MELASMA: O que é, como surge e como tratar.

Escrito por

Equipe La Cutanée

O QUE É MELASMA

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e até mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição”.

Esses fatores citados acima, em especial a luz ultravioleta estimula direta e indiretamente e de maneira exacerbada os melanócitos, células da pele especializadas em produzir a melanina, pigmento que confere coloração amarronzada na pele. Além disso, a exposição solar é responsável pela reincidência do melasma.

Entre outras causas destas manchas na pele outros fatores podem induzir a formação das machas tais como:

  • Uso de contraceptivo oral ou terapias de reposição á determinados hormônios femininos;
  • Disfunção da tireoide;
  • Medicamentos para hipertensão eplepsia;
  • Fotótipos mais alto (fotótipo III e IV), em geral peles mais morenas;
  • Fatores genéticos;
  • Além da gestação, todo o período fértil da mulher também pode ser propício para o melasma.

TIPOS DE MELASMA

Os dermatologistas classificam em 3 tipos principais de melasma, de acordo com os parâmetros histológicos, ou seja, em qual camada da pele a mancha está depositada. Conheça os tipos de melasma:

  1. Melasma epidérmico

Nesse tipo de melasma, a maior concentração do depósito de melaninase concentra na epiderme, ou seja,  na camada mais superficial da pele, e aquela que sofre as maiores agressões geradas pelo mundo exterior (radiação ultravioleta, poluição, luz visível, infravermelho, entre outros)

  1. Melasma dérmico

Nessa condição, o aumento na concentração de melanina atinge a derme, uma camada intermediária que fica localizada entre a epiderme e a hipoderme. Essa camada da pele é formada por diferentes células como as glândulas sebácease sudoríparas, os vasos sanguíneos, e terminações nervosas.

  1. Melasma misto

Como o próprio nome já fala por si, nessa condição a hiperpigmentação/mancha escura atinge ambas camadas da pele (i.e. epiderme e derme), caracterizando um melasma misto.

 

Como tratar o melasma?

A hiperpigmentação/melasma é uma condição de caráter crônico e reincidente que exige atenção contínua e redobrada para quem apresenta predisposição, principalmente quando nos expusemos a exposição solar.

Essa condição necessita de um dermatologista para diagnosticar e definir qual a melhor estratégia de tratamento para seu tipo de pele e mancha.

Os tratamentos são variados, mas sempre deixando muito claro que o primeiro passo é FOTOPROTEÇÃO. O paciente com melasma precisa entender que o sucesso do tratamento se inicia com o adequado e consistente uso de filtro solar.  Porém, o paciente com melasma precisa conhecer algumas características importantes no momento da escolha de seu filtro solar. Os dermatologistas recomendam que pessoas com melasma façam uso diário de proteção solar que apresente, no mínimo, FPS 50, alto UVA  e que a reaplicação seja refeita a cada 3 horas em condições gerais. Durante as férias de verão, momento em que a exposição ao sol é maior, é importante reaplicar o filtro solar a cada duas horas.

A La cutanée desenvolveu, o Solary AOX,  um filtro solar inovador e tecnológico com amplo espectro de proteção FPS 60, e UVA 47, além de proteção contra a luz visível e infravermelho que impede/protege que essas radiações induzam a produção exagerada de melanina formando assim a mancha escura/melasma.

Seguindo a estratégia terapêutica vamos ao segundo passo,  clarear as manchas, através do uso de Dermocosméticos com agentes clareadores/despigmentantes. Existem diversas substâncias com respaldo cientifico e amplamente prescritas pelos dermatologistas para o clareamento das manchas escuras e, também para a manutenção, uma vez que atingiu a uniformização do tom da pele. Lembrando que o melasma é uma condição crônica e requer cuidados para a vida toda.

Uma boa indicação é o uso de cosméticos tópicos com vitamina C que, por sua capacidade de inibir a síntese de melanina, possui grande eficácia no que se refere ao clareamento das manchas. Além disso, tem ação antioxidante, que combate a geração de radicais livres que indiretamente levam a formação do melasma. O Revytra C20 nano, da La Cutanée, é uma ótima opção, possui alta concentração de Vitamina C 20% em nanocapsulas que impede totalmente a oxidação da vitamina C. E sua ação clareadora é potencializada pela ação de outros ativos (Ácido Hialurônico, Ácido Ferúlico + Idebenona + Blend de ativos) que compõe a formulação.  Tornando esse produto um queridinho dos dermatologistas para o tratamento e manutenção das manchas.

Outra abordagem é o uso tópico de ácidos afim de promover um peeling, logo removendo a mancha. O REVYTRA ACIDS  é um potente sérum clareador e renovador da pele, composto por um blend de 6 Ácidos que promove um peeling diário suave.  Indicado para acelerar o processo de renovação celular e clareamento de manchas, o REVYTRA ACIDS, possui fórmula exclusiva e devido a ação sinérgica dos ácidos, também combate os principais sinais do envelhecimento como rugas, flacidez e linhas de expressão, dando mais firmeza e melhorando a textura da pele.

Esse blog ainda trás um mega lançamento, mais uma evolução no tratamento das machas, Dys-pigment Cysteamine, é um sérum clareador de manchas do rosto, desenvolvido com exclusiva tecnologia que permite a entrega inteligente e segura, da Cysteamine 10% nanoencapsulada, nas áreas escuras, com manchas garantindo a máxima eficácia no clareamento.

 

A exclusiva tecnologia aplicada ao Dys-pigment Cysteamine, possibilita liberação controlada das nanocapsulas na junção derme-epiderme permitindo interação inteligente com os melanócitos, inibindo a produção de melanina (i.e. pigmento escuro responsável formação da mancha escura) logo promovendo o clareamento do melasma/macha.

 

Independente da solução escolhida para o clareamento das manchas e dos diferentes tons do melasma, lembre-se de manter um acompanhamento com seu dermatologista.

 

Caso tenha dúvidas sobre o tema discutido nesse blog ou na escolha do seu produto entre em contato conosco, conforme sua preferência:

Fale via whatsapp com nossa Dermoconsultora (Link) ou

Acesse o site www.lacutanee.com.br

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.