melasma tem cura!

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar UVA/ UVB/ Luz Visível e até mesmo a radiação IV. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e até mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influência no surgimento desta condição”.

Esses fatores citados acima, em especial a luz ultravioleta estimula direta e indiretamente e de maneira exacerbada os melanócitos, células da pele especializadas em produzir a melanina, pigmento que confere coloração amarronzada na pele. Além disso, a exposição solar é responsável pela reincidência do melasma.

Outros fatores podem induzir a formação das machas de melasma tais como:

  • Uso de contraceptivo oral ou terapias de reposição á determinados hormônios femininos;
  • Disfunção da tireoide;
  • Medicamentos para hipertensão eplepsia;
  • Fotótipos mais alto (fotótipo III e IV), em geral peles mais morenas;
  • Fatores genéticos;
  • Além da gestação, todo o período fértil da mulher também pode ser propício para o melasma.

 

Fatores chave para o tratamento do melasma

Novos estudos apontam quatro  fatores chave no tratamento do melasma, e tem foco nos seguintes mecanismos:

Inflamação  – O melasma é uma condição crônica inflamatória, por este motivo novos estudos sugerem que tratamentos  agressivos tendem a causar efeito rebote na pele e piorar a condição do melasma. São indicados tratamentos mais suaves que não causem inflamação na pele.

Vascularização  – Estudos recentes demonstram que o melasma é decorrente de distúrbios vasculares, que liberam substâncias que induzem os melanócitos (ex: endotelina 1). A ET-1 quando liberada promove e potencializa o processo inflamatórios na pele. Essa mesma substância é liberada pela exposição aos raios UVA, UVB, Luz visível.

Oxidação – A exposição aos raios solares tais como UVA, UVB, Luz visível e IV induzem a formação de radicais livres, que por sua vez interagem e causam danos as células da pele. Além disso irão estimular os melanócitos a produzir de maneira exarcebada a melanina, e por consequência a formação das manchas/ melasma. Os radicais livres são responsáveis também por induzir e potencializar o processo inflamatório, logo favorecendo a formação do melasma.

Hiperpigmentação – Além de estancar os mecanismos que desencadeiam o melasma, para combater as manchas é indispensável o uso de clareadores e/ ou despigmentantes para a pele, existem diversos ativos em dermocosméticos que podem ajudar no clareamento das manchas. O ideal é usar produtos que possam bloquear os diferentes mecanismos que induzem a formação das manchas/  melasma.

 

O tratamento ideal

Como já dito anteriormente para um tratamento completo para o melasma os 3 mecanismos desencadeadores do melasma devem ser levados em consideração. Veja abaixo as dicas para um tratamento correto

  • Use um bom filtro solar – Se tratando de filtro solar é importante que ele possua proteção de amplo espectro, contra os raios UVA, UVB, Luz visível e Infravermelho, que são os responsáveis por causar diversos danos na pele, inclusive as manchas e melasma. Por este motivo a La Cutanée desenvolveu o SOLARY AOX FPS 60, um filtro inovador de amplo espectro solar, protegendo a pele contra todo o espectro solar, além de possuir o Phloretin em sua fórmula, um antioxidante com ação clareadora. É também conhecido por ser um filtro limpo, livre de substâncias tóxicas a pele.
  • Escolha despigmentantes ou clareadores não agressivos a pele. A Cisteamina é uma nova substância que tem revolucionado o tratamento do melasma, pois possui eficácia de clareamento semelhante a da Hidroquinona ( padrão ouro no tratamento do melasma). Porém sem os efeitos adversos causados pela Hidroquinona, não é uma substãncia agressiva a pele por isso não ocorre o risco de causar efeito rebote. A La Cutanée possui em sua linha o Dyspigment, que possui 10% de Nanocisteamina em sua fórmula. A primeira nanocisteamina do mercado a 10%.
  • Os Antioxidantes são essenciais para um tratamento eficaz, pois inibem a ação dos radicais livres na pele. Alguns exemplos são: Vitamina C, Phloretin, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Ácido Ferúlico… Existem alguns Séruns Dermocosméticos que combinam  alguns antioxidantes como o Revytra C20, composto por um blend de ativos antioxidantes como Vitamina C, Vitamina E, Ácido Ferúlico entre outros.
  • A combinação de substâncias para o clareamento da pele tem se demonstrado mais eficaz no tratamento do melasma, combine substâncias clareadoras como Cisteamina, Ácido Tranexamico, Niacinamida, Vitamina C, Ácido Glicólico, Phloretin, Acído Ferúlico, entre outros.

 

Procure seu Dermatologista

 

Este blog é meramente informativo e não substitui a consulta a um profissional. O tratamento para o melasma é indidualizado, as vezes o que funciona para uma pessoa não é o mais indicado para outra, por isso procure seu dermatologista para verificar qual o melhor tratamento para sua pele.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.