Excesso de sol pode causar envelhecimento precoce

Escrito por

Equipe La Cutanée

O rosto, pescoço e mãos são as partes do corpo mais prejudicadas com o excesso de sol. Os primeiros sinais de envelhecimento precoce aparecem nessas regiões. Leia esse artigo e saiba como a exposição prolongada aos raios solares podem prejudicar sua pele!

O verão chegou e é o momento de redobrar os cuidados com a saúde da sua pele. Sabemos que essa atenção pode ser um pouco mais difícil nessa época do ano, pois aumentam as atividades ao ar livre. No entanto, é preciso ter cautela: o contato com o sol pode influenciar na aparência da pele. Entre os principais problemas causados pelo excesso de sol estão: queimaduras e envelhecimento precoce, acne, alergias, manchas e até câncer.

O sol é, definitivamente, um dos principais causadores de sinais do envelhecimento precoce da pele, que se apresentam como linhas finas, rugas, manchas e flacidez. A radiação UV favorece o estresse oxidativo. Assim, há um aumento na produção de radicais livres – moléculas instáveis que danificam as células saudáveis da pele -, promovendo linhas finas, rugas e manchas na pele.

Além disso, depois de exagerar na exposição solar, a pele pode apresentar um aspecto ressecado em resposta aos danos causados. Isso acontece porque a radiação UV faz com que a pele perca a umidade presente nas camadas mais externas da pele, que, então, fica mais propensa ao ressecamento. Além disso, a perda de hidratação também favorece o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Envelhecimento das mãos

Você também já deve ter percebido que os primeiros sinais do envelhecimento da pele costumam aparecer nas mãos. Isso acontece porque a região costuma ser esquecida na hora dos cuidados diários e está sempre exposta a elementos externos que aceleram o processo. É possível perceber o surgimento de manchas de diferentes tipos, rugas finas, além do aspecto flácido com veias aparentes, sinais típicos de uma pele envelhecida.

Alguns fatores podem contribuir para o envelhecimento das mãos. Um deles é a constante exposição solar sem proteção na área ao longo dos anos, que ocasiona as manchas senis, resultado do efeito cumulativo do sol sobre a pele.

Cuidados com o pescoço

A pele do pescoço, assim como a das mãos, é uma das mais sensíveis e fica bastante exposta. Além disso, a região é bem fina, com cerca de apenas 2mm de espessura, o que a torna mais propensa ao ressecamento. Diferentemente da pele do rosto, a área do pescoço possui uma quantidade menor de glândulas sebáceas, o que prejudica a capacidade da área de manter-se hidratada. É comum ver marcas horizontais na região, que, com o tempo, viram linhas profundas.

Como prevenir e tratar o problema!

A proteção solar continua sendo a melhor prevenção e também o melhor tratamento para o envelhecimento da pele, usar um fotoprotetor que protege contra todos os tipos de raios ultravioleta, reaplicar o produto ao longo do dia e utilizar a quantidade recomendada é a melhor maneira de combater o problema. Lembramos ainda que a radiação visível/azul e infravermelha causam danos ireversíveis a pele.

Observe se o filtro solar escolhido por você é seguro para sua saúde e se não afeta ao meio ambiente, saiba como descobrir essa informação conferindo a matéria Composição do filtro solar.

Além da ajuda do fotoprotetor existem alguns produtos específicos para retardar o envelhecimento da pele do corpo, além de prevenir os possíveis danos causados pela exposição aos raios solares, alguns nutrientes como o resveratrol, poderoso antioxidante encontrado na semente e casca da uva. Que ajuda a prevenir rugas, linhas de expressão, flacidez, manchas, entre outros.

Você pode contar também com a ajuda da famosa Vitamina C, outro poderoso antioxidante, que ajuda a prevenir e tratar os principais causadores do envelhecimento precoce além de diminuir as manchas na pele.

Por este motivo a La Cutanée desenvolveu o Revytra Antissinais Corporal, desenvolvida com uma fórmula completa, e especícifica para combater os principais sinais do envelhecimento, ele é ideal para as regiões mais expostas a radiação UV, como as mãos, braço e colo ou conforme a orientação do seu Dermatologista.

O Revytra Antissinais contém em sua Fórmula, Vitamina C, Vitamina A, Resveratrol, Ácido Hialurônico, Ácido Glicólico, Extrato de chá verde, Extrato de Ginkgo Biloba, e Água Thermal ingredientes que trabalham de forma sinérgica, onde um ativo potencializa o resultado do outro.

 

Proteja-se do sol

Usar protetor solar diariamente e reaplica-lo na quantidade certa é importante para evitar o envelhecimento precoce da pele e o seu ressecamento. A La Cutanée possui uma linha de produtos para proteger seu rosto, mãos e pescoço dos efeitos nocivos do sol. E lembre-se sempre de consultar seu dermatologista. Confira no link.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.