Mais que estética: questão de saúde

Escrito por

Equipe La Cutanée

Infelizmente, talvez por falta de conhecimento, ou mesmo certo preconceito existe uma cultura de que os cuidados com a pele são apenas vaidade, mas, cuidar da pele não é somente uma questão de estética, e sim, uma questão de saúde. A ciência tem demonstrado a cada dia a ligação entre a estética e a saúde.

Autoestima

Ter uma boa autoestima é questão fundamental para a saúde, principalmente, saúde mental e emocional. Conhecer suas qualidades, seus pontos fortes, suas características positivas traz confiança e uma visão correta de si mesmo para o indivíduo.

E para ter uma boa autoestima é necessário gostar de si mesmo e se amar. Você provavelmente já ouviu a expressão “Quem ama, cuida” e isto vale com o amor próprio, pois quem se ama também se cuida. Pessoas que praticam o autocuidado, que investem tempo em si mesmas, tendem a ter uma autoestima mais elevada. Cuidar da pele (também) com esse intuito traz resultados positivos e visíveis.

Aparência realmente não é tudo! Mas uma boa percepção de si mesmo em frente ao espelho é muito significativo.

Envelhecimento saudável

Quando falamos da importância de cuidar da pele como forma de saúde também é necessário lembrar do envelhecimento saudável. Os anos passam e o corpo e a pele sentem o desgaste do tempo. Isto faz parte do processo natural da vida, mas é possível passar por este processo de forma saudável, e amenizar os danos causados por ele. Por isso, envelhecer de maneira saudável é primordial.

Beber muita água, hidratar a pele, ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes e fazer exercício físico, são de extrema importância. Hábitos ruins e vícios são nocivos à pele e produzem danos pesados ao organismo. Alguns desses danos levam anos para aparecer. Mas não se engane. Um dia a “conta” chega para todas as pessoas.

Câncer de pele

Como já vimos aqui no blog, o câncer de pele é mais comum do que a gente imagina. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), de todos os casos de câncer registrados no Brasil, 33% são câncer de pele. Ainda de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos os anos, o país tem registro de, aproximadamente, 180 mil novos casos. Além disso, pessoas com histórico da doença na família, aquelas que desenvolvem muitas pintas na pele, e as pessoas de pele mais clara são mais suscetíveis.

Outro fator de risco no país é que há, ainda, um tipo de câncer que acomete mais pessoas afrodescendentes e com origem asiática e por conta da alta miscigenação do Brasil, esse tipo acaba sendo comum por aqui também.

Por isso que cuidar da pele é muito mais que questão estética: é questão de saúde! Passar filtro solar diariamente precisa fazer parte da rotina e dos hábitos. É como escovar os dentes. Você aprendeu quando era criança e levou o ensinamento para a vida, entendendo a importância do gesto. Use protetor diariamente e não apenas no rosto. Além disso, ensine isso às crianças a sua volta, É muito mais fácil absorver um hábito enquanto criança. Já que os adultos tendem a ter dificuldade com as mudanças.

Melasmas

Outro bom motivo para passar e reaplicar o protetor solar é a proteção da pele contra os melasmas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o melasma é “uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo”.

O melasma também acontece em homens, mas é muito mais comum e frequente nas mulheres. Ainda segundo a SBD, “não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição”.

Como aumentar a proteção!

A SBD é clara: a melhor prevenção para o melasma é usar filtro solar! E o filtro deve ser utilizado todos os dias. Mesmo que o tempo esteja nublado ou chuvoso. A Sociedade Brasileira de Dermatologia destaca, ainda, que “como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma. Por isso, devem-se associar à fotoproteção filtros físicos, que protegem da luz visível. Outra medida importante é a reaplicação do filtro solar, para manter a proteção adequada durante todo o dia”.

Outro ponto fundamental a ser lembrado é que o protetor deve estar associado a outros cuidados, como roupas adequadas e equipamentos de proteção. São roupas, óculos escuros, bonés, chapéus ou viseiras que protejam diretamente o rosto e o colo. Usar produtos adequados e evitar exposição ao sol é um ótimo conjunto de ações.

Uma boa alternativa de proteção eficiente para quem tem a vida corrida e gosta de produtos práticos é usar um pó compacto com proteção solar. Até porque, depois de aplicar uma base, além de ser mais difícil de reaplicar o filtro, a tentativa não deixa um aspecto agradável na maquiagem. Mas, principalmente no verão, é comum que a oleosidade leve embora aquele aspecto de pele sequinha e também deixe o rosto mais suscetível à exposição da luz. Por isso, um produto prático ajuda bastante. O pó deve ser aliado ao uso do protetor solar tradicional e utilizado como forma de reaplicação.

E como vimos até aqui, passar protetor uma vez por dia no rosto, não garante prevenção ao fotoenvelhecimento. É preciso utilizar um filtro bom e reaplicá-lo algumas vezes ao longo do dia.

Praticidade e tecnologia em benefício da saúde

Para quem sofre com excesso de oleosidade na pele do rosto, é possível optar por um pó facial com proteção. Além de proteger a pele, o produto ainda confere um efeito matte. O SOLARY Booster Filtro Solar FPS 50 é eficiente porque é indicado para proteção contra os principais causadores do fotoenvelhecimento cutâneo, os raios UVA, UVB, IV e luz visível/azul. É indicado para todos os tipos de peles, em especial com manchas, sensíveis e oleosas. Possui três diferentes tonalidades (Light, Nature e Rosê) para atender a diferentes tipos de pele.

Além disso, o SOLARY Booster Filtro Solar FPS 50 cobre e disfarça imperfeições; disfarça os poros abertos, mas sem obstruir a pele; deixa a pele mais homogênea; tem um poderoso efeito matificante e sem brilho (testa brilhando, nunca mais!); é dermatologicamente testado; livre de parabenos, de óleo mineral e sem fragrância; e também não é testado em animais.

Saúde é equilíbrio

Lembre-se que saúde também é equilíbrio. Cuide do seu corpo de maneira saudável. Pense no envelhecimento que você deseja ter no futuro e não se esqueça de cuidar também da sua mente. Já diz aquela velha frase: mente sã, corpo saudável!

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.