Os exossomos são vesículas extracelulares, ou seja, pequenas estruturas liberadas por praticamente todos os tipos de células. Que desempenham um papel crucial na transferência de informações através de substâncias contidas no seu interior. Entre elas fatores de crescimento, peptídeos, lipídios, e fragmentos de RNA e DNA.
Principais funções desempenhadas pelos Exossomos
Comunicação celular: A principal função é facilitar a comunicação intercelular, onde atuam como mensageiros, carregando informações genéticas e sinais bioquímicos essenciais para a coordenação das funções celulares.
Regulação da imunidade: Exossomos podem influenciar a resposta imune do corpo, modulando a atividade de células imunológicas e ajudando na regulação de processos inflamatórios.
Reparação e regeneração tecidual: Contendo fatores de crescimento e outras proteínas bioativas, são fundamentais para a reparação de tecidos danificados e para a promoção da regeneração celular/tecidual.
Origem dos Exossomos
Existem diversas origens dos Exossomos, podendo ser de origem vegetal, de lactobacilos, e em alguns países onde é liberado até de origem Humana. Os mais inovadores são os biomiméticos (de 4a geração), desenvolvidos em laboratório, mas, inspirados em Exossomos humanos. Esses são conhecidos por serem mais seguros já que no seu interior é colocado apenas o conteúdo desejado, e mais eficazes no tratamento da pele ou cabelos, já que esse conteúdo dentro dos Exossomos são direcionados especificamente para o tratamento desejado.
Principais benefícios dos Exossomos na medicina Estética
Existem Exossomos específicos para tratar a pele de rosto e corpo. E também para o cabelo. Os benefícios para a pele são:
- Rejuvenescimento facial;
- Rosácea;
- Melasma;
- Firmeza;
- Acne;
- Estimulo de colágeno e elastina;
- Fechamento de poros;
- Melhora a hidratação;
- Melhora da aparência de cicatrizes e estrias;
- Ilumina e fortalece a barreira.
Os Exossomos específicos para tratamentos capilares são indicados para:
- Regeneração capilar;
- Queda de cabelo;
- Alopécias
- Elíquen plano capilar;
- Cabelos danificados;
- Cabelos quebradiços;
- Falta de brilho;
- Couro cabeludo seco;
- Ciclo de crescimento não saudável.
Como utilizar?
São aplicados por Drug delivery (tópico) na pele ou couro cabeludo por um médico ou profissional habilitado, sendo indicado um procedimento que crie microcanais na pele, antes da aplicação tópica do produto. Como microagulhamento, laser, CO2. Entre outros.
A La Cutanée lançou recentemente o Exosso.Dermal e Exosso.Hair. Exossomos para o tratamento da pele e cabelos, de origem biomimética, é o mais inovador do mercado. Possuindo uma composição robusta e diferenciada. Com fatores de Crescimento específicos e blend de ativos. Possuindo 200 bilhões de Exossomos por frasco. Por garantir uma máxima segurança tem tido uma ótima aceitação e aderência pela comunidade médica e científica.
Quer saber mais sobre esse tratamento revolucionário? Fale com seu médico ou profissional sobre o tratamento com Exossomo e tenha resultados Naturais e duradouros.