Cuidados com a pele no inverno: 4 práticas para evitar o ressecamento

pele no inverno

Escrito por

Equipe La Cutanée

O clima mais ameno costuma ser bastante aguardado, especialmente em um país com características tropicais onde a maioria das cidades experimenta dias de calor extremo. No entanto, é muito importante tomar alguns cuidados com a pele no inverno, seguindo algumas dicas práticas para evitar o ressecamento.

O fato é que, independentemente de você ter uma pele oleosa ou seca, esse é um período no qual ela estará exposta a diferentes agentes agressores e, por isso, é importante manter uma rotina diária de cuidados para manter a aparência da pele saudável. Confira o post de hoje e descubra como fazer isso.

1. Faça limpezas faciais

O primeiro dos cuidados com a pele no inverno que você não pode deixar de tomar é fazer limpezas faciais para a remoção das impurezas que se depositam na pele ao longo do dia. A poluição das grandes cidades, além de prejudicar a saúde como um todo, também é muito prejudicial para a pele.

No entanto, é importante fazer isso com produtos específicos, como um gel de limpeza e/ou água micelar ou até mesmo com água fria.

O banho muito quente pode danificar a barreira protetora da pele. Isso pode causar alguns problemas, como vermelhidão e, produção excessiva de óleo. Aposte em banhos frios ou mornos e lembre-se de não demorar muito tempo no chuveiro.

2. Utilize produtos específicos

Utilizar produtos específicos para a pele é muito importante e, por isso mesmo, você deve evitar artigos genéricos ou de baixa qualidade. Utilize bons dermocosméticos para a nutrição e regeneração da pele. Além disso, bons produtos devolvem a barreira de proteção natural da pele, que perdemos ao longo do dia.

Outra excelente dica é apostar no uso de produtos antioxidantes para o combate dos radicais livres e do envelhecimento precoce.

O uso de sabonetes e outros itens inapropriados para seu tipo de pele pode agravar o ressecamento, e o ideal é contar com um dermatologista para uma conduta mais acertada.

3. Trate a pele com delicadeza

Lembre-se: a pele é o maior órgão do corpo humano e uma poderosa barreira contra a entrada de agentes nocivos no organismo. Diante dessa realidade, tratá-la com delicadeza é muito importante. Evite, por exemplo, esfregar toalhas rígidas na face, pois a fricção remove a camada de gordura.

O ideal é dar preferência para toalhas macias de algodão e pressioná-las suavemente sobre o corpo para secá-lo. Reduza também o uso de esponjas e buchas, pois elas deixam a pele vulnerável. Esfoliações devem ser evitadas ou, feitas sob orientação de seu dermatologista.

4. Remova toda a maquiagem antes de dormir

Por fim, nunca é demais lembrar que é preciso remover toda a maquiagem, especialmente antes de dormir. Pouco adianta tomar todos os cuidados anteriores se você não realizar essa etapa, pois os seus resultados seriam minados.

Diante disso, aposte em demaquilantes e soluções específicas que tenham moléculas para atrair a oleosidade e a sujeira sem agressões. Dê preferência a fórmulas mais suaves e indicadas para o seu tipo de pele.

E agora, já sabe quais são os principais cuidados com a pele no inverno? Gostou do conteúdo? Então confira também nosso artigo sobre os tipos de pele e suas características.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.