Conheça os 10 Antioxidantes mais prescritos pelos dermatologistas

Escrito por

Equipe La Cutanée

No blog de hoje, vamos falar um pouco sobre os 10 antioxidantes tópicos que são os mais prescritos pelos dermatologistas e mostrar porque eles são importantes, no combate aos sinais do envelhecimento.

O que são os radicais livres?

Os radicais livres também conhecidos como espécies reativas de oxigênio, são moléculas instáveis, produzidas endogenamente.
Radicais livres endógenos são produzidos em todo o nosso organismo inclusive na pele. Quando ocorre uma produção exagerada, que o nossos sistema antioxidante fisiológico não consegue neutralizar, esse excesso provoca danos ao DNA, em macromoléculas como o colágeno, ácido hialurônico, entre outros. Alguns fatores externos podem desencadear essa produção exacerbada tais como:

  • Exposição ao sol
  • Poluição
  • Luz visível
  • Infravermelhos
  • Alimentação desequilibrada
  • Tabagismo e consumo excessivo de álcool.
  • Entre outros.

O excesso de radicais livres desencadeia uma série de alterações na pele, entre eles o aparecimento dos principais sinais de envelhecimento como rugas, manchas, flacidez.
Além disso, eles acabam por destruir o colágeno, o que danifica muito a nossa pele e favorece o surgimento de rugas. Quando utilizamos produtos que contenham antioxidantes, estes terão uma ação especifica contra os radicais livres.

Antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que combatem e neutralizam os radicais livres.
Podemos citar dois tipos de antioxidantes: os enzimáticos, que são de produção natural da nossa pele e os não enzimáticos que são como as vitaminas em geral e diversas outras substâncias.
Antioxidantes agem impedindo que os radicais livres ataquem as células, logo impedindo as possíveis lesões causadas pelos radicais livres. Além disso, ainda reparam os danos causados por essas moléculas, reconstruindo as células danificadas.
Com o decorrer do tempo, nossos níveis de antioxidantes ficam reduzidos e precisamos repor. Essa reposição pode ser por via tópica, ou seja, diretamente na pele ou por via oral.

Já deu para entender que os antioxidantes são poderosos aliados no combate dos radicais livres e do envelhecimento precoce não é mesmo? Vamos agora para os 10 antioxidantes mais indicados pelos dermatologistas.

1# Vitamina C

A vitamina C é uma das queridinhas dos dermatologistas e não poderia estar em outro lugar se não fosse no topo de nosso top 10. A Vitamina C é um poderoso (1) antioxidante – capaz de neutralizar os radicais livres, além de diversos outros benefícios ; (2) clareador – inibe a formação de melanina, pigmento responsável pela formação de manchas escuras na face, também conhecida por melasma; (3) Redução de rugas e flacidez – aumenta a síntese de colágeno e elastina na pele. (4) anti-inflamatória – ajuda bloquear a formação das principais substâncias pró-inflamatórias; (4) potencializa a ação protetor solar – estudos demonstram que o uso da vitamina C antes do filtro solar aumenta a fotoproteção e minimiza drasticamente os danos causados pelo sol;
(5) secativo: melhora a capacidade de regeneração da pele, agindo diretamente na proliferação e migração de fibroblastos (células responsáveis pela regeneração da pele) na área danificada.

Dessa forma, você ajuda a suavizar as linhas do tempo, como flacidez, manchas e as temidas rugas.

2# Vitamina E

Essa é uma vitamina que também é conhecida como tocoferol, possui ação poderosa antioxidante que auxilia na prevenção justamente dos danos causados por radicais livres. Ela auxilia retardando o envelhecimento e prevenindo o câncer da pele, atua também na prevenção e redução de rugas, melhora a cicatrização, além de agir como um poderoso lubrificante e hidratante e por fim auxilia na recuperação da elasticidade cutânea.

É importante nesse caso destacar, que quando associadas, vitamina C e a vitamina E, atuam sinergicamente, uma potencializando a ação da outra, além de melhorar a estabilidade da vitamina C.

3# Phlorentin

Substância eficaz no combate aos radicais livres e na proteção contra os raios UV. Auxilia no clareamento para a pele e ainda previne o aparecimento das rugas. Phloretin é eficaz contra os danos da pele caudados por raios UV. Além disso, o Phloretin tem a capacidade de aumentar a permeação cutânea e interagir com outros ativos antioxidantes naturais e sintéticos. Estudos científicos demonstram que o Phloretin, atua em sinergia, potencializando a atividade antioxidante de ativos que promovem clareamento da pele como: ácido ferúlico, vitamina C e derivados.

4# Resveratrol

O resveratrol é um poderoso antioxidante que complementa a rotina de cuidados anti-idade. Além de proteger contra a ação dos radicais livres, este ativo, também é conhecido por estimular o nosso corpo a produzir outros antioxidantes endógenos, aumentando as defesas das células contra agressões externas. Entre os benefícios do resveratrol, podemos citar: ação antioleosidade, antiacne, anti- inflamatória.

Podemos encontrar o resveratrol na casca da uva tipo vermelha. Este ativo atua em um primeiro momento ligando-se as moléculas dos radicais livres, desativando-as e neutralizando-as e impedindo os danos nas células e DNA da pele.

5# Ácido ferúlico

É também um poderoso antioxidante, que fornece hidrogênio para neutralizar os radicais livres. Também age como substância estabilizadora e reparadora, ajuda também a potencializar a proteção da nossa pele em conjunto com o protetor solar.

Esse ativo, potencializa os efeitos da vitamina C para o nosso rosto. Combinando os dois ativos, você vai ter um poderoso produto antioxidante e iluminador para a pele.

6# Extrato de chá verde

O extrato de chá verde é um excelente aliado no combate aos radicais livres. Diversos estudos demonstram que os componentes fitoquímicos do extrato de chá verde possuem inúmeros efeitos benéficos à pele: clareador, calmante entre outros., Ele possui uma ação rejuvenescedora , capaz de prevenir rugas e melhorar a elasticidade, nutrição e também na maciez em nossa pele.

Produtos com este extrato, são bastante indicados para quem possui linhas finas ou faz um tratamento preventivo. Por isso antes de optar por qualquer produto, é importante consultar um especialista para indicar o mais correto para o seu caso.

7# Niacinamida

A niacinamida é a forma ativa da vitamina B3, é uma substância que auxilia a manter a pele jovem a mais luminosa. Este ativo pode ser utilizado em diversos tratamentos anti-idade, clareamento de manchas e uniformização do tom de pele.

Aplicando produtos com este ativo, temos a niacinamida agindo para estabilizar a função barreira cutânea, reduz a TEWL( que é a perda de água da pele para a atmosfera), que acaba por deixar a pele muito mais hidratada.

Ajuda também na renovação celular, sendo um excelente antioxidante na prevenção do envelhecimento, além de ajudar a controlar a oleosidade excessiva e melhora da aparência em peles envelhecidas, fotoenvelhecidas, ressecadas ou com acnes.

8# Betacaroteno

O betacaroteno é uma das fontes mais abundantes de vitamina A natural. Atua como antioxidante, fortalece o sistema imunológico e fortifica as membranas celulares aumentando a comunicação entre as células. Na pele essa substância atua como poderoso antioxidante potencializando a renovação celular, logo, reduzindo os sinais do envelhecimento.

Ele é encontrado em frutas e vegetais, conhecidos como carotenóides, que são pigmentos amarelo-alaranjados, como beterrabas e cenouras.

9# Licopeno

Este é um potente antioxidante que é capaz de proteger as células do nosso organismo contra efeitos que são nocivos do excesso de radicais livres. Ajuda o organismo a reverter os danos causados pela exposição excessiva ao fumo, poluição e radiação solar.

Ele atua formando uma camada de proteção contra o envelhecimento, o câncer e as doenças cardiovasculares.

É encontrado de forma abundante em tomates, mas também pode ser encontrado em goiabas, melancias e outros alimentos vermelhos.

10# Coa Q10

A Coenzima Q10 além de agir como antioxidante, no combate os radicais livres, auxilia no aumento dos fibroblastos (importantes para produção de colágeno e elastina que dão sustentação a pele) é um potente suplemento nutricional para a pele com ação anti-idade.

E agora que você já conhece os principais antioxidantes mais prescritos pelos dermatologistas, que tal conferir o site do laboratório La Cutanée? Nós trabalhamos com produtos que possuem vários destes ativos como base, e temos uma grande variedade de produtos que podem ser utilizados em diferentes tons e tipos de pele.

Conheça alguns de nossos produtos que contém alta concentração de antioxidantes.

REVYTRA C: É um sérum clareador e potente antiaging composto por Vitamina C 20% nano, Ácido Hialurônico, Ácido Ferúlico + Blend de ativos. Estudos clínicos comprovam eficácia clareadora, antirrugas, melhora da firmeza, hidratação profunda e luminosidade.

REVYTRA V-SKIN: Sérum anti-idade com alto poder de renovação da pele, composto por Retinol, Vitamina C, Ácido Hialurônico + Blend de vitaminas. Possui ação comprovada na redução de rugas e linhas, renovação da pele, melhora da firmeza e aparência geral da pele do rosto.

REVYTRA CREME CORPORAL ANTI SINAIS: trata os sinais do envelhecimento do pescoço, colo, braços e mãos. Contém Ácido Glicólico 10%, Vitamina C 10%, Ác. hialurônico mais blend de ativos com ação clareadora, antioxidante, hidratante e melhoram firmeza/elasticidade.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.