Quem sofre com pele oleosa sabe o quanto este problema pode ser incômodo. Esse excesso de oleosidade pode ser causado por genética ou desequilíbrios hormonais, o que muitas vezes acaba exigindo tratamentos precisos, como hormônios e antibióticos.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que existem alguns cuidados que podem ajudar a diminuir esse problema ao longo do dia. Pensando nisso, criamos este post com dicas de como diminuir a oleosidade da pele do rosto. Confira!
Regule a temperatura da água no banho
Não é de hoje que ouvimos falar que água muito quente no banho faz mal. Isso acontece porque a temperatura elevada resseca a pele, tirando toda a hidratação natural.
Por isso, o ideal é tomar banho em água fria ou morna. Assim a derme não é danificada e os componentes naturais são mantidos.
Cuide da alimentação
Você já ouviu falar que o seu exterior reflete o seu interior? Com a oleosidade funciona mais ou menos da mesma maneira. Quando nos alimentamos mal, com muitas frituras, gorduras, alimentos industrializados e embutidos, a pele produz mais oleosidade.
Por isso, é recomendado manter uma alimentação balanceada, com muitas frutas e verduras. Não se esqueça também de beber bastante água, pois isso ajuda a manter a pele hidratada.
Use produtos específicos para seu tipo de pele
Já tem um tempo que o mercado de cosméticos tem apostado em produtos específicos para cada tipo de pele e investir em itens para pele oleosa é uma ótima opção para ajudar a diminuir o problema.
Sabonetes, hidratantes, séruns, protetores solares, tônicos e esfoliantes são alguns dos produtos que podem ajudar nos cuidados com a pele. Eles removem os óleos da derme e auxiliam no controle e redução da produção de oleosidade.
Limpe bem o rosto
Outra dica que pode ajudar a reduzir a oleosidade da pele do rosto é a limpeza diária. Ela ajuda a remover os resíduos de sujeira acumulados ao longo do dia por conta da poluição no ambiente.
Mas como diminuir a oleosidade da pele com a lavando o rosto? Para isso, utilize um sabonete específico para pele oleosa de manhã, assim que acordar, e à noite, antes de dormir. Para uma limpeza mais profunda, uma vez por semana substitua o sabonete tradicional por um esfoliante, que ajuda a remover as células mortas e estimula a restauração celular da derme.
Outra dica é não lavar o rosto mais de duas vezes por dia, pois isso pode remover os componentes naturais da pele, fazendo com que o organismo produza mais oleosidade para compensar.
Aposte na hidratação
Um ponto que sempre deve ser levado em consideração é que hidratação não é sinônimo de oleosidade. Na verdade, é o contrário. Quando a pele está ressecada e sem hidratação, o organismo produz mais oleosidade para suprir a falta de nutrientes naturais, fazendo com que o rosto fique mais oleoso.
Esse processo por ser chamado também de efeito reboot. Para que ele não aconteça, deve-se hidratar o rosto com produtos específicos para seu tipo de pele, pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e à noite).
Preste atenção às maquiagens
Como acontece com os cosméticos para pele, o mercado de maquiagens também está investindo em produtos específicos. Por isso, ao comprar as makes procure sempre as opções com textura matte ou oil free. Eles ajudam a segurar a oleosidade da pele, além de evitar o aspecto de derme brilhante ao longo do dia.
Não se esqueça, ainda, de remover completamente a maquiagem no final do dia e antes de dormir, pois os produtos podem acumular e obstruir os poros, causando espinhas e cravos.
Evitar passar as mãos no rosto ao longo do dia, fazer uso de lencinhos para remover a oleosidade e passar protetor solar diariamente são mais algumas dicas que ajudam a controlar a oleosidade.
Não esqueça de visitar seu dermatologista com regularidade, ele é o profissional mais indicado para tratar todas as questões sobre sua pele e indicar os produtos adequados para o seu tipo de pele.
Agora que você já sabe como diminuir a oleosidade da pele do rosto, dá até vontade de começar os cuidados, não é? Aproveite e saiba mais sobre como estimular a renovação celular da pele.