Quais os efeitos da menopausa na pele? Aprenda também a prevenir e tratar

Escrito por

Equipe La Cutanée

Entendendo a Menopausa:

Efeitos da menopausa na pele é um assunto que deve ser abordado entre as mulheres, pois a menopausa pode até estar distante para você, mas uma hora ela vai chegar, e o importante é tomarmos todas as medidas de prevenção necessárias para que isso não seja um problema para sua pele futuramente. E caso você já esteja passando por esta fase da vida, não se desespere, você pode começar a tratar a partir de agora sem problemas. 

 

A menopausa é uma época que a mulher passa por uma série de alterações hormonais e isso afeta diretamente a saúde e a qualidade da pele, por isso temos que nos preparar para essa condição fisiológica inevitável e natural de toda mulher.

 

É definida como a última menstruação, que acontece geralmente entre os 45-55 anos, lembrando que isso não é uma regra, podendo variar de mulher para mulher, marcando o fim da fase reprodutiva.

 

E hoje, preparamos este blog, para explicar as consequências da chegada da menopausa para a pele, bem como dicas de prevenção e tratamento em decorrência desse fenômeno fisiológico.

 

Conheça os principais Efeitos da menopausa na pele

 

Durante a menopausa ocorre uma série de alterações hormonais na mulher com consequências fisiológicas e emocionais, e claro, assim como todo o corpo, a saúde e qualidade da pele é impactada negativamente.

 

Um dos principais hormônios produzidos pela mulher ao longo da vida é o estrogênio, que é produzido pelos ovários, a produção deste hormônio inicia na puberdade e finaliza com a chegada da menopausa. 

 

O estrogênio é um dos responsáveis pelo impulsionamento da produção de colágeno e elastina, que são proteínas extremamente importantes para manter nossa pele mais firme, bonita e jovem. Além disso, também devido aos baixos níveis desse hormônio observamos outras alterações na pele da mulher, como ressecamento, perda da luminosidade, flacidez, e, além da carência de vitaminas.

 

Hábitos ruins como a exposição demasiada ao sol e poluição, consumo excessivo de álcool e tabaco, aceleram o envelhecimento e podem acentuar os efeitos da menopausa na pele.

 

Tratando os Efeitos Menopausa na Pele (Pré e Pós)

 

1-Limpeza da Pele Diurno e Noturno

Independente de você usar ou não maquiagem, o primeiro passo para qualquer rotina de skincare é limpar a pele. Uma pele limpa e desobstruída estará mais receptiva ao tratamento.  Aplicar a Água Micelar é o início de uma limpeza eficiente da pele, ela removerá as impurezas derivadas da poluição e da maquiagem, desobstruindo os poros e permitindo que a pele respire.  A fim de complementar o processo, lave o rosto com um ou gel de limpeza específico para seu tipo de pele e na hora de lavar, evite sempre a água muito quente.

 

2- Hidratação

 

Sua pele precisa ser hidratada, muito mais do que quando você era mais jovem, com o passar dos anos a pele vai ficando mais seca, pois as glândulas sebáceas ficam menos ativas e a capacidade de retenção de água diminui. Uso tópico de um potente hidrante facial exerce uma função de protetora, emoliente preservando a barreira natural da pele evitando o ressecamento e a entrada de micro-organismos que podem causar infecções cutâneas. Hidratar a pele da maneira certa a deixa viçosa, bonita e saudável, garantindo que a quantidade de líquido entre as células seja grande, deixando-a bem conservada. Além da hidratação tópica, a ingestão de água também é importante. 

 

3- Sérum anti-idade 

Devido as variações hormonais, a pele da mulher menopausada deixa mais evidente os sinais do envelhecimento como rugas, manchas e flacidez. Sendo assim se faz necessária a aplicação de um sérum anti-idade.

Diurno: Para tratamento diurno, um anti-idade com Vitamina C, associada a vitamina E terá ação antioxidante, clareadora, secativa, anti-inflamatória agindo diretamente na redução de rugas, trazendo viço e luminosidade à pele. Conheça o Revytra C  um sérum clareador e potente antiaging composto por Vitamina C 20% nano, Ácido Hialurônico, Ácido Ferúlico + Idebenona + Vitamina A e E.. Estudos clínicos comprovam eficácia clareadora, antirrugas, melhora da firmeza, hidratação profunda e luminosidade.

 

Noturno: A rotina de cuidados noturnos tem um papel fundamental no tratamento da pele. Depois de  devidamente higienizada a pele estará livre de qualquer impureza que tenha sido acumulada durante o dia e a aplicação de um sérum anti- idade noturno promoverá a renovação e o reparo da pele.  Para uso noturno é interessante um produto que contenha Retinol associado a um mix de vitaminas para nutrição dérmica e ativo antipoluição.  Conheça o Revytra V- Skin Sérum anti-idade com alto poder de renovação da pele, composto por Retinol, Vitamina C, Ácido Hialurônico + Blend de vitaminas. Possui ação comprovada na redução de rugas e linhas, renovação da pele, melhora da firmeza e aparência geral da pele do rosto.

 

4 – Proteja sua pele do sol

O cuidado com a proteção solar é importante em qualquer idade, porém durante o período da menopausa é preciso reforçar esses cuidados. Como sua pele está mais frágil, uma exposição direta sem a devida proteção, pode ser um grande problema. É necessário usar um filtro solar de amplo expectro, que deve ser reaplicado a cada 2 horas. Sabendo que a reaplicação algumas vezes é negligenciada devido a correria do dia, a La Cutanée desenvolveu o Solary BB Blur, um pó compacto com filtro solar FPS 50 e UVA 39, este produto oferece proteção e praticidade.  

Solary BB Blur, é indicado para proteção contra, os raios UVA, UVB, IV e luz visível, tem cobertura de maquiagem em três tons, ideal para reaplicar com praticidade durante o dia. Este produto é indicado para todos os tipos de pele. 

 

O tratamento preventivo é uma excelente forma de chegar na menopausa sem maiores problemas para a sua pele. No entanto, se você já está na menopausa ainda dá tempo para minimizar os efeitos negativos decorrentes dessa condição, basta intensificar os cuidados citados acima e seguir algumas dicas: 

 

Mantenha uma dieta saudável e equilibrada algumas mulheres acabam errando na hora da alimentação, muitas acabam seguindo uma dieta hipocalórica durante a menopausa por medo de ganhar peso, porém para você manter a pele bonita e principalmente saudável, você precisa fazer uma dieta equilibrada, incluindo todos os grupos de nutrientes.

 

Beba bastante água, a água melhora a hidratação e elasticidade da pele dando uma aparência mais jovem e saudável. Além disso, auxilia na digestão, melhora o desempenho físico, estimula o cérebro, favorece o trabalho dos rins e ajuda a combater doenças.

 

Atenção para a área dos olhos e pescoço,  a área dos olhos exige mais atenção, por ser naturalmente mais fina e sensível. Busque por produtos que hidratem esta região e sejam oftalmologicamente testados.

O Pescoço é uma região bastante foto exposta e frequentemente não recebe a mesma atenção dada aos cuidados com o rosto.  Com a chegada da menopausa, o pescoço  tende a ficar mais flácido, invista em um creme anti sinais  com ativos que combatam as manchas, flacidez e rugas. Revytra Creme Anti Sinais Corporal possui Vitamina C, ácido glicólico, resveratrol, ácido hialurônico, vitamina A e E, extrato de chá verde e extrato de ginko biloba. É um potente antioxidante que promove a renovação epidermal, melhorando a elasticidade, firmeza, brilho  e textura da pele, além de suavizar manchas.

 

Consulte sempre um dermatologista.

 

Recomendamos também, a leitura: Conheça os 10 antioxidantes mais prescritos pelos dermatologistas.

Gostou deste conteúdo? Conheça mais sobre os nossos produtos em www.lacutanee.com.br 

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.