Cisteamina: A substância mais promissora no clareamento de manchas

Escrito por

Equipe La Cutanée

ESTUDO COMPARA A EFICÁCIA DA CISTEAMINA X HIDROQUINONA NO CLAREAMENTO DE MANCHAS

 

Comparando a Cisteamina x Hidroquinona no clareamento de manchas. Um estudo clínico duplo-cego randomizado com 50 voluntários foi realizado com o objetivo comparar a eficácia no clareamento de manchas, segurança e tolerabilidade de um creme de cisteamina 5% versus a formula padrão ouro no tratamento do melasma, hidroquinona + dexametasona + ácido retinóico.

Esses três componentes exercem um efeito despigmentante sinérgico na pele humana, e se tornaram o tratamento mais indicado para o tratamento do melasma por muito tempo.

 

EFEITOS COLATERAIS DA FÓRMULA COM HIDROQUINONA

 

No entanto, nos últimos anos, começaram a surgir na literatura estudos indicando que a hidroquinona possui potenciais citotóxicos e mutagênicos. A citotoxicidade da hidroquinona não é específica para melanócitos mas também afeta outras células epidérmicas, como os queratinócitos.

Além disso, outro estudo demonstrou que o uso tópico a  longo prazo do uso da hidroquinona pode produzir ocronose exógena (hiperpigmentação assintomática preto azulada ou acinzentada da pele) sendo um condição irreversível.

Eventualmente, esses resultados forçaram as autoridades reguladoras de medicamentos de vários países PROIBIR o uso de hidroquinona como agente clareador/despigmentante.

Adicionalmente, o uso prolongado de corticosteróides tópicos está associado a efeitos adversos como atrofia, que pode ser um efeito adverso grave em indivíduos que usam esta fórmula por mais de alguns meses.

Vale ressaltar que o melasma é uma doença crônica da pele e a terapia ideal para esta condição deve ser adequado para aplicação a longo prazo (às vezes ao longo da vida).

 

CONCLUSÃO DO ESTUDO CLÍNICO SOBRE A CISTEAMINA

 

O estudo clínico demonstrou que o tratamento com Cisteamina tópica pode ser tão eficaz quando comparado ao uso da hidroquinona após 16 semanas de aplicação.  Além disso, a Cisteamine revela-se altamente segura e tolerável, sem nenhum potencial citotóxico, mutagênico e sem os efeitos colaterais da famosa hidroquinoma.

Título do estudo – Evaluation of the efficacy of cysteamine cream comparedto hydroquinone in the treatment of melasma: A randomised, double-blinded trial. Australasian Journal of Dermatology (2020)

 

CONHEÇA A INOVAÇÃO NO TRATAMENTO DE CLAREAMENTO DE MANCHAS

 

A cisteamina é uma substância produzida fisiologicamente pelo nosso organismo e, sua ação despigmentante deve-se a sua capacidade: (1) antioxidante;  (2) inibir a melanogênese,  reduzindo o conteúdo de melanina e melanócitos, (3) inibir a tirosinase e da peroxidase, duas enzimas chave envolvidas na biossíntese de melanina; (4) redução do paquinona e remoção da via da melanogênese(5) íons de ferro e cobre quelantes, que estão implicados em reações do tipo Fenton envolvidas na síntese de melanina5 ; (6) finalmente, cisteamina demonstrou aumentar os níveis intracelulares de glutationa, que atua como um regulador intracelular da produção de melanina. E diferentemente da hidroquinona a cistemina não possui efeito tóxivo aos melanócitos. A cisteamina também é conhecida por atuar como um composto anticancerígeno.

Nenhum efeito adverso foi reconhecido após 5 anos de a aplicação contínua de creme de cisteamina, tornando uma substância altamente segura, tolerável e tornando-se uma nova e promissora terapia tópica para ação despigmentante no tratamento do melasma.

Apesar dos estudos demonstrarem uma alta eficácia no combate ao melasma e sem efeitos adversos, alguns participantes relataram algum incomodo com o odor do produto ser desagradável.

 

LANÇAMENTO DE PRODUTO INOVADOR

 

Sabendo-se do potencial da cisteamina no tratamento do melasma para  clarear as manchas a La Cutanée, uma empresa inovadora que desenvolve dermocosméticos de alta performance lançou o Dys-pigment um sérum concentrado com 10% de cisteamina em Nanocapsulas.

 

Conheça os diferenciais do Dyspigment- Cysteamine

 

  • Altamente efetivo no clareamento de manchas até mesmo no melasma resistente;
  • Cisteamina - Inovação no tratamento do melasma
    Cisteamina – Inovação no tratamento do melasma

    Odor mascarado, por estar em nanocapsula a desodorização do produto ficou incrível;

  • Produto não precisa ser retirado após 15 minutos de uso, os produtos com cisteamina presentes no mercado, precisam ser retirado após algum tempo de uso;
  • Pode ser usado 2x ao dia e durante todas as estações do ano;
  • Alta permeação, chegando as camadas mais profundas, o que garante maiores resultados no clareamento das manchas;
  • Altamente bem tolerado e pode ser usado por tempo prolongado.

O Dys-pigment é um diferencial por ser o único no mercado com 10% de cisteamina em nanocapsulas.

FOTOPROTEÇÃO: A PARTE PRINCIPAL NO TRATAMENTO DO MELASMA

 

Apesar dos resultados muito satisfatórios o uso de um bom filtro solar, com alta proteção e livre de ingredientes com potencial tóxico é indispensável e também considerado parte fundamental para o clareamento do melasma. Escolha um filtro solar com ampla proteção UVA, UVB Luz visível e infravermelho. Indicamos o Solary Aox FPS 60/ UVA 47 da La Cutanée. E lembre-se sempre de consultar seu dermatologista.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.