Por que devo usar protetor solar no inverno? Descubra aqui!

protetor solar

Escrito por

Equipe La Cutanée

Não é preciso falar sobre a necessidade de proteger a pele do Sol ao passar um dia na praia, não é verdade? Agora, poucos sabem da importância do uso do protetor solar no inverno.

Existem horários melhores? Quando é preciso se proteger? Com que frequência é preciso reaplicar o protetor? Para driblar dúvidas e mitos, separamos mais informações sobre esse tema. Confira.

Por que usar protetor solar no inverno?

Os raios solares provocam o envelhecimento precoce da pele, geram manchas e podem até mesmo provocar câncer. Ou seja, além da preocupação estética, utilizar protetor solar também é uma questão de saúde.

No inverno, as baixas temperaturas deixam a pele ressecada e frágil. Como consequência, ela fica mais exposta aos raios ultravioleta, às bactérias e alergias. 

Os raios UVB são mais intensos entre 10h e 16h. Já os raios UVA são diretamente ligados ao câncer de pele e estão presentes em todas as horas do dia.  

Mesmo nos dias mais nublados e frios do inverno, a radiação solar que entra na atmosfera terrestre é praticamente a mesma recebida nos dias ensolarados do verão. Por isso, não se esqueça: proteger a pele dos raios UVA e UVB é um cuidado constante e diário

Assim, proteja-se sempre que você sair de casa, não importa como está o clima nem qual seja a previsão do tempo. No inverno, no carro, no parque, no caminho para o trabalho, nos passeios em família, mantenha sua pele a salvo em todas as ocasiões. 

Como a radiação solar afeta e pele?

A incidência dos raios ultravioleta pode ter efeitos rápidos, provocando vermelhidão, fotoalergias, queimaduras ou insolação. Existem, ainda, consequências da exposição prolongada que demoram mais para dar sinais, como manchas, rugas, envelhecimento precoce da pele e câncer.

A pele humana tem a capacidade de corrigir alterações provocadas pelos raios solares até certo ponto. Com o passar dos anos e o excesso de exposição, essa habilidade é alterada e ocorre o fotoenvelhecimento.

O resultado é uma pele áspera, rígida, com manchas escuras e rugas acentuadas. Para piorar, não é possível corrigir tudo isso. Alguns tratamentos podem até reduzir esses efeitos, mas nunca revertê-los totalmente. 

Como manter a pele protegida?

  • utilize protetor solar todos os dias ou invista em outros produtos que ofereçam proteção
  • escolha o fator de proteção solar (FPS) de acordo com a sua pele;
  • aplique o produto meia hora antes da exposição;
  • faça novas aplicações a cada três horas ou conforme recomendação do fabricante; 
  • aposte em uma rotina de cuidados que inclua limpeza, hidratação e proteção;
  • não esqueça de proteger também os lábios, o pescoço e as mãos;
  • em caso de dúvidas ou sintomas de que algo não está bem, procure um dermatologista. 

Agora, que você já sabe a importância do uso de protetor solar no inverno, basta levar esse item sempre na sua nécessaire e poderá manter a pele bonita e protegida o ano todo.

Se, mesmo com todos os cuidados, você observar o surgimento de manchas na pele, principalmente no rosto, procure um dermatologista. Assim, poderá descobrir se a fonte do problema é o Sol ou outro fator e, então, partir para o tratamento adequado.

Tenha todas as novidades e ofertas na palma de suas mãos.

Receba dicas semanais em seu email da La Cutanée de forma gratuita. Se cadastre no formulário e tenha acesso a estes conteúdos exclusivos.