Saiba o que é fotoenvelhecimento e como evitar esse problema

Escrito por

Equipe La Cutanée

Muitas pessoas ainda pensam que as rugas e linhas de expressão são causadas apenas  pela idade, mas não é bem assim. O fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele provocado pelo sol em excesso e sem proteção. 

O dano causado pelos raios UV, altera a produção de proteínas, de colágeno e elastina, além de aumentar sua degradação pelas metaloproteinases. Então, devido à exposição aos raios UV na pele, algumas enzimas degradam ainda mais o colágeno. Com o passar do tempo, esse processo produz lesões pigmentares e ressecamento na pele, além de rugas, flacidez e aumento nas linhas de expressão.

Outro fator externo que pode contribuir para o envelhecimento precoce é a poluição que, juntamente com o sol, estimula a produção de radicais livres na pele. Esses radicais livres podem danificar as células sadias do nosso organismo e, quanto maior for o dano causado, maior será a chance de desenvolvimento de rugas, doenças crônicas e outras doenças como, por exemplo, o câncer de pele.

O fotoenvelhecimento é perceptível nas partes mais visíveis do corpo que geralmente recebem uma exposição significativa do sol : rosto, pescoço, colo e  mãos. Nas mulheres, a parte superior exposta do tórax é outra área onde o fotoenvelhecimento é visto. Os lábios também podem mostrar sinais de danos excessivos ao sol.

Identificando o fotoenvelhecimento

O envelhecimento intrínseco (cronológico) acompanha o processo ocorrido também com outros órgãos diante da degeneração natural do corpo e não tem relação com fatores ambientais. Com o passar dos anos, as células diminuem sua capacidade de renovação e  a produção das fibras de colágeno e elastina diminui drasticamente, o que confere firmeza  e tonicidade. Assim, a pele perde elasticidade e se torna mais fina e flácida, passando a apresentar rugas. 

Já o fotoenvelhecimento tem características que o diferenciam do envelhecimento cronológico da pele. Apenas a pele que foi cronicamente exposta à radiação UV é que apresentará os sinais do fotoenvelhecimento (áreas da pele que costumam ser cobertas pelas roupas ou protegidas do sol não apresentam tais sinais). 

Ao penetrarem na derme, os raios ultravioletas provocam quebra das fibras colágenas. Se na juventude a pele consegue corrigir naturalmente essas alterações provocadas pelo sol, na maturidade já não é mais possível reverter os danos. Conforme o tempo passa, a pele incorretamente reconstruída forma rugas e adquire um aspecto “curtido”, apresentando manchas acastanhadas.

Como prevenir o fotoenvelhecimento

A melhor forma de combater o fotoenvelhecimento é a proteção solar, é de extrema importância a escolha de um filtro solar que tenha amplo espectro de proteção, com alto fator de proteção FPS.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o fator de proteção solar mais indicado para a população brasileira é de no mínimo 30, é importante verificar se seu protetor tem fator de proteção UVA, responsável pelo envelhecimento da pele e pode causar câncer. A radiação Infravermelha e a Luz visível/azul são muitas vezes deixadas de lado por falta de conhecimento sobre os danos causados por elas, são também causadores do envelhecimento precoce e necessitam também de proteção. É preciso ser bastante cauteloso na escolha do filtro solar e estar atento se o filtro desejado realmente tem proteção de amplo espectro, contra todas as radiações citadas acima (UVA, UVB, luz azul/visível e infravermelho).

Assim como também é recomendado o uso de óculos, chapéus e roupas que diminuam a incidência direta. O filtro solar é vital para evitar não somente esse envelhecimento cutâneo precoce como também uma diversidade de doenças de pele e até mesmo o câncer. 

Fotoproteção Segura 

Pensando nisto a La Cutanée, movida pelo propósito de oferecer uma ampla e segura proteção, desenvolveu o SOLARY AOX gel- creme, um filtro solar com amplo espectro de proteção, FPS 60, UVA 47, proteção contra a Radiação Infravermelha e Luz visível/azul. Além de ser totalmente seguro à saúde e ao meio ambiente, pois não contém em sua fórmula substâncias tóxicas que podem ser bioacumuladas no organismo. Dentre estas substâncias que estão ausentes no SOLARY AOX, mas, presentes na maioria dos filtros solares do mercado, podemos citar os derivados do cinamato, cânfora, benzofenona e Homosalate.

O fotoprotetor ideal para quem se preocupa com a saúde e a preservação do meio ambiente, o Solary AOX é um produto vegano, nenhum teste é realizado em animais e possui uma embalagem biodegradável.

O Solary AOX contém Phloretin em sua fórmula, um poderoso Antioxidante com ação anti-idade, que ajuda a diminuir os sinais do envelhecimento como as rugas e linhas de expressão, ajuda também a diminuir manchas de pele,  combatendo inclusive o melasma. Possui toque seco e é ideal para todos os tipos de pele.

Consulte seu dermatologista

Todas as informações citadas acima possuem respaldo científico e são devidamente comprovadas, mas, meramente informativas, por isto não dispensam a consulta a um Dermatologista, que irá analisar a especificidade de cada pele individualmente.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.