Niacinamida: Conheça os benefícios desta substância para sua pele!

Escrito por

Equipe La Cutanée

A Niacinamida, forma ativa da Vitamina B3, é uma das substâncias que mais ajudam a pele a manter-se jovem e luminosa. O ativo pode ser utilizado em diversos tratamentos como anti-idade,  clareamento de manchas e uniformização do tom da pele. 

Sua história para a beleza da pele começa no século XX, quando foi reconhecida como uma vitamina que evita a pelagra- doença epidérmica caracterizada por graves lesões cutâneas. Caracterizada pela hiperpigmentação e engrossamento da pele, inflamação da língua e boca, incômodos digestivos incluindo indigestão, anorexia e diarreia. 

Por este motivo, originalmente, a niacinamida chamava-se vitamina PP (Pellegra Preventive).

Atualmente ela está presente em muitos dermocosméticos e traz diversos benefícios para a cútis. Para que você possa conhecer um pouco mais sobre essa vitamina, continue acompanhando este post: 

Quais são os benefícios da Niacinamida?

A aplicação da niacinamida estabiliza a função barreira cutânea, reduz a TEWL (é a perda de água da pele  para a atmosfera ), logo deixa a pele muito mais hidratada

Além disso, a substância estimula a renovação celular, favorece a uniformização do tom da pele, é antioxidante, previne o envelhecimento e ajuda a controlar a oleosidade excessiva.  Em múltiplos estudos clínicos, foi confirmada sua ação na melhora da aparência da pele envelhecida, fotoenvelhecida, ressecada ou com acne.

Esta multiplicidade de funções confere à niacinamida uma grande variedade de ações para a pele:

  • Fortalecimento da barreira epidermal;
  • Hidratação;
  • Antienvelhecimento;
  • Clareadora da pele;
  • Antiacne.

O ativo pode ser usado por todos os tipos de pele? 

A Niacinamida pode ser usada em todos os tipos de pele, inclusive por quem possui pele sensível e/ou com melasma. Não existe contraindicação formal quanto ao uso de Niacinamida porém, como qualquer outra substância, deve ser evitada em quem tem hipersensibilidade ao ativo. 

Porque investir no uso desta vitamina?

Além de todos esses benefícios o uso desta vitamina (niacinamida) ainda tem mais algumas vantagens, confira: 

Melhoria da capacidade de hidratação da pele

A vitamina estimula a síntese de ceramidas e também de proteínas como a queratina e a filagrina que ajudam a reter a água entre as células e dessa forma promovem a hidratação da pele.

Regulação da produção de sebo

A niacinamida é capaz de interferir com a atividade das glândulas sebáceas reduzindo a produção de sebo. Por esse motivo, também os poros dilatados poderão tornar-se menos visíveis, e por isso a textura da pele tenderá a tornar-se mais regular.

Melhoria das características da derme

A derme localiza-se sob a epiderme, e a ela se devem a firmeza e elasticidade da pele que se tornam cada vez menores à medida que envelhecemos. Neste aspecto a Niacinamida ajuda na produção de colágeno, dando mais firmeza para a cútis. 

Proteção contra a radiação solar

Após a aplicação de produtos contendo este ingrediente a pele parece ficar mais protegida dos efeitos nocivos que a radiação solar exerce sobre a pele. 

Diminui a sensibilidade.  Para quem possui sensibilidade exacerbada ao uso do retinol tópico, estudos comprovam que a niacinamida aumenta a resistência da pele, logo diminui possíveis irritações causadas pelo retinol.  Quer um produto que contenha retinol e também a niacinamida? Conheça o Revytra V- Skin. 

E aí gostou? Então, acesse nossa loja virtual e conheça nossos dermocosméticos. Lembre-se sempre de consultar seu dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento para sua pele.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.