Pode até parecer clichê, mas o melhor tratamento para a pele continua sendo a prevenção. O mundo mudou, tudo evoluiu e a tecnologia trouxe inúmeras possibilidades para quem procura ter uma pele com aspecto jovem, bonita e saudável. Afinal, uma pele bem cuidada é um bom cartão de visita. E para isso, o melhor procedimento dermatológico é a prevenção.
Uma pessoa que faz uso constante de protetor solar, que consome a quantidade ideal de água por dia e não mantém maus hábitos, como o uso do cigarro, por exemplo, com certeza, colherá o resultado desses cuidados ao longo dos anos. Até porque, a partir dos 25 anos, a pele já começa a sofrer com o processo de envelhecimento, inclusive, com a perda de colágeno.
Fotoenvelhecimento
É natural que, com o passar dos anos, a pele envelheça. Imaginar que aos 50 anos a pele estará como aos 20 anos é apenas uma utopia. O envelhecimento intrínseco é um caminho natural. Já o envelhecimento extrínseco é aquele causado por fatores externos como o sol, poluição e maus hábitos. Este último, sim, pode ser evitado e até adiado com alguns cuidados específicos.
Protetor Solar
A sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirma que o protetor solar é o ingrediente mais importante na prevenção, principalmente na proteção do fotoenvelhecimento. Ele “deve ser usado em dias de sol e de chuva, pois a emissão de raios UV é diária, sendo que o contato destes com a nossa pele é igualmente diário. Os raios UV são os principais indutores de danos a pele, sendo que a produção exacerbada de radicais livres que causam danos ao DNA em macroproteínas como colágeno e elastina causando rugas, flacidez e manchas
O protetor solar protege não somente do sol, mas também das luzes a que somos expostos todos os dias. As luzes do escritório, do computador que muitas vezes trabalhamos ao longo de oito horas seguidas e do celular que é utilizado quase que o dia todo, também causam danos a pele. Luz azul e infravermelho também induzem a formação do melasma, aquelas manchas escuras que aparecem geralmente no rosto, mas podem se estender para outras partes do corpo.
Por isso, é importante que o filtro solar seja utilizado todos os dias no rosto, pescoço, colo e mãos, e em todas as partes que recebam a incidência da luz.
Cuidados com o pescoço
A pele do pescoço e do colo também precisa de cuidados e atenção. Um dos principais erros de quem já se adaptou ao uso diário do protetor solar facial é esquecer-se de passá-lo também no prolongamento do rosto. E é muito comum que a pessoa “entregue a idade” devido ao estado da pele do pescoço e do colo. A pele do pescoço, colo, mãos e braços são regiões que ficam bastante expostas a luz solar, a luz azul e ao infravermelho, e como consequência aparecem danos cutâneos como manchas, flacidez, rugas, ressecamento entre outros sinais da idade.
E para que isso não ocorra, a própria Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) expõe dicas valiosas: A pele do pescoço precisa de cuidados diários como, limpeza, fotoproteção, hidratação e cremes antienvelhecimento. Esses cremes podem conter ácidos, (acido retinoico, acido glicólico) antioxidantes (vitamina C, vitamina E, resveratrol) peptídeos, estímulo de colágeno e hidratantes potentes (ácido hialurônico, ceramidas, ureia, glicerina).
Já conhece o Revytra Creme Corporal Anti Sinais? É um poderoso antioxidante desenvolvido especialmente para a região do pescoço, colo, braço e mãos. Promove a renovação epidermal, suaviza manchas, melhora a textura, firmeza e elasticidade da pele proporcionando maior maciez suavidade e brilho.
Comece hoje
Se você chegou até aqui e se percebe motivada a cuidar da sua pele, não desperdice mais nenhum dia.
Que tal começar hoje mesmo uma rotina diária de skincare? Aproveite as dicas deste post e comece agora a dar mais atenção a você, à sua autoestima e à sua saúde. Faça uma boa limpeza na face todos os dias, use um anti-idade e aplique o filtro solar, não esqueça de um bom hidratante e remova sempre a maquiagem.
Não perca mais tempo. Cada novo dia conta! Ah, e não se esqueça das regiões mais fotoexpostas pescoço, colo, mãos e braços!