Entenda como fazer uma limpeza de pele em casa

limpeza de pele

Escrito por

Equipe La Cutanée

Você sabia que, para ter uma pele linda e radiante, não é preciso gastar muito dinheiro com tratamentos e esteticista? Existem diversos procedimentos super eficientes, como uma limpeza de pele, que você pode fazer em casa, garantindo uma pele lisinha, livre de acnes, manchas e imperfeições.

Além dos cuidados faciais diários com higienização, hidratação e proteção, uma uma pele bonita e saudável exige alguns tratamentos especiais, a começar pela limpeza. Neste post, você vai conferir algumas dicas imperdíveis para fazer a sua limpeza de pele em casa!

Vamos começar?

O que é limpeza de pele e por que ela é tão importante?

A limpeza de pele é um processo complexo de desintoxicação que tem como objetivo principal remover as impurezas superficiais e profundas da epiderme, eliminando células mortas, sebo, suor, comedões (cravos) e inflamações que obstruem os poros e prejudicam a saúde e aparência da pele.

Muito indicada por dermatologistas e cada vez mais requisitada em clínicas estéticas, a limpeza de pele é a solução para quem quer ter uma pele bonita e uniforme, prevenindo-se contra o envelhecimento precoce. No entanto, devido ao valor do procedimento, muitas vezes é inviável realizá-lo com um profissional, já que a indicação é que a limpeza profunda da pele seja realizada pelo menos uma vez por mês.

A boa notícia é que você mesmo fazer sua limpeza de pele em casa, de forma simples e sem gastar muito. No próximo tópico, mostraremos alguns cuidados específicos que devem ser seguidos.

Como fazer a limpeza de pele em casa?

Para fazer a limpeza de pele em casa sem correr o risco de danificá-la, a primeira coisa que você precisa saber é qual o seu tipo de pele (seca, oleosa ou mista) e os dermocosméticos adequados para ela.

Fique atento ao laboratório responsável pela fabricação e sempre escolha produtos que sejam dermatologicamente testados, com tecnologia e fórmulas que não obstruem os poros e preservam a barreira natural da pele.

Para realizar uma limpeza de pele em casa, você precisará de:

  • água;
  • gaze (aquelas de farmácia, usadas em curativos);
  • sabonete de rosto ou gel de limpeza antioleosidade;
  • esfoliante adequado ao seu tipo de pele;
  • hidratante facial para finalizar.

Agora, vamos ao passo a passo para realizar o procedimento:

1º passo

Com o sabonete ou o gel de limpeza facial apropriado para a sua pele, lave o rosto e retire com cuidado toda a oleosidade, maquiagem e sujeira visível.

2º passo

Ferva a água e despeje-a em uma bacia. Posicione o rosto sobre o vapor e espere cerca de 3 minutos, ou até que os poros do seu rosto estejam dilatados.

3º passo

Aplique o esfoliante facial e faça movimentos circulares suaves sobre a pele, por aproximadamente 2 minutos, para eliminar as células mortas e excesso de impurezas. Em seguida, enxague o rosto com água morna para remover o produto.

4º passo

Com a ajuda das gazes (para evitar o contato das unhas com a pele) e das pontas dos dedos, remova os cravos e espinhas superficiais.

Atenção: nunca esprema cravos e espinhas com as unhas! Além de machucar a pele e causar manchas, as bactérias encontradas nas unhas podem agravar os riscos de infecções na pele.

5º passo

Para finalizar, enxague o rosto com água fria para fechar os poros e aplique um hidrante ou tônico adequado ao seu tipo de pele. Cuidado com dicas caseiras nessa etapa, pois alguns ingredientes, por mais naturais que sejam, podem provocar sérios danos a sua pele. Em hipótese alguma utilize produtos que não sejam dermatologicamente testados e indicados para o seu tipo de pele.

Diante de qualquer sinal de alergia e irritação, ou se tiver dúvidas sobre qual é o melhor procedimento ou dermocosmético para limpeza de pele, consulte um dermatologista.

Gostou dessas dicas e quer continuar por dentro de outros cuidados para manter sua pele mais jovem e bonita? Basta seguir as nossas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!

Lembre-se de procurar um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agendar a sua consulta.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.