Retardar os sinais do envelhecimento é um sonho da maioria das pessoas. Especialmente na era atual, em que a imagem tem grande relevância social e grande influência sobre a autoestima e autoconfiança das pessoas.
Por isso, saber como estimular a produção de colágeno no rosto pode ser muito interessante. Não sabe nem como começar? Então, leia nosso artigo até o final e saiba como proceder.
O que é o colágeno?
O colágeno é uma proteína natural produzida pelos animais, que tem uma função muito importante do ponto de vista estrutural do organismo, constituindo especialmente o nosso tecido conjuntivo e ajudando na manutenção das suas propriedades físicas. É muito abundante nos seres humanos e representa mais de 30% do nosso total de proteínas.
Na prática, o colágeno confere à pele mais elasticidade e resistência, e influencia até mesmo nos movimentos do nosso corpo, já que compõe também os nossos tendões e ligamentos. Em termos de estética, é um dos maiores responsáveis por deixar a pele mais bonita, mais firme e com menos rugas.
Como estimular a produção de colágeno?
Embora você já deva ter ouvido falar sobre essa nobre substância, é muito provável que você não saiba especificamente para que ela serve e também quais são as formas efetivas de fazer com que seu organismo a mantenha em níveis adequados. Descubra agora como fazer isso.
Invista em dermocosméticos
Usar dermocosméticos é uma excelente maneira de aumentar a produção de colágeno. Alguns produtos de boa qualidade e com princípios ativos modernos, como o retinol, antioxidantes e ácido hialurônico, por exemplo, são capazes de ampliar a composição desse componente na pele.
Dessa maneira, esses produtos acabam sendo poderosos aliados no combate ao envelhecimento precoce, influenciando direta e positivamente a beleza da sua pele.
Cuide muito bem da sua alimentação
Cuidar da alimentação também faz toda a diferença quando o propósito é aumentar a produção de colágeno e, consequentemente, prevenir o envelhecimento. Com o passar do tempo, nosso organismo tende a sintetizar menos essa substância, mas um cardápio saudável e variado é uma excelente maneira de retardar esse processo.
Mas é preciso ter atitude para mudar o que não faz bem. O ideal é ter um menu balanceado e consumir alimentos ricos nessa substância, como a gelatina, ovos e as carnes vermelhas. A vitamina C também é uma boa coadjuvante e pode ser encontrada nas frutas cítricas, como a laranja e o limão.
Minimize a exposição solar
A exposição solar excessiva pode favorecer o envelhecimento precoce e ressecar a sua pele, especialmente a do rosto. Nesse contexto, se proteger da radiação ultravioleta é fundamental, visto que ela pode destruir as fibras de colágeno por meio de um processo denominado elastose.
Sendo assim, aposte no protetor e evite se expor ao sol entre as 10 horas da manhã e 4 horas da tarde. Também vale a pena comprar e usar um filtro com ativos anti-idade, que atuará no tratamento de rugas e linhas de expressão.
Seguindo essas dicas, você aumenta a sua produção de colágeno e fica com a pele bonita por muito mais tempo!
E agora, pronto para estimular a produção de colágeno no rosto? Quer aprender mais sobre o tema? Então confira também nosso post sobre como usar produtos com ácido hialurônico!
Lembre-se de procurar um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agendar a sua consulta.