Você sabia que, para ter uma pele linda e radiante, não é preciso gastar muito dinheiro com tratamentos e esteticista? Existem diversos procedimentos super eficientes, como uma limpeza de pele, que você pode fazer em casa, garantindo uma pele lisinha, livre de acnes, manchas e imperfeições.
Além dos cuidados faciais diários com higienização, hidratação e proteção, uma uma pele bonita e saudável exige alguns tratamentos especiais, a começar pela limpeza. Neste post, você vai conferir algumas dicas imperdíveis para fazer a sua limpeza de pele em casa!
Vamos começar?
O que é limpeza de pele e por que ela é tão importante?
A limpeza de pele é um processo complexo de desintoxicação que tem como objetivo principal remover as impurezas superficiais e profundas da epiderme, eliminando células mortas, sebo, suor, comedões (cravos) e inflamações que obstruem os poros e prejudicam a saúde e aparência da pele.
Muito indicada por dermatologistas e cada vez mais requisitada em clínicas estéticas, a limpeza de pele é a solução para quem quer ter uma pele bonita e uniforme, prevenindo-se contra o envelhecimento precoce. No entanto, devido ao valor do procedimento, muitas vezes é inviável realizá-lo com um profissional, já que a indicação é que a limpeza profunda da pele seja realizada pelo menos uma vez por mês.
A boa notícia é que você mesmo fazer sua limpeza de pele em casa, de forma simples e sem gastar muito. No próximo tópico, mostraremos alguns cuidados específicos que devem ser seguidos.
Como fazer a limpeza de pele em casa?
Para fazer a limpeza de pele em casa sem correr o risco de danificá-la, a primeira coisa que você precisa saber é qual o seu tipo de pele (seca, oleosa ou mista) e os dermocosméticos adequados para ela.
Fique atento ao laboratório responsável pela fabricação e sempre escolha produtos que sejam dermatologicamente testados, com tecnologia e fórmulas que não obstruem os poros e preservam a barreira natural da pele.
Para realizar uma limpeza de pele em casa, você precisará de:
- água;
- gaze (aquelas de farmácia, usadas em curativos);
- sabonete de rosto ou gel de limpeza antioleosidade;
- esfoliante adequado ao seu tipo de pele;
- hidratante facial para finalizar.
Agora, vamos ao passo a passo para realizar o procedimento:
1º passo
Com o sabonete ou o gel de limpeza facial apropriado para a sua pele, lave o rosto e retire com cuidado toda a oleosidade, maquiagem e sujeira visível.
2º passo
Ferva a água e despeje-a em uma bacia. Posicione o rosto sobre o vapor e espere cerca de 3 minutos, ou até que os poros do seu rosto estejam dilatados.
3º passo
Aplique o esfoliante facial e faça movimentos circulares suaves sobre a pele, por aproximadamente 2 minutos, para eliminar as células mortas e excesso de impurezas. Em seguida, enxague o rosto com água morna para remover o produto.
4º passo
Com a ajuda das gazes (para evitar o contato das unhas com a pele) e das pontas dos dedos, remova os cravos e espinhas superficiais.
Atenção: nunca esprema cravos e espinhas com as unhas! Além de machucar a pele e causar manchas, as bactérias encontradas nas unhas podem agravar os riscos de infecções na pele.
5º passo
Para finalizar, enxague o rosto com água fria para fechar os poros e aplique um hidrante ou tônico adequado ao seu tipo de pele. Cuidado com dicas caseiras nessa etapa, pois alguns ingredientes, por mais naturais que sejam, podem provocar sérios danos a sua pele. Em hipótese alguma utilize produtos que não sejam dermatologicamente testados e indicados para o seu tipo de pele.
Diante de qualquer sinal de alergia e irritação, ou se tiver dúvidas sobre qual é o melhor procedimento ou dermocosmético para limpeza de pele, consulte um dermatologista.
Gostou dessas dicas e quer continuar por dentro de outros cuidados para manter sua pele mais jovem e bonita? Basta seguir as nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!
Lembre-se de procurar um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agendar a sua consulta.