Efeitos da poluição na pele, isso existe mesmo ou é só um mito? Podemos afirmar que existe sim, mas muitas pessoas ainda desconhecem que algumas micropartículas invisíveis de poluição geram danos à pele.
Como estamos sujeitos a poluição praticamente todos os dias, é bom tomar alguns cuidados para evitar ao máximo a ação das micropartículas oriundas da poluição atmosférica. Hoje em dia, a literatura científica e mídias já demonstraram que o contato direto diário com a poluição causa danos à pele como: o envelhecimento precoce, dermatites, inflamação, acne e melasma. Caso você não tenha cuidados específicos, sua pele fica muito exposta e tende a envelhecer de forma mais rápida que o normal.
A poluição atmosférica é formada pelos gases dos escapamentos dos veículos, poeira, fumaça de industrias e outros agentes agressores, todos invisíveis a olho nu.
Um dos principais efeitos da poluição na pele é o envelhecimento precoce, e é por isso que hoje preparamos este artigo para explicar para você, como a poluição pode prejudicar a saúde da sua pele e como é possível evitar ao máximo os efeitos desses agentes externos.
Primeiro é importante entendermos que existem dois tipos de envelhecimento
Nossa pele possui dois tipos de envelhecimento, esses processos geram algumas transformações na aparência da nossa pele.
Portanto, temos o envelhecimento intrínseco, que corresponde ao desgaste natural das células de todo o corpo. Esse tipo de envelhecimento ocorre de dentro para fora, sendo que temos nesse caso, uma ordem cronológica, ou seja, no decorrer do seu envelhecimento natural mesmo.
Temos também, o envelhecimento extrínseco, que ocorre através de fatores externos, que vem do meio ambiente. Podemos citar como exemplo, a luz visível que é emitida por celulares smartphones e lâmpadas, raios UVA e UVB além da poluição, é claro.
Quais são os efeitos da poluição na pele
Hoje em dia, já sabemos que o contato da nossa pele com as microparticulas da poluição suspensas no ar geram danos graves e cumulativos que nem sempre podem ser vistos a olho nu. Vamos citar aqui os principais problemas causados pela poluição em nossa pele.
- Aumento da produção dos radicais livres: as micropartículas dispersas na poluição atmosférica atuam nas células da pele e levam a formação de radicais livres que irão causar danos aos fibroblastos afetando a síntese de colágeno. Em adição, as micropartículas ativam os melanócitos que por sua vez aumentam a formação de melanina, pigmento responsável pela formação do melasma. Estudos científicos ainda demonstram que a poluição causa danos ao DNA das células epiteliais, além de induzir inflamação cutânea. Os Radicais livres são moléculas instáveis e altamente reativas, que se formam dentro da célula e destroem o colágeno que é uma das principais proteínas que gera firmeza na pele, além de reduzir suas defesas antioxidantes. Os radicais livres hoje, são uma das principais causas do envelhecimento.
- Aumento de produção de sebo e consequentemente mais acnes: a poluição afeta a pele de forma que faz ela produzir muito mais sebo, que é um dos responsáveis pela oleosidade da nossa pele. O sebo é uma secreção composta de triglicerídios, colesterol e ácidos graxos, possui funções fisiológicas importantes como proteção, hidratação e barreira. Porém se produzido excessivamente leva a oleosidade e acne.
- Induz a produção de melasmas: o melasma é uma condição que é caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto mas também pode aparecer em áreas como braços, mãos, pescoço e colo.
Hoje já se sabe que a poluição atua estimulando a formação excessiva de melanina, pigmento responsável pela formação da mancha, melasma. - Flacidez, Geração de rugas e processos inflamatórios: a poluição desencadeia processos inflamatórios em nossa pele. Em sinergia, o processo inflamatório e a produção de Radicias Livres interferem nas principais macromoléculas de sustentação da pele, isto é colágeno, elastina e ácido hialurônico, além de interferir também nos fibroblastos. Como resultados destes danos surgem flacidez, rugas e linhas de expressão.
Como diminuir os efeitos da poluição na pele
É necessário criar alguns hábitos importantes para manter uma pele mais saudável.
Para evitar os efeitos da poluição na pele, primeiramente é importante a visita a um dermatologista para que ele possa indicar o produto certo para a sua pele, isso é extremamente importante pois depende muito do estágio de agressão vindo da poluição que a sua pele se encontra, dependendo de cada caso, você pode utilizar produtos diferentes.
Sabendo que a poluição pode trazer vários danos a nossa pele, a La Cutanée, desenvolveu dermocosméticos com ativos específicos para blindar sua pele contra os efeitos deletérios da poluição.
Indicamos neste post de hoje, o Revytra V-skin e o Revytra C olhos, ambos os produtos possuem um ativo muito poderoso e eficaz que cria uma película no rosto que não permite que as substâncias da atmosfera entrem em contato com as camadas da pele, logo essas substâncias vão ficar retidas nessa película invisível.
Nesse caso é importantíssimo você lavar bem o seu rosto para retirada dessa película com substâncias retidas, grande parte dessas micropartículas vão ser eliminadas, contribuindo para uma pele muito mais saudável e evitando um envelhecimento precoce, caso você queira uma limpeza completa, a utilização de uma água micelar é extremamente importante também.
Agora que você já sabe os principais efeitos da poluição em nossa pele, é bom começar a se cuidar, ter uma rotina mais saudável e utilizar os dermocosméticos mais recomendados para a sua pele, caso você tenha ficado com alguma dúvida é só entrar e contato com o laboratório La Cutanée, vai ser um prazer te ajudar.
Lembrando que é importante você consultar um dermatologista com frequência, para que ele te passe todos os cuidados específicos que você precisa ter com o seu tipo de pele.
Leitura recomendada: conhecendo o poder da nanotecnologia em dermocosméticos.