O envelhecimento é um processo multifatorial associado com a degeneração progressiva das funções biológicas agregado a um aumento da suscetibilidade às doenças. O envelhecimento da pele inclui causas genéticas, hormonais, nutricionais, tabagismo, poluição e o acúmulo de radiação solar, entre outros fatores.
Todos essas causas induzem a um conjunto de alterações funcionais, estruturais e bioquímicas na pele, levando ao aparecimento dos primeiros sinais do envelhecimento.
Sendo assim, a pele envelhecida, tem carência/redução dos níveis endógenos de enzimas antioxidantes e de vitaminas biodisponíveis na região da epiderme e derme. Esses são os principais mecanismos fisiológicos de defesa da pele contra a formação excessiva de radicais livres, sendo estes os principais causadores dos sinais do envelhecimento (flacidez, rugas, linhas de expressão, manchas entre outras).
Vitaminas (A, B3, B5, C e E) são substâncias antioxidantes que protegem contra o estresse oxidativo, isto é, a formação de radicais livres, que causam envelhecimento e dano celular e, como consequência, envelhecimento da pele. Essas vitaminas tópicas combatem o envelhecimento e contribuem para a beleza da pele.
Importante salientar que à medida que vamos envelhecendo, temos uma redução dos níveis de vitaminas na pele e isso compromete o funcionamento fisiológico e os mecanismos de defesa da pele. Desta forma, afeta diretamente a saúde e acelera o processo de envelhecimento da pele.
Para minimizarmos e retardamos os danos à pele potencialmente envelhecida, é recomendado fazer o uso tópico dessas substâncias antioxidantes e altamente concentradas.
Vitaminas tópicas no combate ao envelhecimento:
Vitamina A ou Retinol
A forma pura da vitamina A é o retinol, que pertence à classe dos retinoides e estão entre as substâncias mais prescritas e recomendadas na terapia dermatológica no combate ao envelhecimento da pele. Portanto, esses compostos são usados em cosmetologia, principalmente porque possuem uma potente ação antioxidante e renovadora da pele.
A vitamina A também penetra na pele e normaliza o processo de queratinização, deixando-a macia e radiante. Outros benefícios do retinol para pele são:
- Reduz rugas e linhas de expressão;
- Promove a renovação celular;
- Reduz manchas;
- Melhora o sistema de irrigação da pele;
- Aumenta a síntese de colágeno e elastina, como consequência melhora a firmeza e elasticidade da pele;
- Possui ação contra acne;
Vitamina B3 ou Niacinamida
A niacinamida é a forma amida do ácido nicotínico ou niacina (vitamina B3), utilizada há mais de 40 anos na dermatologia para o tratamento de condições inflamatórias como acne, rosácea e dermatoses inflamatórias. Além disso, é um constituinte essencial de coenzimas, que apresentam propriedades antioxidantes, além de promover diversos outros benefícios para a pele, tais como:
- Inibe os danos causados devido sua exposição à luz azul;
- Reduz a hiperpigmentação cutânea devido à inibição da transferência dos melanossomos aos queratinócitos;
- Inibe a formação de radicais livres devido sua potente ação antioxidante;
- Diminui rugas e flacidez devido ao aumento da produção de colágeno;
- Diminui o processo inflamatórios por inibir citocinas inflamatórias;
- Inibe a perda de água transdermal, em razão do aumento da produção da barreira lipídica;
- Reduz a produção de sebo por atuar diretamente no poro;
Vitamina B5 ou Dexpantenol
A vitamina B5 também conhecida como d-pantenol ou pantenol, uma pró-vitamina do complexo B, que ao ser aplicada na pele é convertida a ácido pantotênico. Consequentemente, essa vitamina tem importante função no metabolismo celular e na biossíntese de ácidos graxos, melhorando a funcionalidade do extrato córneo. Dentre as suas principais ações destacam-se:
- Alto potencial hidratante pois diminui a perda de água por transpiração epidermal;
- Melhora a barreira natural de proteção da pele;
- Ação calmante pois possui ação antiirritante;
- Potencial cicatrizante;
- Aumenta a tolerabilidade da pele para outros ativos.
Vitamina C
A Vitamina C é um poderoso e potente antioxidante sendo também um dos ativos mais estudados e prescritos pelos dermatologistas. Além da ação antioxidante, esta molécula possui inúmeras ações que proporcionam o efetivo tratamento dos principais sinais do envelhecimento. No entanto, essa molécula, devido a sua instabilidade, tem alto potencial de se oxidar e logo perder a sua eficácia. Sendo assim, uma maneira de garantir a efetividade e ação da vitamina C é por meio da nanotecnologia.
Essa tecnologia possibilita alto grau de proteção contra a oxidação, aumenta a permeação para camadas mais profundas da pele e consequentemente exerce total eficácia. Os principais benefícios do uso tópico da Vitamina C são:
- Inibe a formação de radicais livres devido sua potente ação antioxidante;
- Diminui rugas e flacidez devido ao aumento da produção de colágeno e elastina;
- Reduz manchas/melasma devido à inibição da principal enzima envolvida na formação da melanina (pigmento que mancha a pele);
- Inibe os danos causados devido sua exposição a radiação ultravioleta (UV);
- Possui ação anti-inflamatória;
- Em associação com ativos específicos sua eficácia é potencializada;
Vitamina E
Também conhecida como tocoferol, ela é rica em propriedades antioxidantes, que diminui os danos causados pelos radicais livres, combate o envelhecimento precoce e melhora a aparência da pele.
A Vitamina E age como hidratante e regenerador de peles que sofrem pela ação do tempo, do sol, da poluição e estresse oxidativo, principalmente por proteger membranas contra a lipoperoxidação.
Dentre os principais benefícios, destacam- se:
- Previne e trata o envelhecimento da pele;
- Previne rugas;
- Melhora a cicatrização;
- Aumenta a firmeza da pele, já que participa da formação do colágeno
Para deixar a pele sempre radiante, aposte nos produtos La Cutanée, a tecnologia a favor da sua beleza!
Fique de olho nas nossas redes sociais, em breve lançaremos mais um produto incrível para você.
Leia mais: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO RETINOL PARA A BELEZA DA SUA PELE!