Conhecendo o poder da nanotecnologia em dermocosméticos

Escrito por

Equipe La Cutanée

A aplicação da nanotecnologia em dermocosméticos, parece um termo estranho e bem complicado, não é mesmo? Por acaso, você já leu alguma coisa sobre isso? Apesar de parecer algo extremamente complicado de entender, podemos dizer que não é tão complicado assim. Apesar da aparente complexicidade, o uso dessa tecnologia traz inúmeros benefícios quando usado em dermocosméticos.

Essa tecnologia inovadora, chegou no Brasil há algum tempo sendo primeiramente usada em equipamentos eletrônicos. Posteriomente, estudos científicos demonstraram sua importância na área da saúde, seja em exames, medicamentos ou em ativos dermocosméticos.

Já adiantamos que os dermocosméticos que são produzidos com essa tecnologia inovadora, a nanotecnologia, são produtos mais eficientes, ou seja, apresentam uma eficácia clínica superior além de outros benefícios que vamos discutir aqui.

O foco principal do blog de hoje, é mostrar o poder da nanotecnologia e seus benefícios para a saúde e beleza da sua pele.

Mas afinal, como podemos definir a nanotecnología?

A nanotecnologia consiste em encapsular, ou seja, colocar dentro de pequenas partículas (i.e. de tamanho nanométricos), os ativos. Desta forma, eles ficam protegidos e passam a ter o que chamamos de melhor perfil de “permeação”.

Esta ciência vem sendo estudada há cerca de 40 anos e, na atualidade, um dos maiores e mais férteis campos de estudo da nanotecnologia são na área da saúde, medicamentos e dermocosméticos. Todo esse interesse, deve-se ao fato dos variados benfícios em sua aplicação.

Um exemplo prático da aplicabilidade da nanotecnologia, é a sua atuação sobre moléculas/substâncias muito grandes, ou seja, de alto peso molecular. Quando essas moléculas são nanoencapsuladas, o poder de permeação que era limitado as camadas superficias da pele, agora se amplia e consegue permear até as camadas mais profundas. Ou seja, essas moléculas nanoencapsuladas conseguem fazer um “delivery” do ativo em todas as camadas da pele, proporcionando uma eficácia terapêutica muito maior.

Benefícios da nanotecnologia em dermocosméticos

1 – Resultados clínicos mais rápidos:
Cosméticos convencionais que levam de um a dois meses para mostrar os seus benefícios, com a nanotecnologia é possível obter ótimos resultados em poucos dias.

2 – Maior permeação, logo maior eficácia:
Nos ingredientes ativos, os materiais nanoestruturados mostram uma entrega muito mais eficiente, pois as nanopartículas lipídicas podem se fundir com a bicamada das membranas celulares, facilitando a liberação de compostos que não encapsulados não seriam capazes de permear as diferentes camadas da pele.
Enquanto os produtos convencionais atuam na superfície da pele, ou seja na epiderme, a nanotecnologia permite a penetração mais profunda, sem que os ativos se percam antes de alcançar as camadas internas da pele. Por formarem uma estrutura menor, as minúsculas nanopartículas conseguem penetrar com facilidade na epiderme e derme, liberando o ativo em toda a extensão da pele.

A figura acima demonstra a diferença de permeação entre os cosméticos convencionais e utilizam a nanotecnologia. Como ilustrado acima, nanocosméticos conseguem atingir até as camadas mais profundas da pele.

3 – Protege contra a oxidação:
Além desses benefícios, a nanotecnologia aumenta a estabilidade dos ativos que podem sofrer oxidação, sendo como exemplo a Vitamina C, a qual é facilmente oxidada quando em contato com a luz e o oxigênio.
4 – Aumenta a tolerabildade da pele:
Algumas substãncias são altamente reativas, causam sensibulização e irritação quando em contato com a pele. Quando essas substâncias são nanoencapsuladas, elas praticamente neutralizam esses efeitos indesejados.

Bom, agora que você já tem um melhor entendimento sobre nanotecnologia em dermocosméticos, que tal dar uma passadinha em nosso site para ver produtos que podem te ajudar a ter uma pele extremamente mais saudável e jovem? Essa tecnologia chegou para mudar o mercado dos dermocosméticos e com certeza vai ser aperfeiçoada ainda mais nos próximos anos.

Aliás, caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação a essa tecnologia, pode entrar em contato com a gente, o Laboratório La Cutanée está pronto para lhe atender.

Consulte um dermatologista para definir um protocolo de cuidados especias para você!

Leitura recomendada: 6 dicas para prevenir o envelhecimento da sua pele.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.