Os 10 benefícios da Vitamina C

Escrito por

Equipe La Cutanée

Quando você pensa em Vitamina C, o que vem à mente? Talvez seja aquela imagem de um copo grande de suco de laranja. E é muito comum que associemos a vitamina a esta fruta. E está tudo certo. Porém, a Vitamina C, que tem inúmeros benefícios, é encontrada em diversos alimentos. Aqui, vamos listar os 10 benefícios da vitamina C e mostrar onde ela pode ser encontrada. Inclusive, em produtos de beleza.

O que é?

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é uma vitamina que não é sintetizada pelo organismo, ou seja, não é produzida fisiologicamente pelo corpo .Isso quer dizer que nosso organismo terá acesso apenas à quantidade que ingerirmos desta vitamina.
A ciência já comprovou que ela promove inúmeros benefícios como aumento da imunidade, melhora do aspecto da pele, combate dos radicais livres, e ainda auxilia na absorção de ferro e até na prevenção de derrames e de doenças cardíacas. Listamos 10 benefícios dessa poderosa vitamina e como ela pode agir no seu corpo.

Os 10 benefícios

1 – Fortalece a Imunidade – Estudos já comprovaram que a vitamina C auxilia na resposta imunológica do corpo e, assim, diminui o tempo de duração de um resfriado em pessoas que estão com doses adequadas da vitamina. Outro benefício nesse sentido é que a vitamina auxilia na produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
2 – Melhora cartilagem e músculos – A Vitamina C também auxilia na produção de colágeno e, como consequência, fortalece o sistema muscular, as cartilagens e até as paredes dos vasos sanguíneos.
3 – Auxilia na absorção de ferro – Você provavelmente já deve ter ouvido que pessoas com anemia precisam comer feijão e, em seguida, uma laranja de sobremesa. Isso porque o ferro proporcionado pelo feijão, ou por outras leguminosas, é absorvido pelo organismo por meio da vitamina c. E esse “combo” é ideal para o tratamento da anemia.
4 – Ação antioxidante – A vitamina C tem ação antioxidante e auxilia no combate aos radicais livres protegendo o corpo de doenças degenerativas e até mesmo de cânceres.
5 –Melhora a Pele – Como a vitamina auxilia na síntese do colágeno e combate aos radicais livres, é um poderoso aliando da pele contra o envelhecimento. Ela retarda o envelhecimento, ajuda a evitar rugas e até a clarear a pele. O uso tópico já é altamente recomendado. O Revytra C, da La Cutanée, é uma ótima opção. Ele pode ser utilizado até duas vezes por dia, passando no rosto e massageando até a completa absorção.

O Revytra C20 é um sérum clareador e um potente antiaging composto por Vitamina C 20% nano, Ácido Hialurônico, Ácido Ferúlico + Blend de ativos. Estudos clínicos comprovam eficácia clareadora, antirrugas, melhora da firmeza e da hidratação profunda e melhora da luminosidade da pele. Entre os principais benefícios estão asuavização de manchas; Estímulo da produção de colágeno; melhora da firmeza e da elasticidade da pele; redução das linhas finas de expressão; prevenção de rugas;  melhora da textura da pele; proteção do DNA celular; mais maciez, suavidade e brilho para a pele.

6 – Previne doenças vasculares – Como os níveis de concentração de elastina e colágeno ficam mantidos com a vitamina C, é menos comum que os vasos sanguíneos se rompam, provocando derrames e acidente vascular cerebral.
7 – Evita problemas de visão – Manter índices adequados de Vitamina C auxilia, também, a proteger a visão de doenças relacionadas a velhice. Já que a vitamina previne a degeneração da retina.
8 –Combate ao estresse – A vitamina C também tem sido associada ao combate do estresse .Ela ajuda a evitar altas concentrações de cortisol, um hormônio produzido em situações de tensão. Outra capacidade da vitamina C é estimular a produção de triptofano e, como consequência, aumenta os níveis de serotonina, o “hormônio da felicidade”.
9 – Protege os ossos – A vitamina também auxilia na proteção e fortalecimento dos ossos. Um Estudo Americano comprovou que a vitamina C é capaz de prevenir a perda da densidade óssea.
10 –Ajuda a perder peso – A vitamina é uma das responsáveis pela produção de cartinina, que, por sua vez, evita o acúmulo de gordura no corpo. Dessa forma, ajuda no emagrecimento.

Onde encontrar vitamina C

A recomendação médica é que um adulto consuma altas concentrações de vitamina C por dia. E para isso, é importante uma dieta balanceada e adequada às necessidades de cada pessoa. Outra maneira de aumentar o consumo diário é a suplementação oral e/ou tópica, que deve ser feita com cuidado e orientação de um nutricionista ou dermatologista respectivamente.
Na laranja pode ser encontrada vitamina C. Mas há outras frutas com concentrações muito maiores desse nutriente! Vale a pena variar o cardápio, experimentar novos sabores e ainda aumentar o consumo da vitamina.
A maior concentração está na Acerola. Além dela existem outras frutas com alta concentração da vitamina C como o caju , pimentão amarelo, pimentão vermelho, pimentão verde , a goiaba branca, couve-manteiga, laranja-bahia, mamão formosa, manga e o morango.
A lista é extensa e possui muitos vegetais verdes e folhosos e diversas frutas cítricas, geralmente nas cores amarela, vermelha e alaranjada. Nutricionistas recomendam o consumo, preferencialmente, na versão crua. É que a maneira de preparar os alimentos pode interferir na quantidade de vitamina. Fique atento.

Perigos da falta da vitamina

A falta de vitamina C pode estar envolvida em diversas condições clínicas tais como: anemia, cansaço, fraqueza, sangramento de gengiva, queda de cabelo, demora na cicatrização e envelhecimento precoce. Caso perceba algum desses sintomas, preste atenção na sua alimentação e procure ajuda de um médico.
E lembre-se: quanto mais variado o cardápio e quanto mais cores no prato, melhor pra você e para o seu corpo! Cuide-se!
Todas as evidências levantadas são meramente informativas e não dispensam a consulta de um profissional especializado .

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.