Os cuidados com a beleza estão cada vez mais populares no Brasil, especialmente pelos benefícios que eles podem trazer para a autoconfiança e para a autoestima das pessoas. Dentro desse contexto, se você tem pele mista, é muito importante conhecer quais são os cuidados essenciais que você deve adotar na sua rotina.

A pele do tipo mista tem características únicas, que a torna diferente e demanda uma atenção especial, sobretudo por conta da oleosidade excessiva que pode ocorrer na chamada zona T, que engloba:

  • testa;
  • nariz;
  • queixo.

Confira o conteúdo a seguir e descubra como você pode cuidar deste tipo de pele.

O que é a pele mista?

A chamada pele mista é uma das mais comuns entre as mulheres brasileiras e, como o próprio nome sugere, possui características de pele seca e oleosa. Isso quer dizer que o rosto possui, ao mesmo tempo, algumas áreas oleosas e outras regiões onde tem aspecto de pele normal ou seca.  

Observa-se, na zona T, por exemplo, os poros tendem a ser naturalmente mais dilatados, enquanto ao redor dos olhos, da boca e nas bochechas, geralmente isso não acontece. Diante dessa realidade, é preciso adotar hábitos e escolher produtos específicos, que possam promover a restauração do equilíbrio e da umidade natural.

Quais são os cuidados essenciais para quem tem pele mista?

Aposte nos hidratantes

Para qualquer pessoa, fazer uma hidratação é muito importante para manter a umidade e a beleza do rosto. No entanto, se engana quem pensa que esse hábito é dispensável para a pele mista. É fundamental apostar em hidratantes que estimulem a renovação celular, especialmente na zona T.

Portanto, uma escolha certeira é utilizar um produto de dupla ação, que hidrate os locais secos e controle o brilho nas áreas mais oleosas. Um sérum específico para o seu tipo de pele é uma opção bastante recomendada, por conta da sua textura fluida em decorrência da composição de água e glicerina, que não deixa resíduos gordurosos.

Use o protetor solar

Muitos dermatologistas e médicos de outras especialidades já alertaram para a importância de utilizar protetor solar mesmo quando não houver exposição direta ao sol, visto que os malefícios dos raios ultravioletas podem ocorrer até mesmo em dias nublados, especialmente em um país tropical como o Brasil.

No caso da pele mista, isso é ainda mais importante, uma vez que a incidência solar tende a aumentar a oleosidade no rosto. Sendo assim, não se esqueça desse produto obrigatório na sua rotina de beleza. Procure escolher um fator de proteção (FPS) acima ou igual a 30 e marcas “oil free”, que não deixem a pele pegajosa.

Faça uma esfoliação semanal

Outro bom hábito que deve fazer parte da rotina de quem tem pele mista é esfoliar o rosto cerca de uma vez por semana. Isso deixará o local livre da oleosidade, evitando pontos negros e manchas, e também retira as células mortas das regiões onde a pele é mais seca.

Entretanto, é importante não exagerar, sob pena de deixar as áreas sensíveis ainda mais ressecadas. Portanto, uma boa escolha é utilizar um gel ou um mousse de limpeza suave, que são produtos leves e que não deixarão resíduos gordurosos no seu rosto, tornando a sua pele muito mais bonita e saudável.

Essas são algumas dicas importantes para você que tem pele mista. Gostou deste conteúdo? Deseja ter acesso a mais informações relevantes para ter uma pele bonita e bem cuidada? Então, que tal assinar agora mesmo a nossa newsletter e receber dicas importantes diretamente no seu e-mail?

Lembre-se de procurar um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agendar a sua consulta.