Após os 25 anos, a pele já começa a apresentar seus primeiros sinais de envelhecimento, tais como as linhas de expressão, manchas causadas pelo efeito cumulativo de exposição solar e, até mesmo, as pequenas rugas começam a ficar mais visíveis.
Porém, saiba que o sonho de manter a eterna juventude não está longe de ser alcançado! Atualmente, procedimentos dermatológicos e o uso de dermocosméticos estão disponíveis no mercado para atender um público cada vez mais exigente na busca pela beleza e bem-estar da pele.
Um dos grandes aliados para a saúde em geral e também para o rejuvenescimento da pele são as vitaminas – substâncias que não podem ser sintetizadas pelo homem em quantidades adequadas e, portanto, devem ser supridas pela dieta e pelo seu uso tópico.
Porém, devido ao (i) acelerado ritmo de vida e (ii) ao fato de que as atuais fontes vegetais e animais de vitaminas não são mais as mesmas de nossos antepassados. Além disso, (iii) a pele envelhecida tem baixos níveis de vitaminas e (iv) o sistema de captação de vitaminas para as diversas camadas da pele está comprometida.
Com base nessa situação destacamos o potencial da Vitamina A (Retinol) tópica, como um grande aliado à saúde e beleza da pele.
Quais os benefícios do Retinol para sua pele?
1- Retinol está entre os ativos mais usados na dermatologia para a renovação celular, tanto nas camadas mais superficiais da pele (epiderme) como nas camadas mais profundas (derme);
2- Aumento dos níveis de colágeno e elastina, proporcionando uma melhora na firmeza, elasticidade e também na redução de rugas;
3- Melhora a textura e o viço, pois atua na síntese de proteínas e desta forma conferindo homogeneidade à pele;
4- Melhora o sistema de irrigação, consequentemente o delivery de vitaminas e oxigênio para as células da pele;
5- Reduz a oleosidade da pele, pois diminui a atividade da glândula sebácea;
6- Ação clareadora , pois atua na redução da síntese de pigmentos escuros diminuindo as manchas\melasma.
Cuidados essenciais com o uso do Retinol
Vale ressaltar que o uso do retinol é indicado para períodos diurnos e noturnos. Porém, quando usado durante o dia, necessita ser acompanhado do protetor solar; afinal, a substância pode aumentar a sensibilidade a radiação solar e prejudicar ainda mais a pele.
Esse ativo pode deixar sua pele mais sensível e, por isso, você deve mantê-la hidratada. Use formulações que contenham substâncias de alto potencial hidratante (ácido hialurônico, dexpantenol) para deixar a sua pele ainda mais bonita e hidratada.
Lembre-se também de ingerir a quantidade adequada de água durante o dia.
É interessante destacar que você deve procurar um dermatologista, para avaliação da pele, que, por sua vez, indicará uma rotina de cuidados.
Qual a idade mais apropriada para começar a usar o retinol?
Apesar dos primeiros sinais de envelhecimento começarem a se tornar aparentes aos 25 anos, não existe uma idade específica para iniciar o uso de produtos anti-idade com retinol, mas o ideal é começar assim que surgirem as pequenas linhas finas ou mesmo antes delas.
Porém, há contraindicações, como grávidas, lactantes, menores de 12 anos, pessoas com rosácea (doença inflamatória crônica da pele) e peles sensíveis devem evitar o uso deste ativo. Não esqueça que o Retinol é uma molécula que tem seu uso restrito e, portanto grávidas, lactantes e pessoas com pele sensível devem sempre procurar a orientação de seu dermatologista.
Para manter a pele sempre hidratada e saudável, acesse a loja virtual da La Cutanée e conheça nossos produtos.
Leia mais: SAIBA COMO COMBATER A ACNE E A OLEOSIDADE!