Cuidados com a pele em tempos de coronavírus que você precisa ter

Escrito por

Equipe La Cutanée

Atualmente, o mundo passa por uma briga intensa contra um inimigo microscópico, o vírus do covid-19. Como um dos meios de evitar a propagação desse vírus, a quarentena foi estabelecida praticamente no mundo inteiro.

 

As pessoas tem ficado em casa, e utilizado algumas formas para se prevenir contra o coronavírus, sendo que a lavagem das mãos com sabão ou a utilização do álcool em gel tem sido a principal forma de eliminar um possível vírus que esteja em contato com a sua pele.

 

Quando você passa a utilizar com mais frequência esses novos hábitos, a pele das mãos tende a perder um pouco da eficiência da barreira cutânea que é uma camada que fica sobre a epiderme e que também é conhecida como, camada natural da pele,a qual tem função de proteção, hidratação, barreira física contra agentes químicos e/ou  biológicos entre outras.  Por isso é importante tomar alguns cuidados essenciais para manter sua pele saudável.

 

Mas será que esses procedimentos podem fazer algum mal á saúde da sua pele? Vamos te dar algumas dicas para se cuidar em tempos de pandemia do coronavírus, fique atenta.

 

Entenda primeiro onde fica essa barreira de proteção da nossa pele

 

A nossa pele é constituída de várias camadas, sendo que a barreira de proteção pode também ser chamada de manto hidrolipídico, é de fato uma película que protege a sua epiderme, que é composta por cinco camadas, que são:

 

  • Camada basal: é a camada mais interna, onde temos a formação dos queratinócitos, ou seja, que são células da superfície da pele.
  • Camada espinhosa: onde os queratinócitos que produzem queratina, que são fibras de proteína, que vão se transformando, ficando mais fusiformes.
  • Camada granular: é onde de fato se inicia a queratinização.
  • Camada lúcida: nesse ponto, as células tendem a serem mais compridas e já não tem distinção uma das outras.
  • Camada córnea: essa é a camada mais externa da epiderme, onde  as células dessa camada se ligam através dos lipídios epidérmicos, que são as ceramidas, que por sinal são essenciais para a proteção da sua pele.

 

Logo acima dessa camada córnea, temos então a barreira de proteção da pele, que pode ser comparado a um filme extremamente fino, constituído por gorduras. Essa barreira tem como função, a proteção e segurança da pele, mais detalhadamente, essa camada é responsável por:

 

  • Regular a perda transdérmica de água
  • Proteger a pele de agressões externas, como clima, poluição e muita exposição solar.
  • Proteger contra agentes químicos e/ou biológicos.

 

Entre outros fatores, esses são os principais, algumas dicas para que essa camada se mantenha sempre saudável principalmente neste momento de isolamento social em que aumentou a frequência de lavagem das mãos e uso de álcool em gel, é importante que você invista em um bom hidratante para suas mãos.

 

A principal forma para manter sua pele saudável em meio ao coronavírus é hidratar sua pele, mas vou citar aqui, pelo menos seis dicas para você manter sua pele bem hidratada e protegida contra o covid-19.

 

Escolha um bom creme hidratante 

 

Se você já vem em uma rotina, utilizando muito álcool em gel como forma de proteção, é recomendado que você passe a  utilizar um creme hidratante, aliás, esse tipo de produto não tira o efeito do álcool em gel, pode ficar tranquilo. No site da La Cutanée você encontra vários produtos que ajudam a manter sua pele sempre linda e saudável, confira.

 

É super importante também, a utilização de protetor solar

 

Mesmo em casa, a pele está sujeita a radiação UVA e UVB com menor frequência e a  luz visível em maior frequência.  A utilização de protetor solar é uma é uma forma poderosa para manter sua pele extremamente saudável e retardar os sinais de  envelhecimento. 

 

 

Beba bastante água neste período 

 

Á água continua sendo um ítem essencial para a sua saúde, caso você não tenha muito o costume de tomar água diariamente, indicamos que você coloque uma meta de pelo menos quatro copos de água diários, a meta depois, é chegar a pelo menos oito.

 

Dessa forma você vai se sentir muito bem, visto que a água é um fator extremamente importante na saúde dos seus órgãos, como a pele é claro.

 

Faça exercícios físicos

 

Os exercícios físicos contribuem para o aumento da imunidade, melhora o humor e diminuem a sensação de confinamento. 

 

Evite banhos muito quentes 

 

Não tome banho com água muito quente, dê preferência para banhos com água morna. A água quente prejudica muito a pele, caso você tenha como meta ter uma pele jovem e bonita não é indicado. 

 

 

 

 

Cuidado ao utilizar o álcool em gel com frequência 

 

Caso, haja possibilidade, foque mais em lavar as mãos com bastante sabão, caso tenha esse disponível, se você necessita utilizá-lo, não esqueça da proteção com hidratante depois.

 

A utilização em excesso de álcool em gel pode causar ressecamento, eczema e vermelhidão, portanto fique atento.

 

A la cutanée, possui diversos produtos que podem te auxiliar a deixar a sua pele muito mais saudável, que tal dar uma conferidinha no nosso site? Caso tenha dúvida nos produtos essenciais para a sua pele, também podemos te ajudar, indicando os melhores, não fique com dúvida, chame a gente.

 

Confira no nosso site produtos que ajudam a proteger a sua pele. Acesse aqui.

 

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.