6 dicas para prevenir o envelhecimento da sua pele

Escrito por

Equipe La Cutanée

Quando chegamos por volta dos 25 anos, alguns sinais de envelhecimento começam a surgir em nossa pele, como pequenas rugas e linhas de expressão, perda de volume a até mesmo manchas.

A partir dessa idade as linhas de envelhecimento começam a ficar mais visíveis em nossa pele, a primeira a aparecer são as rugas, que surgem na área dos olhos, que são as famosas marcas de sorriso ou pés de galinha, além dessas temos também as linhas na testa, que surgem a partir das nossa expressões faciais e tendem a ficar mais fundas ao passar dos anos.

A perda de volume, ou pele flácida, pode mudar visivelmente a aparência do rosto, a flacidez pode causar expressões de tristeza ou estresse, dando uma impressão errada do que realmente a pessoa é.

Neste post de hoje, vamos explicar um pouco do porque sua pele envelhece, além de te indicar dicas super valiosas para que você consiga prevenir o envelhecimento da sua pele da melhor forma possível.

O que causa o envelhecimento da pele

A nossa pele tem duas formas de iniciar o envelhecimento, o intrínseco (natural) e o extrínseco (fatores externos). Quando chegamos em uma certa idade, a nossa pele assim como nossos outros órgãos iniciam o envelhecimento natural, que não tem nenhuma relação com fatores externos, é apenas um processo que todos nós já passamos ou vamos passar.

Com o decorrer dos anos nossas células vão diminuindo a capacidade de renovação, reduzindo a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico. Como consequência observa-se a diminuição da firmeza e tonacidade da pele.

Além disso diariamente efetuamos diversas contrações faciais, que marcam a epiderme em forma de rugas e pequenas linhas que vão sendo acentuadas por fatores internos e externos.

Já o envelhecimento extrínseco ocorre por fatores externos, como por exemplo a exposição solar, causando o fotoenvelhecimento, que é quando a nossa pele fica exposta aos raios ultravioletas( UVA e UVB) que penetram na epiderme e causam a perda das proteínas/fibras que dão sustentação à pele, além da geração de radicais livres que produzem danos nas células epiteliais.

Os danos causados pelo sol, produzem a maioria das mudanças em nossa pele, além da quebra de fibras, a exposição a longo prazo pode causar manchas, pigmentação irregular e câncer de pele.

Além do sol, outro fator que causa o envelhecimento é a poluição, que provoca a liberação de radicais livres prejudiciais para a nossa pele, agravando ainda mais os efeitos solares e, acelerando o estresse oxidativo.

Nesta lista de fatores prejudiciais entra também o cigarro, as pessoas que fumam ficam expostas a radicais livres, assim como na poluição, a nicotina encontrada no cigarro pode agravar ainda mais o envelhecimento.

A má alimentação também conta para uma pele “ruim”, alimentos ricos em gorduras e açúcares causam a glicação, que acelera o envelhecimento da pele.

A falta de cuidados com a pele também é outro fator prejudicial, pois uma pele mal cuidada pode acelerar o envelhecimento, por isso o correto é sempre ter cuidados básicos, incluindo a retirada de maquiagem, limpeza profunda e a utilização de filtro solar.

Dica número #1 – Utilize protetor solar

O protetor solar é um aliado fundamental para você prevenir o envelhecimento da sua pele, pois eles auxiliam na:

  • Prevenção de rugas e linhas de expressão.
  • Ajudam na prevenção contra o câncer de pele;
  • Ajudam a evitar sardas e manchas;
  • Diminuição da flacidez facial.

Por isso é importante você escolher um protetor adequado ao seu tipo de pele. Caso você tenha uma pele muito oleosa por exemplo, é importante investir em um protetor oil-free.

Dica número #2 – Retire sempre sua maquiagem

Caso você tenha uma rotina pesada, e quando chega em casa, bate aquela preguicinha de tirar a maquiagem, saiba que isso pode ser uma prática altamente perigosa para a saúde da sua pele e você pode estar contribuindo para o envelhecimento da sua pele com mais rapidez.

Quando a maquiagem não é retirada, os poros ficam obstruídos, o que deixa a sua pele sem condições de respirar. O ideal nesse caso, é você remover a maquiagem utilizando uma água micelar.

A La Cutanée, pode te ajudar nesse caso, temos nossa água micelar, que é indicada para remoção de maquiagem, além disso esse produto remove impurezas derivadas da poluição do dia a dia e também auxilia na retirada da oleosidade da sua pele.

A Micellar Solution, pode ser utilizada em qualquer tipo de pele, inclusive nas mais sensíveis, que tal dar uma olhadinha?

Compre Micellar Solution.

Dica número #3 – Use um potente antioxidante, Vitamina C

Como já comentamos anteriormente, as rugas, linhas e manchas são os sinais mais evidentes de envelhecimento da pele. A utilização de um antioxidante, pode ajudar muito a manter sua pele mais saudável e bonita.

Esses produtos geralmente estimulam a produção de colágeno, que são proteínas formadas a partir de aminoácidos. A função do colágeno na sua pele, é manter as células unidas, evitando o espaçamento e dessa forma impedindo a formação de rugas.

Já conhece o Revytra C? Um poderoso antioxidante que vai aumentar a síntese de colágeno e elastina, promovendo maior firmeza e elasticidade a pele. Previne rugas, reduz linhas finas e suaviza manchas.

Compre o Revytra C 20.

Dica número #4 – Mantenha a pele sempre hidratada

Com o tempo, a oleosidade natural começa a diminuir, logo pode começar a aparecer alguns sinais de ressecamento na sua pele, colaborando para o envelhecimento da mesma.

Nesse caso, invista em um hidratante que seja apropriado para a sua pele, você vai evitar esse tipo de problema com o uso constante do produto.

Dica número #5 – Adote um estilo de vida saudável

 

É importante começar a pensar e ter uma vida mais saudável, nesse tópico vamos passar algumas dicas você incluir em sua rotina.

  • Evite alimentos muito gordurosos e bebidas alcoólicas;
  • Invista em uma dieta que seja rica em antioxidantes;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Beba bastante água;
  • Durma pelo menos 8h por dia

Caso você não siga nenhuma dessas dicas, comece aos poucos, coloque metas e vá alcançando cada uma, se você é uma pessoa que consome muitos alimentos gordurosos, vá diminuindo aos poucos até que chegue numa dieta bem saudável, o importante é iniciar esse processo de mudanças na sua rotina.

Dica número #6 – Consulte sempre o dermatologista

Esse profissional fará a avaliação da sua pele e desenvolverá uma rotina de cuidados específicos para você.

E ai, gostou do nosso post? Seguindo esses passos, tenho certeza que sua pele vai demorar muito mais para envelhecer.
Caso tenha alguma dúvida sobre um produto específico, indicamos que procure profissionais qualificados para auxiliar você.

Nossa equipe, está disposta a te ajudar a manter sua pele saudável, que tal chamar a gente para uma ajudinha com isso?

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.