Ácido glicólico: conheça seus benefícios

Escrito por

Equipe La Cutanée

Talvez você nem conheça esse ativo, mas saiba que ele pode te ajudar muito, e vamos te explicar no post de hoje, os principais benefícios que o ácido glicólico pode trazer para a sua pele e mostrar que nem todo ácido pode ser prejudicial na pele, já que este nome geralmente causa muitas dúvidas em todo mundo.

Mas o que é ácido glicólico?

Falando de uma forma mais técnica, o ácido glicólico faz parte da família dos alfa-hidroxiácidos, que são conhecidos também pela sigla AHAs.

 Os AHAs fazem parte de um grupo de substâncias utilizadas para peeling de diferentes intensidade (i.e.fraco médio e intenso), e em produtos dermocosméticos. Ainda fazem parte dessa categoria os derivados do leite (ácido lático), frutas cítricas (ácido maléico e cítrico), uva (ácido tartárico) e cana-de-açúcar (ácido glicólico). Diferenciam-se pelo tamanho da molécula, sendo o ácido glicólico menor e, portanto, com maior poder de penetração na pele. São eficientes no tratamento de rugas, desidratação, espessamento e pigmentação irregular da pele (manchas/melasmas).

Dessa família de AHA, o ácido glicólico é o mais utilizado em formulações cosméticas e, pelo fato de sua molécula ser de tamanho pequeno, tem maior poder de penetração em relação aos outros AHAs. Além da concentração utilizada, é importante considerar o valor de pH da preparação, podendo variar de dois a quatro, e quanto menor seu valor (mais ácido) maior a ação esfoliante do peeling e seu poder irritante na pele (o valor de pH 3,5 é o ideal para uma boa esfoliação e renovação da pele. Importante lembrar que a máxima concentração de ácido glicólico em dermocosméticos é de 10%, assim preconizada pela Anvisa.

Mas como se dá a ação do ácido glicólico?

O ácido glicólico, em contato com a pele intacta, causa um desprendimento do excesso do extrato córneo, causando uma descamação da epiderme que é dependente da concentração usado. A epiderme fica mais fina, as células jovens passam a ficar na superfície. Esse processo seguido, estimula que as células se renovem com mais rapidez e por isso deixando a pele com aspecto mais jovem, iluminado e saudável.

Em baixas concentrações, de 2% apresenta efeito hidratante, concentração de 8-10%, aumentam a produção de colágeno, descamação, renovação epidérmica e um peeling silencioso.

O ácido glicólico não reage diretamente com o sol, por ser esfoliante, deixa a pele mais fina e menos protegida dos raios UV. Por isso é recomendado o uso de filtro solar durante o tratamento.

  • É importante tomar algumas precauções com a utilização do ácido glicólico.
  • Sua pele pode precisar de algum período para se habituar com este ativo. Caso você utilize em excesso, pode vir a causar vermelhidão ou uma descamação em excesso. Isso claro se utilizado em uma escala muito maior que o indicado para a sua pele;
  • É importante, não puxar a camada de pele que se descama com a utilização do produto. Isso se deve pois pode ocasionar hiperpigmentação e até mesmo cicatrizes;
  • Antes de começar a utilizar o produto, é indispensável a visita a um dermatologista para a indicação da concentração correta e dos produtos mais adequados para o seu tipo de pele, pois como falamos, se utilizado em concentrações não ideais, você pode ter problemas, principalmente se a sua pele for muito sensível.

Mas vamos aos principais benefícios que este ativo poderoso pode trazer para a sua pele.

CONHECENDO OS BENEFÍCIOS:

  • Rejuvenesce a pele ( rugas e linhas)

Ácido glicólico age no envelhecimento, promovendo melhoras em relação ao tratamento de rugas superficiais, médias e profundas, manchas senis, flacidez de pele, pele seca entre outas. O ácido glicólico age na atenuação das rugas, por aumentar a síntese de glicosaaminoglicanas, que tem capacidade de fixar a molécula de H2O nos tecidos, aumentando assim o turgor da pele, melhorando o aspecto das rugas superficiais e médias, entre outras substâncias intercelulares da derme que aumentam sua síntese, estimulando por exemplo os fibroblastos a produzir colágeno e elastina.
Em decorrência a isso, ocorre redução de rugas, linhas de expressão, melhora a firmeza e elasticidade de pele.

  • Clareia as manchas e ajuda na remoção de rugas

Como o ácido glicólico é um poderoso ativo que trabalha na renovação celular, quando em altas concentrações, a partir de 10%, temos também o seu potencial clareador de manchas, sendo este benefício resultado do acelerado processo de descamação.

Com isso temos um clareamento uniforme das manchas onde o ácido foi aplicado.

Além do clareamento, por conta da descamação da pele com a utilização de produtos que tenham o ácido glicólico, as rugas tendem a ser tiradas também por conta desta descamação.
O ácido glicólico tem seu efeito potencializado quando associado a Vitamina C, logo seus benefícios como clareador, antirrugas e antioxidante são ainda mais acentuados.

Ajuda no tratamento de estrias

Esse ativo é uma sensação na área dos dermocosméticos para ajudar também em tratamentos contra as temidas estrias. Geralmente, aquelas estrias vermelhas, que estão em estágio inicial tem um resultado melhor na utilização deste produto, as brancas também podem obter bons resultados. Tal benefício, decorre do alto poder de renovação da pele e desta forma minimiza as alterações epidérmicas causas pelo desenvolvimento da estria.

O ácido glicólico pode ser utilizado em todos os tipos de pele

Produtos com este ativo, podem ser utilizados basicamente em todos os tipos de pele, inclusive nas mais sensíveis. Porém é importante a utilização na concentração ideal para não ter maiores problemas, para isso é sempre importante a consulta a um dermatologista de sua confiança.

Bom, já entendemos que este ativo é muito poderoso e pode te ajudar muito na sua rotina skincare, não é mesmo?

Além dos cuidados anti-idade que temos com o rosto, os sinais do envelhecimento, machas do fotoenvelhecimento, flacidez, perda de elasticidade, rugas, perda do viço e luminosidade, também se manifestam nas regiões mais foto-expostas como pescoço, colo, mãos e braços.
Pensando nessa necessidade a La Cutanée desenvolveu o Revytra Creme Corporal Antissinais, produto realmente anti-idade específico para essas regiões, com as seguintes funções: ANTIOXIDANTE, CLAREADOR, RENOVADOR EPIDÉRMICO, HIDRATANDE E FIRMADOR.

Revytra Creme Corporal Anti Sinais

Desenvolvido especialmente para combater os sinais do envelhecimento corporal. Sua fórmula exclusiva contém 10% de ácido glicólico, 10% de vitamina C nanoencapsulada, 1% de Resveratrol, Ácido Hialurônico mais blend de ativos com ação clareadora, antioxidante e hidratante. Melhora a firmeza e elasticidade da pele. Surpreenda-se com sua leve textura, alta espalhabilidade e eficácia comprovada. Sua pele merece o melhor!
Produto dermatologicamente testado e hipoalergênico.

Agora que você já tem um certo conhecimento sobre este ativo poderoso que pode mudar sua pele para melhor, que tal dar uma conferida em nosso site? O Revytra Creme Corporal Antissinais que citamos acima pode ser encontrado no site www.lacutanee.com.br e lembrando caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito deste assunto é só procurar a gente, vai ser um prazer te ajudar a ter uma pele mais saudável e jovem.

A ida ao dermatologista é importante e deve ser uma rotina, não deixe de visitar o profissional de sua confiança para maiores informações do seu tipo de pele em específico.

Leitura recomendada para você: Vitamina C, porque é a queridinha dos dermatologistas?

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.