Cuidados com a pele no inverno: O que é realmente importante?

Escrito por

Equipe La Cutanée

Cuidados com a pele no inverno, é algo que se você não coloca como prioridade na sua vida, pode vir a ter algum problema no futuro. Situações naturais, como a diminuição da umidade do ar e também da redução da transpiração natural colaboram para uma pele extremamente mais seca. Banhos quentes também são comuns no inverno, e são causadores da remoção da oleosidade natural, além de diminuir o manto lipídico que ajuda a reter a umidade da pele.

Mas não é somente a pele do rosto que está sujeita ao ressecamento, a pele do seu corpo pode ter esse problema, e é por isso que o cuidado no inverno deve ser intensificado. Uma forte característica decorrente do clima frio e seco na sua pele são aspectos mais esbranquiçados, que na maioria dos casos acontece indicando um profundo ressecamento.

Apesar de parecer complicado, posso dizer que algumas pequenas mudanças de hábitos podem ajudar sua pele a ficar muito mais saudável no inverno. Alguns detalhes que geralmente passam despercebidos no seu dia a dia podem ajudar muito nesse aspecto.

E se você acha que sua pele está muito mais seca que o normal, agora que as temperaturas estão baixando e não sabe o que fazer, é importante ficar atento ao nosso artigo do blog de hoje. Vamos mostrar os principais cuidados com a pele no inverno, além de alguns produtos eficazes para lhe ajudar nessa época mais fria e seca do ano.

Para focar nos cuidados com a pele no inverno é bom saber qual o seu tipo de pele

Existem quatro principais tipos de pele e com certeza a sua se enquadra em algum dos tipos que vamos descrever abaixo:

  • Pele normal: esse tipo de pele tem uma textura saudável, produz uma quantidade de gordura natural adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Na maioria dos casos, esse tipo de pele apresenta poros pequenos e pouco visíveis.
  • Pele seca: quando ocorre a perda de água em excesso, temos uma pele mais seca e que geralmente tem poros poucos visíveis, com pouca luminosidade. Nesse caso, é muito mais propensa a vermelhidão e a descamação. Uma característica forte desse tipo de pele também, é o aparecimento de fissuras e de pequenas linhas. Algumas causas principais estão relacionadas a pele seca, como problemas genéticos e hormonais, dando destaque para a menopausa e problemas na tireóide, além do tempo frio.
  • Pele oleosa: essa pele, tem um aspecto mais brilhante e espesso, pois nesse caso a produção de sebo é muito maior que o normal. Outros aspectos que contribuem para uma pele mais oleosa, é o descuido na alimentação por exemplo, consumindo uma grande quantidade de alimentos muito gordurosos. A pele oleosa apresenta poros mais dilatados e nesse caso, é mais propícia a formação de cravos e espinhas.
  • Pele mista: esse tipo de pele é bem comum, e tem como característica um aspecto oleoso com poros dilatados na zona T do seu rosto (testa, nariz e queixo). Nesse caso, pode apresentar formação de acnes nesta região e costuma ser mais seca nas bochechas e extremidades.

Você pode baixar nosso ebook sobre tipos de pele e ficar por dentro de dicas extremamente importantes para cuidar da sua pele diariamente.

É importante lembrar também as principais funções da pele

Nossa pele reveste todo nosso corpo, é aliás o maior órgão do corpo humano e sua principal função é a proteção contra agressões externas. Falando de uma forma bastante simplificada, pode ser considerada como uma grande capa de proteção contra fungos, produtos químicos, bactérias e fatores ambientais como raios solares.

Essa barreira de proteção vem das células da derme e epiderme, na qual possuem glândulas capazes de produzir suor e secreção de sebo, na qual formam uma capa especial, que pode ser chamada de manto protetor.

Mesmo a pele tendo essa função característica de proteção, é importante cuidar muito bem da sua pele, principalmente a dos idosos que tem uma pele muito mais fina. Como existe essa característica de proteção, alguns cuidados com a pele no inverno são de extrema importância, pois ela está sujeita principalmente a vários agentes externos.

Separamos quatro principais dicas para você focar para manter uma pele saudável e bonita no inverno.

Use sempre filtro solar

Quando passa o verão, temos um sol um pouco mais ameno e na maioria das vezes deixamos de passar filtro solar. Saiba que esse é um erro que pode prejudicar muito a sua pele, principalmente o seu rosto que fica descoberto e com exposição direta aos raios solares.

Isso acontece, pois a radiação não desaparece com a diminuição da temperatura, logo as agressões a sua pele continuam mesmo após o verão. Portanto, não saia de casa sem utilizar um bom filtro solar, principalmente no seu rosto. Caso você exponha outras partes ao sol, é importante ter o mesmo cuidado.

Sugerimos neste caso, o Solary BB Blur, que é um pó compacto com FPS 50. Ele é extremamente recomendado, pois ajuda a combater os raios UVA, UVB, IV e também a luz visível, além disso, é indicado para todos os tipos de pele, em especial com manchas, sensíveis e oleosas. É importante lembrar que este produto não substitui o protetor solar, porém sua aplicação durante o dia contribui de uma forma extremamente eficaz na proteção da sua pele.

Tenha atenção às áreas mais secas

A sua boca é uma das principais regiões do rosto afetadas nessa época do ano, logo indicamos a utilização de batons com filtro solar na sua rotina diária além de um creme emoliente específico no período noturno. É importante também perder hábitos ruins, como ficar passando a lingua á todo momento com objetivo de umedecer os lábios, essa prática, acaba deixando seus lábios ainda mais ressecados.

Lábios, joelhos, cotovelos, mãos e pés também são os muito afetados no inverno, pois são áreas que possuem menos glândulas sebáceas, logo produzem menos oleosidade. Neste caso, é importante você fazer esfoliações leves a cada 20 dias e utilizar cremes a base de ureia.

Tenha uma rotina que te ajuda nos cuidados com a pele no inverno

Cuide muito bem da sua alimentação, foque em alimentos antioxidantes e produtos ricos em vitaminas, a inclusão de mais vegetais e frutas na sua dieta é extremamente benéfica para a saúde da sua pele. Além disso beba bastante água diariamente, no inverno é até natural que a gente diminua a quantidade de água ingerida, mas se manter hidratada é um ponto muito importante nos cuidados com a pele no inverno.

Evite tomar banhos muito quentes, esse talvez seja um erro cometido por quase todo mundo. Banhos extremamente quentes ressecam sua pele, tente tomar banhos mornos ou perto da temperatura do seu corpo.

Hidrate bem a sua pele

Além desses cuidados que passamos, é importante você utilizar um bom hidratante que seja indicado para o seu tipo de pele. Nesse caso, foque nas áreas críticas que comentamos anterioemente, como lábios e mãos por exemplo.

Existem hidratantes específicos para cada parte do corpo, logo você deve ter um bom creme para o rosto e outro para mãos e pés por exemplo. Além disso, existem dermocosméticos que podem unir a alta capacidade de antioxidantes com uma ação hidratante.

Agora você pode preparar sua pele da maneira adequada e lembre-se, ter cuidados com a pele no inverno é extremamente importante para a sua saúde. Caso você tenha alguma dúvida, temos alguns produtos que podem te ajudar nesta estação. Lembrando que é crucial na sua rotina a ida ao Dermatologista para manter a saúde da sua pele em dia.

Leitura recomendada: Retinol, a vitamina ideal para o pós verão

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.