Protetor solar seu aliado contra os danos do sol!

Escrito por

Equipe La Cutanée

O envelhecimento da pele está diretamente relacionado a vários fatores, entre eles podemos destacar a exposição solar e à poluição. 

Claro que não podemos classificar o sol como vilão, afinal, os seus raios oferecem benefícios para a nossa saúde, como a formação da vitamina D, muito importante para os ossos; além de exercer outras funções biológicas importantes.

Outro dado relevante é que os raios UVA e UVB têm efeito cumulativo na pele e conseguem penetrá-la profundamente, por isso, acabam ocasionando diversos danos à pele. Dentre alguns danos podemos citar manchas, pintas, sardas, rugas e até câncer de pele. É neste momento que entra em cena um dos nossos grandes aliados contra os malefícios dos raios solares: o protetor solar!

Para que você possa saber mais sobre este assunto, continue acompanhando este post: 

COMO O SOL INTERFERE NO ENVELHECIMENTO DA PELE

A penetração dos raios ultravioletas causa danos nas camadas superficiais (epiderme), intermediárias (derme) e profundas (hipoderme). Então, quando nos colocamos de maneira excessiva ao sol, os raios solares (ultravioleta) produzem grandes quantidades de radicais livres, que por sua vez levam a alterações intracelulares. Dentre as principais lesões podemos destacar queimaduras, envelhecimento, câncer da pele, danos no DNA, manchas entre outras.

Por ser mais penetrante, o UVA atinge a derme profunda e se torna o principal responsável pelos sinais do fotoenvelhecimento (rugas, flacidez, manchas, linhas de expressão, alteração de textura e brilho da pele e etc).Por sua vez, a radiação UVB é responsável pela vermelhidão, queimadura e também do fotoenvelhecimento.  Por este motivo, o filtro solar é indispensável para a rotina!

OS BENEFÍCIOS DO PROTETOR SOLAR

O Protetor solar é essencial para ter uma pele jovem, iluminada e saudável por muito mais tempo. Seu objetivo é criar uma barreira, evitando que os raios UVA e UVB penetrem na pele e  causem danos. 

É importante passar o protetor solar sempre e retoca-lo de 2 a 4 vezes por dia. Fique atento  também ao Fator de Proteção Solar (FPS), que tem que ser, no mínimo, 50. Além disso, é indicado procurar um protetor solar capaz de proteger contra a luz visível, um dos fatores responsáveis pela formação dos radicais livres e envelhecimento precoce. 

Como escolher o filtro solar específico para a minha pele?

Devemos levar em consideração que cada tipo de pele necessita de um filtro solar. Por isso, se ela for oleosa, procure utilizar um filtro solar fluido e oil-free, pois a textura é leve, de rápida absorção e sem óleo. 

Agora se você tem pele seca utilize a versão em creme ou loções. Já para peles sensíveis, a composição do protetor deve ser livre de ingredientes que possam causar irritações neste caso é melhor optar por produtos com fórmulas minerais.

Não podemos deixar de evidenciar também que existem dois tipos de filtros solares: os químicos ou orgânicos  e os físicos, também chamados de minerais ou inorgânicos. 

Sendo assim, o Filtro solar físico ou inorgânico forma uma barreira sobre a pele, refletindo/dispersando a luz UV.   Esses filtros formam uma cobertura/barreira, onde os raios batem e são refletidos pelo filtro, e desta forma auxiliam proteção da pele contra os sinais do fotoenvelhecimento.

Já no caso dos filtros químicos, atuam por absorver a radiação UV e transformam essa forma de energia (radiação) em outro tipo de energia de longitude inofensivas à pele. Os fotoprotetores químicos são mais utilizados por terem um custo mais acessível.

Sabe-se que é crucial o uso de um fotoprotetor.  Adicional a esta necessidade, e para potencializar a fotoproteção uma   opção incrível é o uso de um pó compacto com filtro solar (PFS). Ele oferece proteção e praticidade pois pode ser reaplicado durante o dia, sem a necessidade de retirar a maquiagem.

Para uma proteção ainda mais eficaz conte com o Solary BB Blur da La Cutanée 

Ele é uma evolução em dermocosméticos e, além de deixar sua pele perfeita, ainda protege a cútis contra os raios UVA, UVB, IV e luz visível. 

Indicado para todos os tipos de peles, em especial com manchas, sensíveis e oleosas.  

Vale ressaltar que o SOLARY BB BLUR não substitui o uso do filtro solar, ele complementa. É ideal para ser reaplicado durante o dia, pois além da fotoproteção, proporciona um efeito matte para a pele. Além destes benefícios ele também possui óxido de ferro, que é uma importante substância na prevenção do melasma. 

Pode ser usado antes da maquiagem e, além de proteger a pele, é capaz de deixá-la muito mais bonita e com aspecto luminoso. 

Para saber qual é o mais indicado para sua pele, consulte seu dermatologista!

AUMENTE A PROTEÇÃO SOLAR COM  VITAMINA C

Além do protetor solar, a Vitamina C ajuda a reduzir o impacto do sol sobre a pele, atuando de uma maneira diferente. Os filtros formam uma barreira protetora, já a vitamina C, devido a sua alta capacidade antioxidante, recupera a integridade do DNA celular, que pode ter sido danificado pelos raios solares. 

Para adquirir nossos produtos, acesse a loja virtual da La Cutanée .

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.