Nos países tropicais como o Brasil, por exemplo, dias ensolarados e quentes são predominantes na maioria das regiões do país. Mesmo no outono e no inverno, quando a incidência de sol é menor, ainda sim este período é marcado por sol forte e temperaturas que variam entre 16 ºC a 21 ºC em diferentes regiões do Brasil.
Apesar de sermos abençoados por climas agradáveis, essas condições climáticas podem e causam inúmeros danos para a saúde e beleza da pele. Isso porque, o sol emite os raios UVA, UVB e infravermelho, que impactam de forma significativa em nossa saúde e também beleza da cútis.
Cada um desses raios em sua particularidade causam um tipo de dano, sendo que o UVA possui ondas mais longas e penetra profundamente atravessando a epiderme chegando na derme, responsável, principalmente, pelo fotoenvelhecimento.
Por sua vez, o UVB tem ondas de comprimento curto e causa as queimaduras que deixam o tecido cutâneo avermelhado, além de ser um dos principais influenciadores no aparecimento do câncer de pele. Já o infravermelho atinge camadas profundas e gera a sensação de calor.
Além disso, outro fato relevante é que o excesso de exposição solar aumenta a oxidação celular, ou seja estresse oxidativo causando perda de colágeno/elastina entre outras substâncias essenciais à pele. O resultado disso é uma soma de danos as células da pele e por consequência o envelhecimento precoce.
Por isso, podemos destacar que os maiores danos do sol em nossa pele estão diretamente ligados ao processo de oxidação, diminuição dos níveis de enzimas antioxidantes, perda de elastina e colágeno, além de lesão no DNA da célula.
Para que você possa entender de forma mais simples cada um destes problemas ocasionados pela exposição excessiva ao sol, vamos te explicar um por um. Confira!
É causado pelo desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do corpo de neutralizá-los com antioxidantes.
A luz UV que explicamos no começo do texto possui ondas que só podem penetrar nas camadas , da epiderme e derme, e não na hipoderme (camada mais interna), e mesmo assim pode causar uma série de complicações a saúde da pele.
O estresse oxidativo acelera o processo de envelhecimento natural do corpo e promove a formação de rugas, linhas de expressão, manchas, flacidez e perda da qualidade da pele.
QUEBRA DE ELASTINA E COLÁGENO
Além da perda natural dessas substâncias – após os 25 anos – a quantidade de colágeno da pele pode ser acelerada por diversos fatores intrínsecos (internos) ou extrínsecos (externos).
Para se ter uma noção, é possível ter menos colágeno, por exemplo, ao fazer dietas restritivas e ingerir poucas fontes de proteína ou, até mesmo, por não estimular a produção da substância por meio do uso de produtos tópicos e procedimentos estéticos (Ex. Laser).
Além disso, alguns processos podem estar diretamente ligados a perda de colágeno em nosso corpo, entre eles, podemos destacar: estresse, tabagismo e, claro, a exposição solar sem proteção.
Os raios ultravioletas A (UVA) podem produzir lesões em moléculas de DNA tanto por ação direta, quanto por intermédio de outras substâncias originadas nas células( substâncias oxidativas). Portanto, a exposição solar crônica ao longo da vida pode gerar câncer de pele, sendo que ele pode ser: não melanoma e melanoma.
O não melanoma é o tumor mais frequente no Brasil e, por sua vez, é menos agressivo. Já o melanoma é agressivo e as queimaduras solares na infância são fatores de risco para este tipo de câncer.
Por isso, os tratamentos de prevenção à exposição solar devem começar desde cedo e permanecer contínuos durante toda a vida.
MANCHAS SOLARES
As manchas na pele incomodam e muito tanto as mulheres quanto os homens. Elas podem ter a coloração mais escura, amarronzada, vermelha, branca ou até vir a mudar de cor com o tempo.
Além disso, cada tipo de mancha possui uma característica específica e pode receber diferentes nomes, tais como, melasma, cloasma, hiperpigmentação entre outros.
O QUE SÃO MANCHAS E COMO SURGEM?
As alterações na pele podem ter origens diversas, mas estão quase sempre relacionadas à produção de melanina, ou melhor, o pigmento que confere cor à pele humana. Sua concentração excessiva ou falta dessa substância pode causar as temidas manchas.
Além disso, exposição ao sol, alterações hormonais e envelhecimento contribuem para que elas apareçam.
AS MANCHAS MAIS COMUNS NA PELE SÃO:
- Melanoses ou manchas senis;
- Melasma;
- Leucodermias ou acromias;
QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O SOL?
- Use protetor solar diariamente;
- Use roupas e chapéus apropriados para impedir a exposição solar;
- Evite tomar sol entre 10h00 e 16h00;
- Vá ao dermatologista com regularidade para uma avaliação da pele, pois algumas manchas podem ser detectadas e tratadas no seu início com mais facilidade;
- Inclua produtos com vitamina C para o rosto.
QUAIS SÃO OS MELHORES PRODUTOS PARA COMBATER AS MANCHAS SOLARES?
Certamente você já deve saber que a vitamina C é um potente antioxidante, mas, além disso, também possui ação de clarear manchas na pele, prevenir rugas, suavizar linhas de expressão.
Nesse caso, você já conhece nosso Revytra C?
O seu principal benefício é atura no combate do envelhecimento da pele, e limitar o dano causado pelos radicais livres. Além disso, esse produto melhora também a aparência da pele envelhecida pelo sol e ainda te auxilia contra as manchas e linhas de expressão.
E o melhor de tudo é que, além da vitamina C, o REVYTRA C da La Cutanée ainda está acompanhado de outros componentes, como ácido ferúlico, Vitaminas A e E, além de Ácido Hialurônico, esses ativos agem sinergicamente, potencializando a ação.
Além disso, combinar substâncias antioxidantes, como a Vitamina C é com o filtro solar uma ótima opção para garantir proteção completa à pele. Já conhece o Solary BB Blur?
Ele é uma evolução em dermocosméticos, além de proteger a cútis contra os raios UVA, UVB, IV e luz visível, disfarça as imperfeições pois deixa a pele matificada. Indicado para todos os tipos de peles, em especial com manchas, sensíveis e oleosas.
Possui óxido de ferro, que é uma importante substância na prevenção do melasma. Ele pode ser usado antes da maquiagem e, além de proteger a pele, é capaz de deixá-la muito mais bonita e com aspecto luminoso.
O lançamento da La Cutanée certamente será um produto efetivo para a saúde da pele. Ele é composto por 5 vitaminas que irão promover a renovação celular da sua pele. Revytra V-Skin é uma suplementação dérmica e renovador celular! Melhora manchas, linhas de expressão, rugas, fadiga e a textura da pele. Conheça cada uma das vitaminas desta combinação inédita!
- Vitamina A (Retinol)
- Vitamina B3; (Niacinamida)
- Vitamina B5; (Dexpantenol)
- Vitamina C (Vitamina C)
- Vitamina E (Alfa tocoferol)
Todas essas vitaminas agem diretamente no tratamento da pele. Outro diferencial que torna o lançamento EXCLUSIVO é que possui ação contra a poluição! Conheça mais sobre o nosso lançamento e todos os seus benefícios neste link: CONHEÇA O REVYTRA V-SKIN – O LANÇAMENTO DA LA CUTANÉE
Lembre-se: procure seu dermatologista para que possa indicar os melhores produtos para a sua pele!
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite o sol, mas com moderação e cuidados especiais!
Acesse nossa loja virtual e conheça nossa linha de dermocosméticos! ]
LEIA MAIS: VITAMINAS TÓPICAS NO COMBATE AO ENVELHECIMENTO!