Todo mundo sabe que sair ao ar livre e aproveitar os benefícios da natureza é uma atitude muito importante para manter a saúde e se sentir bem consigo mesmo. No entanto, ter moderação é sempre uma boa ideia e é por isso que você não pode deixar de descobrir como se bronzear no sol mantendo a pele saudável.
Mesmo com tantas informações disseminadas por médicos e pela mídia sobre o assunto, ainda vemos muita gente adotando hábitos nada inteligentes no que diz respeito à exposição solar. Confira o artigo que preparamos sobre esse tema e aprenda a evitar problemas.
Quais são os efeitos do sol na pele?
Antes de descobrir como se bronzear no sol sem deixar de manter a pele saudável, é interessante saber como os raios solares agem para conquistarmos o tão desejado bronzeado. Esse efeito é causado porque, após algum tempo de exposição aos raios ultravioletas, algumas células da pele produzem o pigmento melanina, que escurece quando é oxidado, dando à pele o tom bronzeado. Em resumo, o bronzeado é uma defesa da pele aos raios ultravioletas.
A desvantagem é que a exposição excessiva a esses raios pode causar problemas como queimaduras, desidratação, alergias, envelhecimento precoce, câncer de pele e lesões oculares. Como se não bastasse, tais danos têm um efeito cumulativo e o melhor tratamento, sem sombra de dúvidas, é a prevenção.
Como se bronzear no sol mantendo a saúde?
Use o protetor solar
O primeiro passo para se bronzear no sol mantendo a saúde consiste no uso de um bom filtro solar. Ele ajuda não só a evitar que você se queime demais mas também previne, a longo prazo, o envelhecimento precoce e o câncer de pele, que é um dos tipos de tumor que mata mais pessoas em todo o planeta.
Além de apostar no protetor, outra dica importante é tomar sol apenas antes das dez horas da manhã ou depois das quatro horas da tarde. Isso se deve ao fato de que nesses horários há uma menor incidência da radiação UVB, que é mais nociva e responsável por provocar vermelhidão e queimaduras.
Hidrate a sua pele
A hidratação é outro passo fundamental tanto antes quanto depois da exposição aos raios solares. A radiação do sol desidrata a pele e ao usar esse tipo de produto, especialmente se ele for de boa qualidade, você também consegue deixar o seu bronzeado mais uniforme e sem ressecamento.
Nesse sentido, capriche no uso de hidratantes corporais com bons princípios ativos de preferência todos os dias.
Tenha uma alimentação balanceada
Você pode até não ter pensado sobre o tema, mas ter uma alimentação balanceada é uma atitude imprescindível para quem deseja um bronzeado natural. Os alimentos com betacaroteno, por exemplo, facilitam a produção de melanina e, por isso, protegem a sua pele.
Também não dá para abrir mão da ingestão de uma boa quantidade de líquidos como sucos, bebidas hidroeletrolíticas, água de coco e, claro, água mineral.
Resumindo, se bronzear sem deixar de ter uma pele saudável é mais fácil do que você pensava e depende da adoção de algumas atitudes simples e inteligentes na sua rotina. Além disso, contar com a orientação de um médico da Sociedade Brasileira de Dermatologia é fundamental.
Gostou de descobrir como se bronzear no sol mantendo a pele saudável? Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira nosso outro artigo sobre como proteger a pele do sol!