Os efeitos da Pandemia na Pele

Escrito por

Equipe La Cutanée

Que a chegada do novo coronavírus causou um estrago enorme no mundo, não há dúvidas. A morte de milhares de pessoas, a quebra da economia e a alteração significativa da rotina são os efeitos mais observados mundo a fora.

No início, quando sabíamos menos ainda a respeito da Covid19, a doença provocada pelo vírus, não imaginávamos o quanto ela afetaria nossa vida, alterando significativamente o dia-a-dia de todas as famílias.

Hoje, passados mais de seis meses do início do isolamento social no Brasil, as percepções sobre a saúde, de maneira geral, aumentaram e cresceram também as tentativas de minimizar os efeitos nocivos provocados pelo estresse e pelo distanciamento.

O momento foi (e ainda é) de estresse, além de medo e muita carga emocional. E aí, somando tudo isso, o resultado foi visto e sentido na pele. Literalmente.

Você lembra algum momento da sua vida em que passou por uma situação de muita pressão emocional ou ansiedade? A realização de uma prova importante, a perda de um familiar, a necessidade de tomar uma decisão de mudar de profissão, por exemplo. Provavelmente, quando você passou por algo assim, percebeu sinais no corpo como espinhas, herpes, queda de cabelo e perda ou aumento do apetite. E é assim mesmo. O corpo manifesta as nossas emoções. E, por mais que a gente tente, nem tudo está no nosso controle ou conseguimos evitar. O jeito é minimizar os “estragos”.

 

Acne

 

A acne também reapareceu pra muita gente durante a pandemia. É que ela se manifesta ainda mais em situações de estresse já que o corpo tem um alto nível de cortisol liberado. O cortisol estimula as glândulas oleosas, que ficam mais dilatadas, e deixam os poros do rosto mais abertos, aumentando a oleosidade. E aí, adolescentes, homens e mulheres podem ser muito afetados.

Segundo a sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. O aparecimento da acne é muito comum na adolescência, mas não é exclusividade da puberdade não. É muito comum que uma grande quantidade de cravos e espinhas apareça também em adultos, principalmente em mulheres. Elas são percebidas principalmente no rosto, mas também ocorrem nas costas, nos ombros e no peito.

Ainda segundo a SBD, medicamentos como corticoides e vitaminas do complexo B, o contato com óleos, graxas ou produtos gordurosos, a exposição exagerada ao sol, aépoca do ano em que estamos (especialmente o inverno) e, principalmente, o hábito de mexer nas lesões (aquela mania de espremer os cravos e as espinhas) pioram o quadroacneico.

Caso você esteja com problema de acne ou excesso de oleosidade a La Cutanée desenvolveu a linha Redutase, exclusiva e inédita para tratar e prevenir essas condições.

Conferir a linha Redutase.

 

O uso da máscara

O uso das máscaras faciais de proteção contra a Covid19 também fez muita gente recorrer aos consultórios dos dermatologistas nos últimos meses. É que apesar da eficiência e necessidade inegáveis contra a proliferação do vírus, a proteção em torno da boca e do nariz provocam muita umidade na região. Outras pessoas chegam a relatar boca mais seca e pele descamando, o que pode ser resultado do atrito direto do tecido com a pele.

Para evitar esses sintomas, é necessário que se mantenha a rotina de skincare. Afinal, não é porque o rosto aparece menos que não mereça cuidados. Uma boa limpeza diária, hidratação adequada e o uso do protetor solar são fundamentais. E caso a maquiagem continue sendo utilizada, o melhor é optar por produtos dermocosméticos, adequados para cada tipo de pele.

 

Estresse, dermatite e queda de cabelo

 

Quem já sofre com dermatiteatópica, uma reação inflamatória da pele, também pode perceber uma piora no quadro em momentos de maior irritabilidade. Coceira, vermelhidão e descamação da pele são alguns dos sintomas. A dermatite não tem cura, mas tem tratamento e, por isso, a manutenção dos cuidados, é primordial durante todo o ano.

Outras doenças de pele como psoríase, uriticária, rosácea e vitiligo também afetam milhares de pessoas Brasil a fora. Nenhuma dessas doenças é contagiosa, mas todas podem ser agravadas pelo estresse.

A queda de cabelos também pode ocorrer após um período de tensão. É comum que se perceba uma queda significativa até três meses depois do período mais estressante. De maneira simples, o que ocorre é que o organismo tenta se proteger das mudanças e acaba “não entendendo” que os fios de cabelo são importantes. Por isso, manda menos nutrientes à raiz, o que enfraquece o cabelo e ocasiona a queda. Uma queda de 50 a 100 fios por dia é considerada normal. Mais do que isso, exige cuidado e atenção.

Prevenção

Por isso, manter a rotina, investir na prática de hobbies e tempo de lazer, além de identificar as principais causas de irritabilidade, podem aliviar bastante todos estes sintomas. Não basta apenas tratar o problema, é preciso tratar a causa também. Assim, poderá se evitar novos quadros graves em momentos futuros.

Cuidados primordiais para a quarentena (e pra vida)

– Lavar o rosto: lave o rosto, diariamente, com um sabonete neutro ou um adequado ao seu tipo de pele. Essa lavagem pode ser feita até duas vezes por dia. Mais que isso, também não é recomendado pelos dermatologistas.

O Redutase Gel tem fórmula exclusiva com tecnologia de rápida e profunda permeação que desobstrui poros, reduz a oleosidade, o excesso de brilho, proporcionado efeito matte. Comprar o Redutase Gel de Limpeza Facial.

– Esfoliação: uma esfoliação semanal também é importante para uma limpeza mais profunda. Mas lembre-se: apenas uma vez por semana. Senão, o efeito será contrário e poderá agredir a pele do rosto.

– Protetor Solar: sempre, diariamente, e várias vezes ao dia. Passar filtro apenas no verão e quando vamos à praia é um grande engano. O filtro protege a pele não apenas dos raios de sol, mas também dos efeitos nocivos de inúmeras luzes a que somos expostos. O uso do protetor previne o fotoenvelhecimento, como já falamos por aqui.

O SOLARY Booster Filtro Solar FPS 50 é indicado para proteção contra os principais causadores do fotoenvelhecimento cutâneo, os raios UVA, UVB, IV e luz visível, e para todos os tipos de peles, em especial com manchas, sensíveis e oleosas. Possui em 3 diferentes tonalidades (Light, Nature e Rosê). Comprar o Solary BB Blur com filtro solar.

– Hidratação: assim como o corpo precisa, em média, de dois litros de água por dia, o rosto também precisa ser hidratado. Beba bastante água e utilize hidratante, diariamente.

– Cuide da pele desde sempre: o uso de produtos adequados para o tipo de pele e a idade é fundamental. O estresse causa envelhecimento precoce, ou seja, afeta a pele mais do que o natural. Por isso, use a tecnologia e a ciência a seu favor!

O Revytra C é indicado para tratar e prevenir os principais sinais do envelhecimento como flacidez, rugas e manchas, ideal para o rosto ou conforme indicação de seu Dermatologista. Comprar o Revytra C.

Aproveite as nossas dicas, invista em você e cuide do seu corpo e da sua mente.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.