Exposição ao sol pode causar acne, manchas e oleosidade na pele

Escrito por

Equipe La Cutanée

Acabou o verão e você notou algumas mudanças na pele? manchas, oleosidade ou acne podem surgir nesse período do ano, pois nosso corpo sofreu importantes mudanças junto com o clima – muitas delas causadas pela exposição excessiva aos raios UV combinadas com fatores externos como vento, cloro, piscina e mar. Continue lendo esse artigo para entender como a estação mais quente do ano pode influenciar na saúde da sua pele! 

 

Por que as manchas na pele aparecem mais durante o verão?

 


proteger a pele do solSe tivéssemos que elencar alguns dos problemas de verão como campeão de queixas, com certeza seriam as manchas na pele.  A radiação é um fator que colabora para o aumento da produção de melanina na pele. No verão, os raios solares ficam mais potentes e muitas pessoas aproveitam para pegar uma corzinha, mas esquecem de passar e reaplicar o protetor. Com essa alta exposição, a melanina é produzida de maneira mais acelerada, como um mecanismo de defesa da pele, causando, assim, as temidas manchas.

 

Tipos de Manchas 

 

Envelhecimento da peleExistem vários tipos de manchas, como por exemplo as queimaduras solares, causadas pela superexposição à radiação ultravioleta. Essas manchas geralmente são avermelhadas e podem ser acompanhadas de bolhas, ardência, aquecimento e descamação da região.

 

A fitodermatose é uma reação tóxica que ocorre quando substâncias cítricas penetram na pele e, em contato com a radiação solar, provocam uma espécie de queimadura que pode ocasionar desde bolhas até avermelhamento e manchas escuras na pele.

 

Já as melanoses são manchas escuras que acontecem por falta de proteção solar adequada. Elas aparecem com o envelhecimento e, por isso, são mais comuns em pessoas com pele madura, e recebem o nome de mancha senil.

 

Outro tipo de mancha que pode surgir por vários fatores, inclusive pela falta de proteção solar adequada é o melasma.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele e ocorre com mais frequência em mulheres, principalmente na região da face, mas também pode aparecer em áreas como braços, pescoço e colo. O fator que impulsiona seu aparecimento é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível.

 

Produtos para manchas na pele!

 

Oleosidade e Acne

 

No verão, o calor faz com que as glândulas responsáveis por produzir a transpiração entrem em produção excessiva, para manter o corpo numa temperatura mais baixa. Ao mesmo tempo, as glândulas que produzem oleosidade e sebo também têm uma maior atividade com o calor, deixando a pele com uma sensação grudenta. O suor é composto por impurezas, óleos e sais que, aliados ao sebo produzido pela pele, ocupam os poros com resíduos, podendo causar os famosos comedões, como espinhas e cravos. 

 

Mas engana-se quem pensa que o calor intenso, que resulta em mais oleosidade, é o único responsável pelo surgimento da acne na estação. A exposição ao sol também pode piorar o aspecto da pele acneica, apesar de, inicialmente, apresentar melhoras por causa do bronzeamento e o ressecamento. No entanto, o que acontece, de fato, é a obstrução dos poros e a inflamação cutânea.

 

O cloro da piscina pode deixar a pele mais sensível e produzir processos inflamatórios que pioram a acne. É importante depois de um banho de piscina, tomar um banho de água de chuveiro e usar um hidratante. A água do mar não é tão agressiva à pele, mas de qualquer forma uma ducha com um bom sabonete e um hidratante também são recomendados após o banho de mar.

Produtos antioleosidade na pele!

A Radiação UV desregula o bom funcionamento celular da pele

 

Outro motivo pelo qual a pele fica mais oleosa é que a radiação ultravioleta faz com que as células que constituem o tecido da pele deixem de funcionar de modo adequado, desequilibrando a produção de proteínas e gorduras na derme. Assim, no início a pele fica muito seca e logo depois muito oleosa. Por isso, é essencial aumentar o fator de proteção do seu filtro no verão, além de sempre reaplicar ao longo do dia.

 

Como vimos, a falta de cuidados com a pele podem resultar em diversos prejuízos. A dica para não errar nunca mais é combinar alimentação saudável com um programa de cuidados com a pele feito em casa, além de tratamentos feitos em consultório.

Produtos para proteção solar!

Acesse nosso site e confira produtos que te ajudam no tratamento para a pele!

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.